Eurochannel exibe longa de animação de humor negro sobre a Primeira Guerra Mundial

 

Baseado no romance do célebre humorista checo Jaroslav Haseks (1883 – 1923), conhecido mundialmente por seu humor anárquico, O Bom Soldado Shweik, atração inédita que o Eurochannel exibe dia 16/8, quinta-feira, às 22h, conta a história de um empresário bonachão, ingênuo e exageradamente otimista, que é convocado pelo exército austro-húngaro para lutar na Primeira Guerra Mundial.

 

O humor da trama fica por conta das trapalhadas de Shweik que, apesar de seus esforços e intenções, parece sempre estar a um passo da morte certa. Para o espectador, além de proporcionar boas risadas, o enredo remete à dúvida sobre o caráter do soldado, que não se sabe se é simplesmente burro ou se está destruindo astuciosamente o esforço de guerra austro-húngara.

Com o humor inteligente e astuto sobre o exército, O Bom Soldado Shweik é um filme antiguerra, engraçado e comovente, especialmente para quem aprecia o humor negro. Em entrevista ao Eurochannel, Robert Crombie, criador e um dos diretores, explica que por seu roteiro ácido este não é um filme para crianças muito pequenas, mas agrada as mais velhas que já têm um entendimento maior sobre o mundo - "é uma comédia para gente séria e um filme sério para pessoas que gostam de rir".

 

O romance de Haseks tem sido adaptado ao longo dos anos nos mais diversos meios de entretenimento, como cinema, teatro, ópera, musicais, TV e quadrinhos. É tema ou nome de vários restaurantes do norte da Europa e o personagem Shweik tem uma estátua na Eslováquia.

 

O Bom Soldado Shweik (The Good Soldier Shweik, Ucrânia / Reino Unido, 2009)

Dia 16/8, quinta-feira, às 22h

Direção: Robert Crombie, Rynat Gazizov, Manuk Depoyan

Gênero: animação

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado