Globo lança novo filme para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Estratégia de comunicação quer engajar os brasileiros com o conceito 'Somos Todos Olímpicos'
Uma ginasta concentrada no que parece ser o movimento final de uma competição; um nadador prestes a dar a última braçada em uma prova; um corredor que se esforça para ter fôlego para cruzar a linha de chegada... que nunca acontece. O salto da competidora a leva a outro tablado; o movimento dentro da piscina faz com que o atleta comece uma nova raia; e os passos do esportista o colocam em uma nova pista de corrida. Com destaque para a resiliência e o recomeço, o filme 'Looping' coroa o pacote de comunicação da Globo para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que embala todas as ações para o evento com o conceito 'Somos Todos Olímpicos'.
No novo filme, o espírito olímpico é marcado pela constante superação: não existe linha de chegada para atletas. Afinal, quando um recorde é batido, abre-se espaço para que uma nova marca seja alcançada. Da mesma forma, quando conquistamos um sonho, damos início a um novo desejo, uma nova etapa na vida. "O filme traz, em uma linguagem gráfica, a ideia de que não existe um 'cheguei lá'. Mostra que, toda vez que você chega a algum lugar, chega também a uma linha de recomeço. É isso que vemos os atletas fazendo no filme e na vida", comenta Mariana Sá, diretora de Criação da Comunicação da Globo. "Acreditamos que a superação e a inspiração são partes fundamentais do espírito olímpico. Espírito esse que queremos disseminar e viver junto com os brasileiros".
Disseminar o espírito olímpico é o objetivo da estratégia de comunicação da Globo para os Jogos Olímpicos Rio 2016, iniciado oficialmente 500 dias antes do início do evento. Para inspirar e engajar os brasileiros e, principalmente, imbuir o país do sentimento coletivo que os Jogos trazem, foi lançado, em março de 2015, a assinatura 'Somos Todos Olímpicos', valor central do posicionamento da emissora para o evento. Permeando a cobertura e a comunicação, o conceito visa a traçar um paralelo entre a motivação que leva atletas a superar limites e pessoas comuns a conquistar seus sonhos: garra, suor e dedicação podem transformar qualquer um em herói no seu dia a dia.
"Na Globo, o que estamos oferecendo às pessoas não é somente a cobertura de um evento, é um tema. Isso significa que quando falamos de Jogos Olímpicos o assunto não está somente em uma cobertura especial, mas representado em todos os momentos da programação. Foi desse entendimento que nasceu o projeto olímpico da Globo, planejado há dois anos e que está sendo executado desde o ano passado", explica Sergio Valente, diretor de Comunicação. "Nos últimos anos, trabalhamos no desenvolvimento de pilares que consideramos fundamentais para o momento que estamos passando, como infraestrutura, tecnologia, preparação de nossos comentaristas e aprimoramento de nossos mecanismos de conversa com o público. E a campanha da Comunicação integra o trabalho exatamente para apresentar o projeto olímpico e nosso conceito para as pessoas, envolver os brasileiros na preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e convidar a todos para participar desse momento ao lado da Globo", finaliza.
A assinatura 'Somos Todos Olímpicos' está em reportagens e também filmes institucionais, muitos deles não relacionados diretamente a esportes ou aos Jogos Olímpicos. O conceito esteve presente na contagem de um ano para a competição, em que atletas amadores se esforçam nos treinos inspirados por atletas do Time de Ouro da Globo. Convocou os alunos para a volta às aulas, mostrando que na educação, assim como no esporte, é preciso garra e dedicação para superar barreiras. Homenageou todas as brasileiras no Dia Internacional da Mulher, reforçando as vitórias conquistadas por elas a cada dia. Apresentou a Ação Global 2016, mutirão de serviços gratuitos promovido pela Globo em parceria com o Sesi, que este ano destacará esporte como motor para promoção da cidadania e melhora da qualidade de vida. Contou um pouco mais sobre as conquistas dos atletas do Time de Ouro. E embala os filmes de contagem regressiva, que começaram a ser veiculados 100 dias antes do início dos jogos.
