Sambas e outras batucadas dão o tom do carnaval no Futura De 11 a 15/2, os programas jornalísticos do canal exibem especiais sobre a festa mais popular do país e trazem entrevistas com Martinho da Vila, Monarco e Jorge Aragão, entre outros A partir de segunda-feira, dia 11/2, o Canal Futura apresenta séries de reportagens e entrevistas que ressaltam a diversidade do carnaval brasileiro. O espectador vai conhecer as origens e conferir curiosidades sobre personagens, ritmos, danças, folias e movimentos culturais carnavalescos no Jornal Futura. Até o dia 13 (quarta-feira), a equipe de jornalismo apresenta manifestações geradas nos quatro principais palcos do festejo popular. Na Bahia, blocos que possuem influências da cultura africana ganham destaque em matérias sobre o Afoxé Filhos do Congo, o Malê Debalê e o Ilê Ayiê. O maracatu, o frevo e o Galo da Madrugada estão entre os representantes de Pernambuco. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o desenvolvimento das escolas


De 11 a 15/2, os programas jornalísticos do canal exibem especiais sobre a festa mais popular do país e trazem entrevistas com Martinho da Vila, Monarco e Jorge Aragão, entre outros

 

A partir de segunda-feira, dia 11/2, o Canal Futura apresenta séries de reportagens e entrevistas que ressaltam a diversidade do carnaval brasileiro. O espectador vai conhecer as origens e conferir curiosidades sobre personagens, ritmos, danças, folias e movimentos culturais carnavalescos no Jornal Futura.

Até o dia 13 (quarta-feira), a equipe de jornalismo apresenta manifestações geradas nos quatro principais palcos do festejo popular. Na Bahia, blocos que possuem influências da cultura africana ganham destaque em matérias sobre o Afoxé Filhos do Congo, o Malê Debalê e o Ilê Ayiê. O maracatu, o frevo e o Galo da Madrugada estão entre os representantes de Pernambuco. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o desenvolvimento das escolas de samba é o tema principal. O telejornal vai ao ar às 17h.

Ao longo de toda a semana, de 11 a 15/2, a partir das 14h30, o Conexão Futura resgata lembranças de outros carnavais cariocas e homenageia os mestres Martinho da Vila (11/2), Monarco (12/2), Jorge Aragão (13/2) e Almir Guineto (14/2), além da cantora Teresa Cristina (15/2), uma das responsáveis pelo renascimento do samba no boêmio bairro da Lapa. No estúdio, o bate-papo segue acompanhado de clássicos que embalam os foliões o ano inteiro.

 

Conexão Futura: segunda a sexta-feira, às 14h30 (reprises às 23h30)

 

11/02

Entrevistado: Martinho da Vila

 

12/02

Entrevistado: Monarco

 

13/02

Entrevistado: Jorge Aragão

 

14/02

Entrevistado: Almir Guineto

 

15/02

Entrevistado: Teresa Cristina

 

 

 

 

 

Jornal Futura: segunda a quarta-feira, às 17h (reprises às 23h)

 

Segunda-feira, 11/02

Zé Pereira

sinopse: O sapateiro saía tocando seu bumbo pelas ruas da cidade e acabou juntando o povo num grande festejo. Em pouco tempo, o grupo virou cordão. Nascia assim, em 1850, o primeiro Zé Pereira nacional.

 

Galo da Madrugada

sinopse: O Galo da Madrugada nasceu nas ruas estreitas do bairro de São José, berço dos primeiros clubes e blocos carnavalescos do Recife. É considerado, desde 1995, pelo Guiness Book, o maior bloco carnavalesco do mundo.

 

Afoxé Filhos do Congo

sinopse: O Afoxé constitui uma das manifestações culturais mais antigas do carnaval da Bahia. Sua origem é marcada pela história de luta e resistência cultural do povo negro.. O ritmo é o mesmo dos terreiros, influência da dança dos orixás do candomblé.

 

Malê Debalê

sinopse: O mundo da percussão é tão vasto quanto a variedade de ritmos, melodias e sonoridades de seus instrumentos. A partir do Malê Debalê, um bloco "afro" baiano, o jornal mostra como há na música um elo forte com a tradição cultural herdada dos africanos.

 

Escolas de samba - RJ

sinopse: A aparição das escolas de samba está ligada à própria história do carnaval carioca. Foram os sambistas do Estácio, com a fundação da "Deixa Falar", em 1928, que organizaram as bases das atuais escolas de samba.

 

Terça-feira, 12/02

Dia sem carnaval

sinopse: No Brasil, já tivemos dois cancelamentos nacionais do carnaval. A primeira foi em 1892, quando o Ministro do Interior tentou mudar a data da festa para 26 de junho. Indignado com a atitude,  o povo ignorou a sentença e festejou dois carnavais:  um no verão e outro no inverno. Em 1912, houve mais uma tentativa frustrada de mexer com a folia do brasileiro: por causa da morte do Barão do Rio Branco, em 10 de fevereiro daquele ano, o governo determinou que os bailes de carnaval fossem adiados para o dia 6 de abril.

 

Escolas de samba - SP

sinopse: A reportagem mostra como o carnaval mudou desde a década de 1950 em São Paulo, com o foco nas escolas de samba. Em 1960, começou a profissionalização do carnaval e os desfiles passaram a ser transmitidos pelo rádio.  Na década de 1990, foi inaugurado o sambódromo na cidade.

 

Frevo

sinopse: Atualmente, mais  de um milhão de pessoas  lotam as ladeiras da cidade pernambucana de Olinda em busca da efervescência do frevo. Patrimônio imaterial da Humanidade, desde o fim do ano passado, o ritmo nasceu no final do século 19 com a comunhão de bandas e capoeiristas que festejavam o carnaval do povo.

 

Entrevista - Leonardo Dantas

Sinopse: O pesquisador Leonardo Dantas fala sobre as diferenças entre o frevo de bloco, o frevo de rua e o frevo-canção.

 

Ilê Ayiê

sinopse: O Ilê Aiyê, ou simplesmente Ilê, é o mais antigo bloco "afro" do carnaval de Salvador. O objetivo dessa manifestação é preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira.

 

Quarta-feira, 13/02

Corso

sinopse: Corso carnavalesco é o nome da brincadeira que consiste no desfile de carros enfeitados sem capota repletos de foliões. Inicialmente, os carros puxados a cavalo saíam do principal clube da cidade de Recife na década de 1950. Depois de anos de recesso, o Corso voltou às ruas da capital pernambucana.

 

Pagode – SP

sinopse: A matéria trata do desenvolvimento do samba e do pagode em São Paulo. A equipe de telejornalismo entrevistou um grupo jovem de pagode, alguns compositores do tradicional Samba da Vela e o veterano Oswaldinho da Cuíca, um dos mestres do samba paulista, que já tocou com Adoniran Barbosa.

 

Maracatu

sinopse: O telejornal acompanha o ensaio do Maracatu Nação Porto Rico, atual heptacampeã do carnaval em Pernambuco.

 

Entrevista - Naná Vasconcelos

Sinopse: Naná Vasconcelos, um dos maiores instrumentistas do país, conversa sobre as diversas nações de Maracatu. Este ano, ele é o grande homenageado do carnaval do Recife.

 

Carnaval de rua - Monobloco

sinopse: Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi criado em 2000. O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais ao samba de Cartola e Clara Nunes. O grupo acompanha o renascimento do carnaval de rua carioca e, no dia de seu desfile, atrai mais de 200.00 foliões ao Centro da cidade.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado