EM NOVA PRODUÇÃO LOCAL, INVESTIGAÇÃO DISCOVERY COLOCA TELESPECTADOR NO CENTRO DA AÇÃO POLICIAL


 
 
 
Reality sai às ruas com polícias civil e militar de diversos estados brasileiros, sem roteiro ou direção de cenas
 
   
 
Cena de "Operação Policial"
 
Na quarta-feira, 5 de agosto, às 20h30, o Investigação Discovery estreia a produção local OPERAÇÃO POLICIAL – NOVA GERAÇÃO. O formato exclusivo é spin-off de "Operação Policial", reality criado em 2009 e exibido em vários países da América Latina e Ásia. A estreia acontece primeiro no Investigação Discovery com definição padrão – a exibição no canal em alta definição ocorre em outubro.
 
A primeira temporada de OPERAÇÃO POLICIAL – NOVA GERAÇÃO é composta por vinte quatro episódios com uma hora de duração. Em cada um deles, as câmeras registram ações eletrizantes das forças policias de diversos estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe.
 
O reality acompanha momentos críticos no trabalho de policias militares e civis – eles mesmos narram a ação em pleno exercício do ofício. Não há roteiro ou direção; as imagens compiladas pela série são o retrato real das ruas, com apreensões, perseguições a suspeitos, prisões e troca de tiros.
 
Assim, o telespectador é inserido no centro da ação, em um esforço de edição que reúne, em diversos seguimentos, as operações realizadas pelas forças policias e departamentos como GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), DEMACRO (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), Delegacia da Mulher, GOE (Grupo de Operações Especiais) e SAT (Serviço Aerotático).
 
Duas pesquisas servem de base para o desenvolvimento do formato. A primeira delas é uma tese de doutorado da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que aponta que os programas de realidade policial ajudam a diminuir a sensação de insegurança da população em até 35% – uma vez que a sociedade passa a entender o trabalho da polícia. A segunda pesquisa, realizada pelo IBOPE em 2007, mostra que 75% da população brasileira deseja ter mais proximidade com a polícia e vê-la com maior frequência.
 
Na estreia de OPERAÇÃO POLICIAL – NOVA GERAÇÃO, o GARRA apura uma denúncia sobre traficantes que estariam utilizando uma viela próxima a uma base policial como ponto de venda de drogas. Enquanto isso, o DEMACRO executa mandados na região de Carapicuíba, onde encontra um indivíduo que fora espancado e é suspeito de violência doméstica contra a própria mãe. Ainda em Carapicuíba, o delegado Thomas apura um homicídio que envolve um transexual – a vítima tem dois ferimentos fatais e feitos com arma de fogo, na cabeça.
 
Na semana seguinte, a Delegacia da Mulher investiga um suspeito de abuso sexual que, de acordo com a denúncia, estuprou a filha e a neta. O investigador Manuel encaminha um suspeito à delegacia para provar a inimputabilidade por doença psiquiátrica – ele foi acusado por agarrar uma mulher na rua.
 
O GARRA vasculha a garagem de um prédio residencial em São Paulo, onde estaria um automóvel furtado. No Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do Brasil, a Delegada Fernanda Herbella faz uma apresentação sobre normas de segurança para os passageiros, a fim de evitar ocorrências e acidentes.
 
OPERAÇÃO POLICIAL – NOVA GERAÇÃO é uma produção da Medialand para o Investigação Discovery.
 
 
SERVIÇO
OPERAÇÃO POLICIAL – NOVA GERAÇÃO
Estreia: quarta-feira, 5 de agosto, às 20h30
Classificação indicativa: 16 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado