Globo lança novo filme para os Jogos Olímpicos Rio 2016

 

Estratégia de comunicação quer engajar os brasileiros com o conceito 'Somos Todos Olímpicos'

 

Uma ginasta concentrada no que parece ser o movimento final de uma competição; um nadador prestes a dar a última braçada em uma prova; um corredor que se esforça para ter fôlego para cruzar a linha de chegada... que nunca acontece. O salto da competidora a leva a outro tablado; o movimento dentro da piscina faz com que o atleta comece uma nova raia; e os passos do esportista o colocam em uma nova pista de corrida. Com destaque para a resiliência e o recomeço, o filme 'Looping' coroa o pacote de comunicação da Globo para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que embala todas as ações para o evento com o conceito 'Somos Todos Olímpicos'.

 

No novo filme, o espírito olímpico é marcado pela constante superação: não existe linha de chegada para atletas. Afinal, quando um recorde é batido, abre-se espaço para que uma nova marca seja alcançada. Da mesma forma, quando conquistamos um sonho, damos início a um novo desejo, uma nova etapa na vida. "O filme traz, em uma linguagem gráfica, a ideia de que não existe um 'cheguei lá'. Mostra que, toda vez que você chega a algum lugar, chega também a uma linha de recomeço. É isso que vemos os atletas fazendo no filme e na vida", comenta Mariana Sá, diretora de Criação da Comunicação da Globo. "Acreditamos que a superação e a inspiração são partes fundamentais do espírito olímpico. Espírito esse que queremos disseminar e viver junto com os brasileiros".

 

Disseminar o espírito olímpico é o objetivo da estratégia de comunicação da Globo para os Jogos Olímpicos Rio 2016, iniciado oficialmente 500 dias antes do início do evento. Para inspirar e engajar os brasileiros e, principalmente, imbuir o país do sentimento coletivo que os Jogos trazem, foi lançado, em março de 2015, a assinatura 'Somos Todos Olímpicos', valor central do posicionamento da emissora para o evento. Permeando a cobertura e a comunicação, o conceito visa a traçar um paralelo entre a motivação que leva atletas a superar limites e pessoas comuns a conquistar seus sonhos: garra, suor e dedicação podem transformar qualquer um em herói no seu dia a dia.

 

"Na Globo, o que estamos oferecendo às pessoas não é somente a cobertura de um evento, é um tema. Isso significa que quando falamos de Jogos Olímpicos o assunto não está somente em uma cobertura especial, mas representado em todos os momentos da programação. Foi desse entendimento que nasceu o projeto olímpico da Globo, planejado há dois anos e que está sendo executado desde o ano passado", explica Sergio Valente, diretor de Comunicação. "Nos últimos anos, trabalhamos no desenvolvimento de pilares que consideramos fundamentais para o momento que estamos passando, como infraestrutura, tecnologia, preparação de nossos comentaristas e aprimoramento de nossos mecanismos de conversa com o público. E a campanha da Comunicação integra o trabalho exatamente para apresentar o projeto olímpico e nosso conceito para as pessoas, envolver os brasileiros na preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e convidar a todos para participar desse momento ao lado da Globo", finaliza.

 

A assinatura 'Somos Todos Olímpicos' está em reportagens e também filmes institucionais, muitos deles não relacionados diretamente a esportes ou aos Jogos Olímpicos. O conceito esteve presente na contagem de um ano para a competição, em que atletas amadores se esforçam nos treinos inspirados por atletas do Time de Ouro da Globo. Convocou os alunos para a volta às aulas, mostrando que na educação, assim como no esporte, é preciso garra e dedicação para superar barreiras. Homenageou todas as brasileiras no Dia Internacional da Mulher, reforçando as vitórias conquistadas por elas a cada dia. Apresentou a Ação Global 2016, mutirão de serviços gratuitos promovido pela Globo em parceria com o Sesi, que este ano destacará esporte como motor para promoção da cidadania e melhora da qualidade de vida. Contou um pouco mais sobre as conquistas dos atletas do Time de Ouro. E embala os filmes de contagem regressiva, que começaram a ser veiculados 100 dias antes do início dos jogos.

 

Também como parte da campanha, o conceito foi traduzido em música, com versões gravadas pela Orquestra Sinfônica de Los Angeles e nomes da música brasileira como Zeca Pagodinho, Michel Teló, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, entre outros. Apresentada ao público no início de 2016, a música passou a assinar todos os conteúdos dedicados aos Jogos Olímpicos Rio 2016, envolvendo toda a programação da Globo no mesmo espírito olímpico.

 

Interação e coletividade em todas as plataformas

 

Ampliando o engajamento além da tela da TV, o movimento de coletividade invade também as redes sociais. Importante ponto de conversa e interação com os brasileiros, os perfis da Globo reforçam o espírito olímpico das demais plataformas. Desde o momento em que a marca dos 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos foi atingida, uma contagem regressiva foi iniciada. Elaborados a partir de imagens de talentos esportivos e comentaristas do 'Time de Ouro' da Globo, o ponto alto do conteúdo compartilhado pela empresa está na participação do público, que diariamente encaminha fotos sobre o espírito olímpico para publicação nas redes. Os perfis da Globo são atualizados ainda com animações e ilustrações criadas especialmente para os Jogos Olímpicos Rio 2016..

 

"Nossas ações para os Jogos Olímpicos são exemplos de como os nossos conteúdos alimentam a conversa da rede, como são relevantes para essa troca entre as pessoas e entre as pessoas e a Globo. O relacionamento com o público está no nosso DNA. É uma troca afetuosa, próxima e constante que acontece há mais de 30 anos e que só se fortalece em momentos como o que vamos viver agora em agosto, com os Jogos Olímpicos", conclui Andrea Doti, diretora de Relacionamento da Comunicação da Globo.

 

Durante o evento, uma série de ações estão previstas nas redes sociais. Parte das postagens serão criadas dentro do estúdio especial da Globo na cidade olímpica e em pontos de competição. A ideia é produzir conteúdo exclusivo do local em que os jogos estiverem sendo realizados. O pacote de ações conta também com a ativação da hashtag #SOMOSTODOSOLÍMPICOS, em uma iniciativa colaborativa para que as pessoas mobilizadas pelo espírito olímpico compartilhem suas fotos.

 

Confira o filme Looping por meio do link:https://www.youtube.com/watch?v=4OiF0325WOw&index=1&list=PLCG86DHec6YFuWEnfO0kGRqxU7ah_qLKG

 

Ficha Técnica:

 

Direção de Criação:

Sérgio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho 

Criação:

Alexandre Tommasi e Monica Tommasi

Redação:

Monica Tommasi e Marcelo Felicio

Direção de arte:

Alexandre Tommasi

Atendimento:

Carla Sá, Daniela  Farina e Patricia Doliveira

Produção Globo:

Jaqueline Couto, Fernanda Ribeiro, Fernanda Deway e Thais Soares

Produção Musical Globo:

Rafael Smith

Produtora: 

Prodigo Filmes

Direção:

Luis Carone

Produtor Executivo:

Francesco Civita

Atendimento Produtora:

Juliana Miranda, Chico Pedreira e Claudia Rocha

Assitente de direção:

Gustavo Bonafé

Direção de Fotografia:

Alexande Ermel

Diretor de Arte:

Olivia Helena

Montagem:

Marcelo Junqueira

Pós Produção:

Prodigo Filmes / Jonathan Post / Alexandre Tommasi / Flavio Mac

Finalizador

Isabel Wallis, João Laion e Karina Vallesi

Finalização:

Prodigo Filmes / Jonathan Post

Produtora de som:

Tesis

Produtor Musical:

Silvio Piesco e Marcos Vaz

Atendimento:

Alline Pecci

Locutora:

Juliana Calderon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado