Afinando a Língua” homenageia Vinicius de Moraes com o grupo Bossacucanova na segunda-feira, dia 14


A poesia e a musicalidade de Vinicius e a importância da bossa nova estão na pauta do episódio apresentado por Tony Bellotto

 

Dramaturgo, diplomata, jornalista, poeta e compositor, Vinicius de Moraes ganhou reconhecimento na música e na literatura com suas obras. Na semana em que completaria cem anos, o Afinando a Língua, apresentado por Tony Bellotto, exibe episódio com o trio Bossacucanova, formado por Marcelinho Da Lua, Márcio Menescal e Alexandre Moreira, e depoimentos dos escritores Ferreira Gullar e José Miguel Wisnik. Nesta segunda-feira, dia 16, às 22h30, no Canal Futura.

Um dos fundadores do movimento da bossa nova, o Poetinha "mesclou a música brasileira de raiz com novas concepções", avalia Da Lua. "Vinicius sintetiza muito a mistura. Ele era o Pierre Verger da música. Botou o morro carioca no mapa do mundo com Orfeu da Conceição", completa o DJ.

Para o tecladista Alexandre, "a bossa nova deu tão certo por ser uma música harmonicamente universal, mas com um suingue brasileiro. O samba é decantado, então o gringo consegue entrar mais nesse suingue".

Vinicius dominava a palavra escrita, falada e cantada, declara Bellotto. O autor Ferreira Gullar salienta a face do compositor. "Vinicius é sem dúvida um dos maiores letristas da música popular brasileira. Ele inovou, trouxe um jeito próprio de dizer as coisas, que tinha muito a ver com a sua personalidade. Ele tinha senso de humor, era comovido, isso se refletia nas letras dele", pondera Gullar.

Para o ensaísta José Miguel Wisnik, "Vinicius abriu a estrada para gerações de músicos da canção popular ligados à literatura. Hoje em dia são tantos: Chico Buarque, Caetano Veloso, Jorge Mautner, Cacaso, Waly Salomão, Arnaldo Antunes, entre outros. São todos poetas do livro e da canção. Isso quem inventou foi Vinicius de Moraes".

Afinando a Língua conta ainda com a apresentação musical do Bossacucanova com a cantora Cris Delanno. Com um toque contemporâneo aliado à tradicional sonoridade do samba e da bossa nova, o grupo interpreta os sucessos "Tarde em Itapuã" (Toquinho/Vinicius de Moraes), "Garota de Ipanema" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) e "Água de beber" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes).

     

AFINANDO A LÍNGUA

Às segundas-feiras, 22h30

Reprises, sábados, 20h30

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado