Arte 1 anuncia novidades na programação

Novos conteúdos nacionais e internacionais estreiam no ar já em agosto

 

O canal Arte 1 exibe uma série de grandes novidades na grade da programação a partir de agosto. São 380 horas de conteúdos licenciados por distribuidoras nacionais e internacionais, como BBC, Imovision, ArtéFrance, ORF  e CMajor, Comalt, Sabujo Filmes, Zola, Movie&Arts, Zulu Filmes, Academia de Filmes, Aiue, Downtown, EloCompany.

Entre os destaques das novas aquisições estão: a série “Sherlock”, protagonizada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman e que já foi premiada com o Emmy 2014 e Bafta 2011 e 2012; o documentário “Hugh Laurie – Down By River”, dirigido por John Paul Davidson, que acompanha o ator e músico conhecido pelo personagem “Dr. House” em uma jornada pelas origens do jazz e blues; o longa-metragem austríaco “Amour”, de Michael Haneke, que ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de melhor filme estrangeiro em 2013; o filme “No”, dirigido por Pablo Larraín e protagonizado por Gael García Bernal, que rendeu ao cineasta o Prêmio CICAE no Festival de Cannes de 2012.

Além dos filmes: “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele; “O Reino das Fadas”, de Georges Méliès; “Tetro”, escrito e dirigido por Francis Ford Coppola; “O Garoto da Bicicleta”, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne; “As Neves de Kilimanjaro”, de Robert Guédiguian; e “Coco Chanel e Igor Stravinsky”, de Jan Kounen, que retrata o romance proibido entre o ícone da moda e um dos compositores mais importantes do século 20. E os documentários: “O Mundo Segundo Anish Kapoor”, de Heinz Peter Schwerfel; “Twiggy – The Face Of The 60’s”, de Philip Priestly; e “Kraftwerk – Pop Art”, de Simon Witter e Hannes Rossacher.

A nova programação do Arte 1 ganha ainda um acervo especial de dança, com os espetáculos mais emblemáticos do Grupo Corpo, como “Lecuona”, inspirado nas canções românticas do pianista e compositor cubano Ernesto Lecuona, um dos mais importantes da música cubana no início do século 20. E 30 vídeos curtos com arquivos históricos que relembram os 40 anos da companhia. Outro grande destaque na área de dança é o longa-metragem “Pina”, dirigido por Wim Wenders, um espetáculo que une dança e teatro inspirado no trabalho da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, gravado em 3D.

O canal traz ainda novidades na área de música, com grandes apresentações como o show solo “Elvis Costello no Baloise Session”; o documentário “John Cage – Experimentos Sonoros”; o documentário “O Making Of de West Side Story”; e o concerto “Max Richter Reinterpreta As Quatros Estações de Vivaldi”.

Além das novas aquisições, o Arte 1 também está investindo em produções próprias e coproduções. “Hoje além de ser um canal diferenciado do Grupo Bandeirantes de Comunicação, temos a preocupação de fortalecer cada vez mais sua curadoria de conteúdo e apoiar bons projetos de produtores nacionais independentes. Além de crescer cada vez mais seu número de assinantes, o Arte 1 tem a  vocação  de criar modelos de comercialização com entregas inteligentes, duradouras e diferenciadas para anunciantes especiais posicionarem suas marcas de forma inovadora junto ao fascinante e exclusivo mundo das artes, indo além da mídia convencional”, afirma Caio Luiz de Carvalho, diretor executivo do canal Arte 1.

Desde o início, o canal tem produzido o “Especial Arte 1”, uma série de 26 documentários com entrevistas exclusivas de grandes personalidades da arte e da cultura, entre eles o designer Sérgio Rodrigues; a artista visual Tomie Ohtake; o artista visual Flávio-Shiró, Bernardo Paz, idealizador do Instituto Inhotim; o escritor Valter Hugo Mãe; o diretor de fotografia Walter Carvalho; o Teatro Oficina, comandado por Zé Celso;  e o cantor e compositor Tom Zé.

Em uma parceria com a exposição “Made by... Feito por Brasileiros” em 2014, o Arte 1 acompanhou o processo de criação das intervenções artísticas realizadas por artistas nacionais e internacionais no antigo Hospital Matarazzo, em São Paulo, produzindo uma série de vídeos curtos de cada artista e o documentário “Invasão Criativa”. No mesmo ano, o canal fez uma parceria com a Associação Casa Azul, organizadora da Flip – Festa Literária de Paraty -, para produzir o “Sobremesa Flip”, boletins curtos com depoimentos dos escritores convidados, gravados logo após suas participações nas mesas de discussão. Em 2015, essa parceria foi renovada e ampliada: o Arte 1 se tornou o canal oficial do evento, produzindo além da 2ª edição do “Sobremesa Flip”, os vídeos em homenagem a Mário de Andrade, exibidos antes de cada mesa de discussão.

Entre as coproduções, o Arte 1 tem apostado em séries que promovem a produção independente nacional e exploram o universo da arte como “Fotógrafos”, “Coreógrafos”, “Arquitetos Brasileiros” e “Design Gráfico”, que apresentam grandes personalidades destas áreas.

Em parceria com a Rio Filmes, o canal está produzindo séries como “Tec Art”, que mostra como a tecnologia influencia a música no Brasil e no mundo; “Olhar”, um retrato intimista e poético da arte contemporânea no Rio de Janeiro; e “O Canto dos Exilados”, que retrata os exilados de guerra que influenciaram a produção intelectual brasileira.

Também com o incentivo do Fundo Setorial da Ancine – Agência Nacional do Cinema, duas produções independentes feitas para o Arte 1 já estão em andamento: as séries “Arte Ativa”, que fala sobre arte de rua e intervenções urbanas no Brasil, e “Balé da Cidade”, que contextualiza a importância cultural da companhia com detalhes inéditos sobre sua construção artística e conceitual.

 

Canal

Com apenas dois anos no ar, o Arte 1 já recebeu a Menção Honrosa do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pela iniciativa de criação de um canal de cultura, em 2013. No ano seguinte, foi agraciado com o Prêmio ABCA 2014, na categoria de difusão das artes visuais na mídia. Aposta do presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, mais conhecido como Johnny Saad, de um canal focado no mundo das artes, o Arte 1 chegou em julho de 2015 a 13,9 milhões de assinantes em todo o Brasil. O canal recebeu a classificação de “canal brasileiro de espaço qualificado” dada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema. Esse selo faz com que possa ser incluído pelas operadoras na cota de conteúdo nacional, conforme consta na nova lei da TV paga (12.485/2011). Atualmente, o canal está disponível na Sky (183), Net (53), Claro TV (31), Oi TV (85), GVT (84), Vivo TV (102 cabo, 555 satélite e 127 fibra) e operadoras independentes.

Com 24 horas de conteúdo no ar, o Arte 1 apresenta três produções próprias semanais: o Arte 1 Em Movimento, o Estilo Arte 1 e o Arte 1 ComTexto. O primeiro é apresentado por Gisele Kato, editora-chefe do canal. O programa abre um espaço para todas as manifestações artísticas, destacando tanto artistas consagrados como os jovens talentos de cada área. Os cineastas José Padilha e Carlos Saldanha, a preparadora de elenco Fátima Toledo, o artista Julio Le Parc, o escritor Mia Couto, o cantor Ney Matogrosso, a cantora Esperanza Spalding, entre outros, já participaram da produção.

O Estilo Arte 1 apresenta as principais tendências em arquitetura, design, moda e gastronomia. A produção abrange os trabalhos de artistas renomados e jovens revelações dentro de todos os temas. O chef Alex Atala, o arquiteto Márcio Kogan e o estilista Dudu Bertholini estão entre os entrevistados.

O Arte 1 ComTexto é o programa mais recente do canal, que estreou em maio deste ano  comandado pelo livreiro Pedro Herz. Gravado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em São Paulo, o programa traz a cada edição uma entrevista com um personagem do mundo dos livros entre escritores, editores, ilustradores. O escritor e psicanalista Contardo Calligaris, o editor da Companhia das Letras Luiz Schwarcz, o roteirista e quadrinista Lourenço Mutarelli e a dramaturga Maria Adelaide Amaral foram alguns dos convidados.

         Além do site, que reúne os vídeos produzidos pelo canal e a sua programação diária, o Arte 1 tem ainda perfis no Twitter e no Facebook com mais de 148 mil fãs e seguidores.

O Arte 1 também lançou um aplicativo para Android e iOS,  disponível para download na App Store e Google Play, em que é possível navegar pelos vídeos mais acessados, as últimas notícias e acompanhar a programação da semana no canal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado