Futura exibe programação especial em homenagem às mulheres


Programas jornalísticos e obra ficcional integram a grade comemorativa inspirada no Dia Internacional da Mulher

 

 

Na semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Canal Futura exibe uma programação especial para homenagear o público feminino. De segunda a sexta-feira, às 14h35, o Sala de Notícias traz documentários dirigidos por mulheres. A partir de 4/3 (segunda-feira), três programas, assinados por Eliza Capai, lançam luz ao papel da mulher na sociedade africana. Nos dias 7 e 8/3 (quinta e sexta-feira), "O futuro do nascer", de Mayara Boareto, e "Elizabeth Teixeira", de Susanna Lira, levam à tela o cenário da obstetrícia no país e uma entrevista com a protagonista do filme "Cabra Marcado pra Morrer".

 

Nos dias 6, 7 e 8/3, às 14h30 (com entradas às 14h50 e 15h20), o Conexão Futura apresenta temas relacionados ao universo feminino. A mulher no mercado de trabalho contemporâneo e nas forças armadas e a maternidade no século 21 são alguns assuntos tratados no programa.

 

O Jornal Futura também lembra o Dia Internacional da Mulher com matérias sobre gravidez na adolescência, relacionamento homoafetivo e a mudança de paradigma em relação à felicidade na população feminina. As reportagens vão ao ar de quarta a sexta-feira (6 a 8/3), às 17h.

 

Na sexta-feira (8/3), às 22h, o Cine Especial exibe o filme "Amélia", dirigido por Ana Carolina Soares. O longa-metragem é inspirado na visita da atriz Sarah Bernhardt ao Brasil, em 1905. Sarah tem uma camareira brasileira chamada Amélia, que morre de febre amarela ao desembarcar no Rio de Janeiro. A artista passa, então, a conviver com as exóticas irmãs da falecida, vindas de Minas Gerais. As diferenças entre a cultura europeia e a do interior do Brasil provocam situações cômicas. O elenco conta com Marília Pêra, Betty Goffman e Pedro Paulo Rangel.

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DA SEMANA DA MULHER:

 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira, às 14h35

 

4/3 – segunda-feira - AFRICANAS: NO CORAÇÃO DO CONTINENTE NEGRO

Direção: Eliza Capai

Já imaginou estar em um mundo em que se questiona cada conceito básico com os quais você cresceu? Água encanada? Televisão? Casamento monogâmico? Em uma visita ao país Dogon, região de falésias no Mali, e ao Inferno, bairro da capital do Cabo Verde, a documentarista Eliza Capai conheceu três mulheres que apresentam seus diferentes mundos. Com elas tentamos esquecer os (pré)conceitos e compreender outras formas de ser humano.

 

5/3 – terça-feira - AFRICANAS: DESFAZENDO A TRAMA DO PRECONCEITO

Direção: Eliza Capai

Mulheres que já se confrontaram com outras culturas e olharam seus países de fora explicam sua própria sociedade. Em um mergulho por diferentes mundos africanos – Mali e Marrocos – a socióloga Awa Meite e com a advogada Al Figuigui Siham falam de moda e aparência, além de temas mais profundos sobre história dos países e o que nos faz, independente de cor ou localização geográfica, humanos. O documentário foi gravado durante viagem de seis meses da documentarista Eliza Capai.

 

6/3 – quarta –feira - AFRICANAS: PÓS-APARTHEID

Direção: Eliza Capai

O apartheid acabou em 1994. Hoje, mulheres que vivem esta primeira geração pós-segregação caminham pelas ruas da África do Sul. Nas suas histórias, os estereótipos do país: AIDS, estupro, casamento poligâmico. Em suas rotinas e sonhos o que nos faz ser humanos: a paixão pela música, o desejo de ensinar, a garra de vencer. Gravado durante a Copa do Mundo de 2010 pela documentarista Eliza Capai, conhecemos três mulheres que nos apresentam um recorte humano de seu país.

 

7/3 – quinta-feira - O FUTURO DO NASCER

Direção: Mayara Boareto

Considerado um evento natural e sagrado, o parto perdeu este sentido e hoje figura apenas como um ato médico. Apesar da falta de médicos e de hospitais, nascem cerca de 3 milhões de bebês por ano. Qual é a cultura de parto no Brasil hoje? Por que o país é o recordista mundial de cesáreas? Qual a relação da formação dos profissionais de saúde com este recorde e como o reconhecimento de parteiras e de obstetrizes pode contribuir para mudar este cenário? Qual tipo de parto é mais saudável para a mãe e para o bebê? O Sala de Notícias foi a campo buscar respostas para saber por que a cesárea é uma questão de saúde pública e qual será "O Futuro do Nascer" no Brasil.

 

8/3 – sexta-feira - ELIZABETH TEIXEIRA

Direção: Susanna Lira

Depois de quase 30 anos da realização do documentário "Cabra Marcado pra Morrer", de Eduardo Coutinho, a diretora Susanna Lira faz uma visita a Elizabeth Teixeira, a principal personagem do filme. Com 85 anos, ela revive suas memórias e conta como mantém viva sua luta pelos direitos do homem do campo.

 

 

JORNAL FUTURA

Quarta a sexta-feira, 17h

 

6/3 – quarta-feira – QUAL O SENTIDO DA MATERNIDADE?

A partir do relato de jovens que se tornaram mães ainda na adolescência, a reportagem mostra como elas aprenderam a lidar com essa nova realidade por meio das ações do projeto "Providenciando a favor da vida", que atende jovens gestantes da comunidade da Providência. Muitas grávidas não têm o amparo do poder público ou familiar e nem mesmo direcionamento para um planejamento de suas vidas. Em alguns casos, essas meninas emendam uma gravidez em outra e, com isso, apresentam dificuldades em conseguir estabilidade financeira, pois não concluem os estudos, não se profissionalizam. O projeto busca orientá-las tanto para uma maternidade responsável quanto para a construção de estratégias e condições que lhes garantam autonomia e novas perspectivas.

 

7/3 – quinta-feira – RELAÇÕES HOMOAFETIVAS E NOVAS POSSIBILIDADES

Os relacionamentos entre mulheres, assim como de homossexuais masculinos, têm aumentado no Brasil. Vamos mostrar como essas relações funcionam, de que maneira os casais lidam com as tarefas do dia a dia (trabalho, amigos, gestão das contas da casa) e, numa entrevista com uma antropóloga, entender um pouco melhor sobre a dinâmica de nossa sociedade em relação à diversidade.

 

8/3 – sexta-feira – A FELICIDADE FEMININA

Durante muito tempo, o significado da vida feminina esteve associado ao cumprimento de sua condição de esposa e de mãe. Essa associação tem sido cada vez mais questionada. Muitas mulheres não querem ser mães e a ideia de amor romântico, no qual ela esperaria e viveria para o "príncipe encantado", perdeu sentido. Duas mulheres com perfis distintos e uma pesquisadora que estuda o novo comportamento feminino e suas consequências sociais ajudam a contextualizar essa nova realidade.

 

 

CONEXÃO FUTURA

Quarta a sexta-feira, às 14h30, 14h50 e 15h20

 

6/3 – quarta-feira

Tema: O mercado de trabalho contemporâneo

Letícia Sardas é a primeira mulher a tomar posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Ela é mais um exemplo que as mulheres têm assumido cargos de poder. O programa abordará a mudança da mentalidade brasileira no que diz respeito ao papel das mulheres nessas funções de liderança.

Estúdio: Letícias Sardas – Desembargadora e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro

 

Tema: Mulheres Fardadas

Segundo informações do Ministério da Defesa, 8.403 mulheres estão empregadas na Marinha, Exército e Aeronáutica, o que corresponde a 2,62% do efetivo das Forças Armadas brasileiras. Elas também marcam presença nas tropas da Polícia Militar. O programa busca explorar a história de vida e profissional de cada entrevistada que assumiram esses cargos: se sempre quiseram essa profissão; quais foram os motivos para escolher essa carreira; os desafios e o preconceito; a questão da vida em risco.

Estúdio: Comandante do BOPE Cynthiane Maria+ Almirante Dalva Mendes + Tenente da Aeronáutica Carla Alexandre Borges

 

7/3 – quinta-feira

Tema: Doulas

Uma doula, mulher que oferece suporte físico e emocional a grávidas antes, durante e após o parto, comenta o documentário do Sala de Notícias "O futuro do nascer". O documentário discute a melhor forma de parto, os benefícios do parto normal para a mãe e a criança e o aumento da escolha pela cesariana. O programa vai abordar a humanização do parto e o papel da doula nesse processo.

 

Tema: A maternidade no Século XXI

Antigamente, ser mãe era um processo natural da vida, mas nos tempos modernos esse papel deixou de ser obrigatório.  Hoje, as mulheres escolhem se vão querem ou não ter filhos e podem planejar uma gravidez mais tardia. Cada vez mais, elas se capacitam para ter um papel no mundo social, desenvolvem competências profissionais e adquirem independência econômica – mas será que isso basta? Algumas acreditam que a maternidade é essencial e outras dizem que ser mãe não é sinônimo de felicidade. O programa abordará essa nova percepção de ser mãe no século XXI, a nova concepção da família e se a sociedade ainda enxerga as mulheres apenas como mães e donas de casa.

 

 

8/3 – sexta-feira

Tema: Ondes estão as humoristas?

O programa fala sobre a relação da mulher com o humor, o mercado das humoristas, o que as mulheres estão trazendo de novo.

Estúdio: Tatá Werneck ou Dani Calabresa- Humoristas

 

Tema: A passagem do tempo

Envelhecer é a ordem natural da vida, mas lidar com esse processo é cada vez mais difícil na sociedade atual, principalmente para as mulheres. Diariamente, a mídia impõe estereótipos da beleza feminina. O programa abordará como as mulheres encaram a velhice, o que muda no corpo e na mente – quais são as limitações, os problemas de saúde, comportamento e autoestima – e a cobrança social que preconiza a beleza infinita. Até que ponto essa busca é saudável e de onde vem essa cobrança pela juventude?

 

 

CINE ESPECIAL

 

8/3 – AMÉLIA – 22h

Diretor: Ana Carolina Soares

Amélia é um filme de ficção livremente inspirado na visita da atriz Sarah Bernhardt ao Brasil, em 1905. A divina Sarah, em crise pessoal e profissional, é influenciada por sua fiel camareira brasileira, Amélia, a apresentar Tosca no Rio de Janeiro. No dia do desembarque, Amélia morre de febre amarela. A lendária atriz passa a conviver com as "exóticas" irmãs de sua auxiliar que vem do interior das Minas Gerais. O contraste ente a cultura europeia e a do interior do Brasil traz uma série de situações cômicas que ora beiram o pastelão e que se fundem com o drama, criando uma narrativa única.  O longa-metragem é estrelado por Beatrice Agenin (Sarah Bernhardt), Marília Pêra (Amélia), Myriam Muniz, Camila Amado, Alice Borges, Betty Goffman, Duda Mamberti e Pedro Paulo Rangel, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado