Curtas “Pedra Bruta” e “Rio de Mulheres” estreiam no SescTV


 
 
Os filmes integram a Mostra Feminino Plural, que destaca o olhar feminino sobre a sociedade brasileira
 
 
  
Com os curtas Pedra Bruta, de Julia Zakia, e Rio das Mulheres, de Cristina Maure e Joana Oliveira, ambos de 2009, o SescTV fecha, no dia 02/03, sábado, a partir das 21h,  uma série de 22 filmes da Mostra Feminino Plural, que o canal vem apresentando desde 22 de dezembro do ano passado. A mostra reúne obras de ficção e documentários que participaram do 23º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, edição 2012, com curadoria de Zita Carvalhosa. Todos os curtas são dirigidos por mulheres e expõem o olhar feminino sobre a sociedade brasileira.   
  
No curta de ficção Pedra Bruta, filmado em Mostar, na Bósnia, a diretora Julia Zakia leva a arte a um lugar marcado pela guerra, por meio de um encontro entre a atriz Georgette Fadel e a pianista bósnia Amela Vucina. A música de Amela embala a performance de Georgette, que se movimenta com coragem em meio às ruínas da cidade e os sons de um desejo de paz. 
  
Logo depois, no curta documentário Rio de Mulheres, Cristina Maure e Joana Oliveira mostram a dificuldade daqueles que vivem no ambiente seco das comunidades quilombolas, na zona rural da cidade mineira de Berilo. O filme acompanha o dia-a-dia das mulheres, que cuidam dos afazeres domésticos enquanto as crianças brincam; e depois seguem, em um caminhão, para a lavagem de roupa no rio. Ali, no Vale do Jequitinhonha, muitas mulheres vivem por aproximadamente 10 meses sem seus maridos, que costumam viajar para o interior de São Paulo para trabalhar no corte de cana-de-açúcar.   
  
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado