Jornal da Cultura discute preconceito em série de seis episódios
Especial conduzido pelo repórter Ricardo Ferraz vai ao ar nesta segunda-feira (14/10)
O Jornal da Cultura estreia nesta segunda-feira (14/10) uma série de reportagens especiais que discute o preconceito racial no Brasil. Apresentado por Willian Corrêa, o jornalístico vai ao ar de segunda a sábado, às 21h.
Em seis matérias que serão exibidas ao longo da semana, o repórter Ricardo Ferraz investiga como é a situação atual do negro no país. Os aspectos abordados são mercado de trabalho, a mulher, violência, poder de consumo e influência do negro no esporte e na cultura.
A série repercute dados de institutos de pesquisa como o IBGE, que mostram, por exemplo, que o salário da mulher negra é menos da metade dos rendimentos do homem branco.
Entre os entrevistados estão o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; o líbero do SESI e ex-seleção brasileira de vôlei, Serginho; jovem revelação do atletismo, Jonathan Henrique Silva; e o rapper Max B.O.
O especial também mostra a rotina de personagens como a da cabeleireira Simone Diniz, que foi a primeira mulher a fazer com que a corte de direitos humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) condenasse o Brasil pelo crime de discriminação racial. Outro ponto alto da série é a visita do repórter à Fundação Casa, onde, segundo dados da própria instituição, os menores negros são 70% da população carcerária.
Comentários