Também como parte da campanha, o conceito foi traduzido em música, com versões gravadas pela Orquestra Sinfônica de Los Angeles e nomes da música brasileira como Zeca Pagodinho, Michel Teló, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, entre outros. Apresentada ao público no início de 2016, a música passou a assinar todos os conteúdos dedicados aos Jogos Olímpicos Rio 2016, envolvendo toda a programação da Globo no mesmo espírito olímpico.
Interação e coletividade em todas as plataformas
Ampliando o engajamento além da tela da TV, o movimento de coletividade invade também as redes sociais. Importante ponto de conversa e interação com os brasileiros, os perfis da Globo reforçam o espírito olímpico das demais plataformas. Desde o momento em que a marca dos 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos foi atingida, uma contagem regressiva foi iniciada. Elaborados a partir de imagens de talentos esportivos e comentaristas do 'Time de Ouro' da Globo, o ponto alto do conteúdo compartilhado pela empresa está na participação do público, que diariamente encaminha fotos sobre o espírito olímpico para publicação nas redes. Os perfis da Globo são atualizados ainda com animações e ilustrações criadas especialmente para os Jogos Olímpicos Rio 2016..
"Nossas ações para os Jogos Olímpicos são exemplos de como os nossos conteúdos alimentam a conversa da rede, como são relevantes para essa troca entre as pessoas e entre as pessoas e a Globo. O relacionamento com o público está no nosso DNA. É uma troca afetuosa, próxima e constante que acontece há mais de 30 anos e que só se fortalece em momentos como o que vamos viver agora em agosto, com os Jogos Olímpicos", conclui Andrea Doti, diretora de Relacionamento da Comunicação da Globo.
Durante o evento, uma série de ações estão previstas nas redes sociais. Parte das postagens serão criadas dentro do estúdio especial da Globo na cidade olímpica e em pontos de competição. A ideia é produzir conteúdo exclusivo do local em que os jogos estiverem sendo realizados. O pacote de ações conta também com a ativação da hashtag #SOMOSTODOSOLÍMPICOS, em uma iniciativa colaborativa para que as pessoas mobilizadas pelo espírito olímpico compartilhem suas fotos.
Confira o filme Looping por meio do link:https://www.youtube.com/watch?v=4OiF0325WOw&index=1&list=PLCG86DHec6YFuWEnfO0kGRqxU7ah_qLKG
Ficha Técnica:
Direção de Criação:
Sérgio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho
Criação:
Alexandre Tommasi e Monica Tommasi
Redação:
Monica Tommasi e Marcelo Felicio
Direção de arte:
Alexandre Tommasi
Atendimento:
Carla Sá, Daniela Farina e Patricia Doliveira
Produção Globo:
Jaqueline Couto, Fernanda Ribeiro, Fernanda Deway e Thais Soares
Produção Musical Globo:
Rafael Smith
Produtora:
Prodigo Filmes
Direção:
Luis Carone
Produtor Executivo:
Francesco Civita
Atendimento Produtora:
Juliana Miranda, Chico Pedreira e Claudia Rocha
Assitente de direção:
Gustavo Bonafé
Direção de Fotografia:
Alexande Ermel
Diretor de Arte:
Olivia Helena
Montagem:
Marcelo Junqueira
Pós Produção:
Prodigo Filmes / Jonathan Post / Alexandre Tommasi / Flavio Mac
Finalizador
Isabel Wallis, João Laion e Karina Vallesi
Finalização:
Prodigo Filmes / Jonathan Post
Produtora de som:
Tesis
Produtor Musical:
Silvio Piesco e Marcos Vaz
Atendimento:
Alline Pecci
Locutora:
Juliana Calderon
Comentários