Série sobre adolescentes de Cao Hamburger estreia na TV Cultura

 

PEDRO E BIANCA_ESCOLA_FOTO JAIR MAGRI (168).jpg
Pedro & Bianca, que mostra o universo dos jovens em uma escola pública, com suas dúvidas e dilemas, começa a ser exibida no próximo domingo, dia 11 de novembro, às 14h30

 

Um novo programa sobre adolescentes, que tem entre seus criadores o diretor Cao Hamburger, estreia na TV Cultura no dia 11 de novembro (domingo), às 14h30. Pedro & Bianca leva em consideração toda a complexidade dessa fase e aborda com diversão e seriedade os diversos aspectos da juventude, especialmente aquela que estuda numa escola pública.


Os personagens principais, Pedro (Giovanni Gallo) e Bianca (Heslaine Vieira), são irmãos gêmeos. Bianca é negra e Pedro, branco. Pelo olhar dos dois, o público vai enxergar o mundo de quem vive essa realidade nessa fase da vida.

 

O programa, um projeto Escola 2.0, produzido pela TV Cultura em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, trata de situações universais com as quais todos podem se identificar, pois são dilemas e obstáculos típicos da adolescência.

 

A atração vai abordar diversos temas ao longo dos episódios, que têm 30 minutos de duração cada. Há temáticas que se referem ao dia a dia da própria escola, como, por exemplo, Relação do aluno com a escola; Primeiro dia de aulaVolta das FériasPrimeiros amigos e contatosRelação com o professor; e Dificuldade no aprendizado.

 

Há também uma relação que se estabelece entre as matérias e a realidade, como o entendimento da física no cotidiano e a biologia nas formas de vida.

 

Pedro & Bianca aborda grandes temas próprios do universo e do comportamento do jovem como trabalho, puberdade, sexo, drogas, cigarro, bebida, namoro, separação, ciúmes, paquera, novas amizades, desafetos e desentendimento, dificuldade de aprender, dificuldades em casa, gravidez, esporte, música, ídolos, consumo, dinheiro, status e bullying.

 

A série é gravada numa escola de verdade, próxima ao Instituto Butantan, mesmo local em que, nos anos 1930 e por quase três décadas, funcionou o Grupo Escolar Rural de Butantã. É na E. E. Alberto Torres que os irmãos cursam o 1º ano do Ensino Médio e vivem suas principais experiências.  

Pedro & Bianca também se passa na casa em que os protagonistas moram com os pais - Zuzu e Edison, interpretados por Gorete Milagres e Thogun Teixeira - e em diversos outros lugares da cidade de São Paulo.


O projeto Pedro & Bianca, cuja produção ficou a cargo da produtora Coração da Selva, conta com 150 atores no elenco e mais de 2 mil figurantes.


A série tem 46 episódios de 30 minutos cada e cinco programas de auditório em que são discutidas a fundo as questões levantadas pela atração, além de um making of.

 

Sinopse geral:

A série narra as aventuras de Pedro e Bianca, que moram e estudam na escola do bairro, como a maioria dos jovens que vivem em São Paulo. Mas eles têm uma particularidade no mínimo incomum. São irmãos e nasceram no mesmo dia, portanto são gêmeos. Mas, apesar de terem dividido a mesma barriga por nove meses, terem nascidos com uma diferença de alguns minutos, serem filhos do mesmo pai e da mesma mãe, eles não são muito parecidos entre si. Pedro e Bianca têm uma diferença rara: além dos traços, dos cabelos, do sexo e da cor dos olhos, eles têm a cor da pele diferente. Pedro é branco e Bianca é negra. Geneticamente falando, a chance é de um em um milhão. E aconteceu...

Quem não os conhece demora a acreditar que sejam irmãos de pai e mãe. E gêmeos ainda por cima! São famosos no bairro e, por suas personalidades, muito queridos. Já ganharam muitos apelidos desde a infância: "Café com leite", "Napolitano Sem Morango" e por aí vai.

 

Mas isso não faz de Pedro e Bianca tão diferentes assim. São irmãos como outros quaisquer. Brincam, se amam, se odeiam, se irritam, quase se matam. Mas, no fim, não negam seu apoio um ao outro, apoio incondicional. Bem, a não ser por uma característica que não se sabe muito bem de onde veio, mas que talvez, no fundo, todo irmão tenha. Pedro e Bianca talvez só tenham desenvolvido mais esse elo. É uma espécie de sexto sentido, muito comum entre gêmeos. Às vezes, o que acontece com Pedro reverbera em Bianca e vice-versa.

 

Na escola cada um faz a sua turma. Estudam em classes diferentes e gostam mais de frequentá-la pelo contato social do que exatamente pelos estudos. Ainda assim, são cativados por muitos dos assuntos abordados em aula, que mudam seus olhares sobre as coisas da vida.

 

Personagens


Pedro
 - irmão de Bianca

Pedro é a metade mais tranquila, observadora e introvertida da dupla. Por mais que ele vá bem nas aulas e compreenda tudo muito bem na teoria, na vida prática tem dificuldade de entender como funcionam as coisas, como, por exemplo, as meninas.

 

Apesar de tímido e quietão, Pedro não se considera um Nerd. Ele apenas prefere ficar na dele, seja pra andar de skate com sua amiga Tuca ou procurar coisas na internet com seu amigo Raul. Ou até mesmo sozinho no quarto pensando em abobrinhas.

 

Bianca – irmã de Pedro.

A outra metade da dupla é o oposto. Bianca é agitada, entrosada, animada e, acima de tudo, irreverente. Perde o amigo, mas não perde a piada. Diferente do irmão, suas reflexões são pragmáticas e objetivas.


Bianca gosta de mergulhar de cabeça nas coisas. Seja um namoro, um desafio ou um jogo na aula de educação física. Por ter personalidade forte, ela sempre defende o irmão ou se coloca na linha de frente quando vê algo que considera injusto.

 

Ela vive mais à flor da pele e deixa suas emoções mais expostas. Se Pedro elabora internamente as suas angústias, Bianca não consegue esconder por muito tempo o que sente. Mas quando o bicho pega de verdade, ela procura o irmão para ouvir seu conselho acerca de um assunto.

 

A FAMÍLIA

Pedro e Bianca não poderiam ter nascido em outra família.

Assim como os filhos, o pai Edison e a mãe Zuzu não são assim tão normais.

Vivem às turras, se separam e fazem as pazes com frequência, mas ainda moram na mesma casa. Não por falta de dinheiro, mas porque não conseguem ficar muito tempo longe um do outro. E cada um tem sua dose de excentricidade.

 

Edison (Pai)

O pai de Pedro e Bianca é Edison. Ele explica que o "Meu Edison é diferente do Edson do Pelé. Na verdade é uma homenagem ao descobridor da eletricidade Thomas Edison." E não por acaso, Edison é eletricista, daqueles que sobem em postes e trabalham com altas voltagens. Um dia, tomou um choque no alto de um poste e, desde então, descarrega pura energia sempre que tomado por emoções fortes. Por essa razão, não é raro as luzes começarem a piscar na casa de Pedro e Bianca.

 

Zuzu (Mãe)

Zuzu, Lady Zu ou Zuleika é a cabeleira do bairro. Sempre que pode, testa nos filhos um novo corte de cabelo.

 

Seu salão se chama Zuzu's Hair, improvisado em casa mesmo. Sempre que chegam da aula, Pedro e Bianca encontram alguém sendo 'tosado' pela mãe na sala da casa.

 

Zuzu tem, ou acredita muito ter, uma habilidade especial: a capacidade de entrever o futuro nas mechas dos cabelos de quem se submete aos seus cortes e penteados. E não é que, às vezes, ela realmente acerta o que ainda está por acontecer na vida de suas clientes e filhos?

 

OS AMIGOS

Os amigos, que têm papel importante na série, estão junto de Bianca e Pedro em todos os episódios.

 

Raul

Raul, colega de classe de Pedro, é deficiente físico. Move-se pra lá e pra cá sobre sua cadeira de rodas. Só pede ajuda em casos extremos -- porque odeia se fazer de vítima. Torna-se o melhor amigo de Pedro. Muito inteligente, é também o cara mais fiel que se tem notícia.

 

Tuca

Tuca está descobrindo sua orientação sexual e, às vezes, ainda fica confusa se gosta é de Pedro ou de alguma menina. Mas isso pra ela não é tão fácil. Tuca é a melhor amiga de Pedro e eles convivem tanto que desperta até um pouco de ciúmes em Bianca.

 

Luara

Amiga de Bianca. Precoce, namoradeira e sem muitas amarras. Fica com quantos quiser sem culpa. Vai pra festas e baladas de gente mais velha. Mais pra frente, é a primeira a ter uma experiência sexual e conta isso pras amigas. É a melhor amiga de Bianca nas horas de farra. É o diabinho no seu ombro direito.

Fafá

Amiga de Bianca. Comportada, obediente e criada por uma família bem conservadora. Não quer nem pensar em meninos até o casamento e morre antes de experimentar bebida, cigarro ou qualquer outra coisa. Mesmo assim, tão reprimida pelos pais, acaba dando umas escapadas -- e Luara e Bianca devem segurar sua onda. É a melhor amiga de Bianca na hora de conversar, ajudar e ouvir a choração de pitangas. É o anjinho no seu ombro esquerdo.

 

Ciça

A paixão platônica de Pedro, Ciça é bonita e sabe que é bonita. Muito idealizada por Pedro, a verdade é que Ciça quer viver e ser vista como qualquer adolescente. Aliás, qualquer adolescente é o que Ciça não é. Mas o segredo que a garota guarda para si só será descoberto pela turma um pouco mais pra frente.

 

Leonardo

Leonardo é um típico garoto folgado que fica no fundão e exerce a função de "líder" na classe de Pedro. Carismático e popular, ele pegará muito no pé de Pedro. Mas Pedro manterá com Leonardo uma relação ambígua, misto de desprezo e admiração (e uma pitada de inveja).  

 

Serviço:

Estreia da série Pedro & Bianca

Data: 11/11/2012

Exibição: aos domingos, às 14h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado