Semana Vinicius de Moraes na Rádio Cultura Brasil


Programação especial será apresentada até domingo em homenagem ao centenário do poeta

 

O centenário de Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes, mais conhecido como Vinicius de Moraes, é lembrado pela Rádio Cultura Brasil (1200 kHz), a partir desta segunda-feira (14) até domingo (20/10).   

Desde março deste ano, a emissora retransmite a série Vinicius: poesia, música e paixãosérie de 32 episódios, uma visita profunda e detalhada na vida e obra do poeta, com depoimentos de seus parceiros (Tom Jobim, Chico Buarque, Toquinho, Paulo Soledade, Edu Lobo...), seus familiares (as irmãs Leta e Lígia, a filha Suzana, e ex-esposas) e jornalistas e escritores. Produzida em 1993, a série foi digitalizada e no dia 20 de outubro, às 10h, vai ao ar o último episódio, "Imortal, mesmo que chama".

Além de recuperar programas de seus arquivos, a Cultura Brasil também transmite neste mês produções atuais em comemoração do centenário do poeta e diplomata, "o branco mais preto do Brasil", como ele mesmo se proclamava.

O módulo Infinito enquanto dure irá ao ar na próxima semana (de 14 a 20/10) durante a programação da emissora. Músicos de várias gerações falam da importância da obra de Vinicius de Moraes para a sua formação, citando obras que costumavam ouvir ou que gravaram.

Na sexta-feira, dia 18, as homenagens começam às 9h. O programa Galeria apresenta um especial sobre o poeta, com depoimentos de artistas e produtores que conviveram com Vinicius.

À tarde, o RadarCulturaprograma interativo da Rádio Cultura Brasil, traz uma playlist elaborada pelos ouvintes da emissora e contará ao vivo com Alaíde Costa, uma das raras mulheres que compôs com Vinicius de Moraes.

No sábado, dia 19/10, às 7h, Vinicius de Moraes é assunto para Paulo César Soares do Estúdio F.

No domingo, dia 20/10, às 14h, Solano Ribeiro destaca a obra de Vinicius de Moraes registrada pela produção independente, que faz a nova música do Brasil, destacando gravações de Mariana de Moraes (filha caçula de Vinicius), Fernanda Takai, Letícia Monsó e Giana Viscardi.

No mesmo dia 20, às 19h, o jornalista Tárik de Souza, em seu Bossamoderna, apresenta o primeiro dos cinco programas dedicados à obra de Vinicius de Moraes, por ele e os modernistas.

 

Semana Vinicius de Moraes na Rádio Cultura Brasil. Conheça detalhes de cada projeto.

 

Infinito enquanto dure

De segunda (14) a domingo (20), em horários diversos durante a programação.

Mais de vinte módulos foram produzidos com músicos de várias gerações. Eles falam da importância de Vinicius de Moraes para a cultura brasileira e citam uma obra do poeta que marcou sua vida e carreira. Entre os que participam do Infinito enquanto dure estão Dani Gurgel, Carlos Careqa, Nelson Ayres, Marcelo Guima, Dante Ozzetti, André Mehmari e muitos outros.

Galeria

Sexta-feira, 18/10, a partir das 9h.

Com apresentação de Alexandre Ingrevallo, o programa Galeria preparou uma edição especial sobre o poeta, com depoimentos exclusivos do produtor Fred Rossi (último empresário de Vinicius), Gilda Mattoso (última esposa), da cantora Miúcha e além de depoimentos de arquivo do acervo da Rádio Cultura Brasil.

RadarCultura

Sexta-feira, 18/10, das 15h às 17h.

Teca Lima comanda o RadarCultura programa feito pelos internautas, que escolhem músicas e preparam playlists. Nesta edição, Vinicius de Moraes é o tema do dia, com participação ao vivo da cantora Alaíde Costa, uma das duas únicas parceiras de Vinicius de Moraes.

 

Estúdio F

Sábado, 19/10, às 7h.

Programa apresentado por Paulo César Soares e produzido pela FUNARTE, Rio de Janeiro, apresenta um perfil de Vinicius de Moraes, apresentando sucessos que o poeta criou com Tom Jobim, Baden Powell e Toquinho.

 

Vinicius: poesia, música e paixão.

Domingo, 20/19, às 10h.

Episódio 32 – Imortal, mesmo que chama

Neste último episódio, o autor da série, João Máximo, afirma: "Mais de um ano entrevistando mulheres, filhos, irmãos, parceiros, toda sorte de pessoas que conheceram Vinicius de Moraes... e me ficou a certeza de que o poeta ainda vive no coração de todas elas. Não falo aqui de uma vida simbólica, feita de lembranças apenas, ou de uma vida abstrata, como aquelas que se aquecem na saudade. Refiro-me, sim a uma vida física, como se Vinicius ainda estivesse por aqui. De certa maneira, ainda está".

Escrito em 1993, este último capítulo da série Vinicius: poesia, música e paixão é um programa de saudade. João Máximo reúne depoimentos de seus principais parceiros, por onde desfila as muitas lembranças que o capitão do mato, Vinicius de Moraes, o branco mais preto do Brasil, na linha direta de Xangô, deixou no coração de todos.

Heloísa Eneida (a garota mais famosa de Ipanema, a Helô Pinheiro), Márcia Rodrigues (que viveu a personagem no cinema), o crítico Sérgio Cabral e a filha Suzana Moraes. Miúcha, Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, Francis Hime, Edu Lobo, Carlos Lyra e Toquinho, o parceiro mais duradouro, o derradeiro, o que injetou sangue de vida nas veias já fatigadas do poeta, com quem criou mais de 80 canções.

Finalizando a série, a música que, no entender de João Máximo, Vinicius de Moraes deixou seu melhor recado às suas nove esposas. Uma crônica de Rubem Braga dedicada ao poeta, "Recado de primavera" e as sabias palavras do poeta, em canções, versos e prosa.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil

Domingo, 20, às 14h.

O criador dos Festivais pincelou na produção independente registros significativos da obra de Vinicius de Moraes pela nova geração, a que faz a música brasileira hoje. Entre outras gravações, destaque para a filha caçula do poeta, Mariana de Moraes, que interpreta "Medo de amar", letra e música de Vinicius, e a pouco conhecida "Canção do amor que chegou", composta para o musical Pobre menina rica (Vinicius de Moraes e Carlos Lyra), que Giana Viscardi descobriu e gravou no seu mais recente CD, Orum, recentemente lançado.

 

Bossamorderna

Domingo, 20/10, às 19h.

Produzido pela Rádio MEC do Rio de Janeiro, o Bossamoderna apresenta uma série dedicada ao poeta: Vinicius em 5 atos. Escrito e apresentado por Tárik de Souza, o primeiro programa destaca as primeiras composições do poetinha gravadas.  "Loura ou Morena", de Vinícius e Haroldo Tapajós, abre o programa, que segue com "Quando passas por mim", de Vinícius e Antônio Maria. E traz ainda: "Poema dos olhos da amada".

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado