Casal percorre o litoral brasileiro desvendando segredos e mostrando a riqueza marinha

A maior parte do planeta está debaixo d´água. No mar, há muito mais que animais fantásticos e lutas pela sobrevivência: são grandes naufrágios e curiosidades inimagináveis. A nova série do Nat Geo, "Aquanautas", irá percorrer parte do litoral brasileiro e desvendar os segredos por trás de regiões como Parcel Manoel Luís, Abrolhos e Fernando de Noronha. A estreia da série está marcada para sábado, dia 24, às 23h15.

Esta aventura é protagonizada pela jornalista Ana Paula e por seu marido, o documentarista Tony Rangel, ambos mergulhadores. De malas prontas e carregando muitos quilos de equipamentos, os Aquanautas partem numa viagem pela costa brasileira a bordo do catamarã Bioma. Uma expedição de mais de seis mil quilômetros, enfrentando o mar, o sol e a dura rotina de meses de embarcação. Ao longo desta incrível aventura, eles documentam importantes pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Costa dos Corais, os únicos recifes do Atlântico Sul.

Além disso, enfrentam o trecho mais perigoso para navegação do país e chegam ao Parcel do Manuel Luís, uma formação de algas calcárias que pode ter sido responsável por dezenas de naufrágios. Ana Paula conta que o Parcel, conhecido como o "Triângulo das Bermudas" brasileiro, foi um dos lugares mais marcantes da expedição. "Cada local que visitamos foi especial por alguma razão. Alguns marcaram muito, como o Parcel do Manoel Luís, por sua história cheia de mistérios e perigos de navegação. Deparamo-nos com um ponto de mergulho incrível e um ecossistema muito preservado", diz.

Durante a série, eles também documentam o perigoso trabalho de um cientista de Noronha que se atraca com tubarões para estudá-los. Os encantos e desafios do Atol das Rocas, um verdadeiro laboratório a céu aberto que funciona como um Oasis para várias espécies marinhas. O casal acompanha ainda, por três estados brasileiros, a saga dos cientistas que estudam o peixe-boi-marinho, um dócil gigante praticamente fadado à extinção na costa brasileira. Conferem de perto a captura de espécies de profundidade, jamais vistas no Brasil e no mundo, através de uma pesquisa que acontece na Praia do Forte – e registram as misteriosas buracas da região dos Abrolhos, grandes depressões no substrato marinho que agregam vida e que a ciência discute ainda sua origem.

"Aquanautas" é a primeira série do casal para TV. "Imaginamos que não seria fácil, mas nos surpreendemos em todo o processo de produção com a FOX. Aprendemos muito em todas as etapas, desde o desenvolvimento do projeto até a finalização. Trabalhar com profissionais que estão acostumados com o ritmo dos grandes mercados mundiais é um privilégio tão grande quanto ter participado da expedição", afirma Tony Rangel.

Marcello Braga, diretor de conteúdo da FOX International Channels Brasil, conta que a série traz histórias e imagens incríveis: "A cada episódio somos convidados a navegar e mergulhar junto com os Aquanautas em lugares deslumbrantes". "Toda a série tem produção 100% nacional e ficamos orgulhosos em constatar que este tipo de conteúdo pode ter os mesmos padrões de qualidade dos produtos que vêm de fora", completa Braga.


PERFIL ANA PAULA RANGEL:

Empresária, jornalista e apresentadora de programas de televisão, com mais de 15 anos de experiência, atualmente cursa Letras e Ciências Biológicas. Sua carreira teve início em 1995, quando trabalhou para Rede Globo de Televisão, como repórter, apresentadora e produtora. Até 2003, atuou como jornalista em outros veículos de comunicação, governos e iniciativa privada, exercendo funções de editora, locutora, assessora de imprensa, relações públicas e produtora executiva. Em 2001, montou sua própria empresa de assessoria de comunicação e, a partir de 2003, passou a se dedicar exclusivamente à empresa. Atendeu a importantes clientes em diversos locais do Brasil, como empresas aéreas, de telecomunicações, de automóveis, veículos de comunicação, ONGs, governos municipais, estaduais e Federal. Trabalhou também em revistas, jornais impressos e Internet. Criou, produziu e fez parte de telejornais, documentários, filmes publicitários, projetos de assessoria de imprensa, marketing, produção, campanhas políticas e pesquisas.



PERFIL TONY RANGEL:

Documentarista e diretor de cinema e vídeo há mais de 20 anos. No portfólio, assina a direção de comerciais, filmes institucionais e eventos para clientes como Presidência da República, Ministério da Educação, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal – STF, Ministério da Saúde, Ministério do Esporte, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, SEBRAE, Brasil Telecom, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Siemens, Coca-Cola, entre outros. Foi ganhador de mais de 60 prêmios em festivais de publicidade e animação, incluindo 2 prêmios Profissionais do Ano da Rede Globo, do qual também foi jurado em duas oportunidades. Suas empresas foram ganhadoras do Prêmio Colunistas de Melhor Agência de Marketing Promocional em duas ocasiões e Melhor Desempenho em Produção de Comerciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado