Jovens empreendedores iniciam desenvolvimento de projetos no Crowdworking Vale da Eletrônica


·         Programa de inovação aberta é realizado em parceria entre Telefônica Vivo, Ericsson e Inatel

 

·         Um espaço inovador, com um novo laboratório de Criatividade, Ideação e Inovação, integra a infraestrutura oferecida pelo Inatel

 

·         Empreendedores desenvolverão soluções voltadas para smart cities, gestão de saúde e internet das coisas, entre outras

 

São Paulo, 28 de junho de 2016 – Começa a funcionar hoje o Crowdworking Vale da Eletrônica, programa de incentivo ao empreendedorismo e inovação realizado em parceria entre Telefônica Vivo, por meio do Telefónica Open Future, Ericsson e Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. O Crowdworking está localizado no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, onde dispõe de uma infraestrutura tecnológica moderna e inovadora.

A partir de agora, os empreendedores passam a utilizar um espaço compartilhado criado especialmente para eles, além de toda a estrutura da Incubadora e do Laboratório de Criatividade, Ideação e Inovação do Inatel. O laboratório funcionará como um Fab Lab, onde os usuários poderão criar conceitos e testar sua viabilidade para estruturar o melhor modelo de negócio.

O local comporta impressoras 3D de última geração, máquina de usinagem para placas de circuito impresso, além de modernos equipamentos para reuniões e apresentações como sistema para videoconferência, som integrado, projetores e lousa interativa. O design é estrategicamente pensado para estimular a criatividade e proporcionar um cenário agradável e descontraído.

As equipes à frente dos projetos selecionados para o Crowdworking serão os primeiros usuários deste espaço, que também é aberto aos alunos que participam de outras atividades de empreendedorismo da instituição, empresários residentes na Incubadora do Inatel e empreendedores da comunidade externa, que sejam parceiros do Instituto. A criação do laboratório foi viabilizada por meio de um programa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, o Sibratecshop, com recursos do CNPq.

As 20 equipes do Crowdworking, formadas por ex-alunos e alunos do Inatel, receberão suporte técnico, capacitações e mentorias dos profissionais, executivos e parceiros envolvidos no programa, além da oportunidade de obter apoio de futuros investidores e aceleradoras, como a Academia Wayra, que também integra as iniciativas do Telefónica Open Future. 

Um total de 63 jovens integra os projetos. Para participar desta primeira turma, 90 projetos foram inscritos e 42 foram pré-selecionados para os pitchs finais. Os vencedores atuam em segmentos considerados estratégicos na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, como Internet of Things (IoT), além de soluções voltadas para a saúde e bem-estar, smart cities e aplicações para pequenas ou grandes empresas.

 

Conheça os projetos:

1.        Behive MMDT

Integrantes: Nélio Barczak, Humberto Carvalho

Descrição: Sistema de Informações Geográficas (GIS) com foco no desenvolvimento de desenhos de base digital 3D em alta resolução para atuar em diversas áreas de telecomunicações, governo e construção civil.

 

2.        BVIoT

Integrantes: Anderson Soares, Daniel Mazzer, Ricardo Dias, Caio Pereira

Descrição: Plataforma de rede virtualizada, com suporte a bilhetagem de dados nativa que permite a diversos usuários e serviços compartilharem a infraestrutura de uma rede IoT.

 

3.        Chave Protetiva

Integrantes: Ana Angélica Poltronieri, Haroldo H. Muniz, Leandro Lemos Kallás, Ivan Jorge De Menezes

Descrição: Sistema que permite acionar de forma automática a rede elétrica das cidades, evitando as desativações prolongadas.

 

4.        Das Coisas

Integrantes: Victor Fernandes, Thiago Melo, Marco Casaroli

Descrição: Hardware de referência que diminui o tempo de desenvolvimento de novos produtos, reduzindo o time-to-market, serviços e aplicações para Internet das Coisas e Conectividade.

 

5.        Easy Fix

Integrantes: Larissa de Souza Pereira da Rosa, Rafael Oliveira Prado, Thales Gonçalves

Descrição: Sistema de gestão integrado de manutenção preventiva de equipamentos médico-hospitalares. Virtualiza todos os procedimentos realizados e permite o acesso remoto a todo o histórico existente, além de facilitar a identificação de cada técnico e equipamento.

 

6.        Easy Pic

Integrantes: Eduardo Magno, Gustavo Cleber, João Paulo Elizei Zatti, Tiago Hollerbach

Descrição: Aplicativo para edição e criação de anúncios digitais profissionais para pequenas empresas com foco em redes sociais. Possui ferramentas de edição voltadas para pequenas empresas, em que o usuário pode tirar suas fotos e dar um toque profissional, inserindo logo e layout.

 

7.        Gauttec Technology - Plataforma H2

Integrantes: Luis Henrique Albinati, Júlio Mateus, Antônio Carlos Valias

Descrição: Produto de monitoramento de processos de higienização para área médica, visando reduzir erros de colaboradores e evitar contaminações/infecções.

 

8.        Hit the road

Integrantes: Danilo Germiniani, Bruno Toledo

Solução: App que permite aos usuários oferecer ou encontrar opções de carona para diversas localidades.

 

9.        IMedical

Integrantes: Adriano de Andrade Mello, Jose Roberto Mello, Rafael Carnaúba

Descrição: Solução que auxilia pacientes com doença crônica a controlar e gerenciar seu tratamento de saúde de forma continua e monitorada, além de oferecer descontos na compra de medicamentos.

 

10.     iTOOTH

Integrantes: Isabela Coelho, Julia Junho, Mylena Stefânia, Laura Adami

Descrição: Aplicação – chamada iTooth - que conecta capas de escovas de dentes a um jogo de orientação à escovação, trazendo diversão e saúde.

 

11.     Keeper

Integrantes: Leonardo Hart, Lucas Melo

Descrição: Pulseira e aplicativo para auxiliar idosos a cuidarem de sua saúde e bem-estar.

 

12.     Meu Garçom

Integrantes: Pedro Almeida, Artur Esteves, João Souza, Gustavo Goncalves

Descrição: Sistema de automatização para bares e restaurantes que permite o gerenciamento de pedidos por meio de um software.

 

13.     Mobile Watchdog

Integrantes: Bruno Palazi, Joao Ribeiro, Júlio Resende, Rogério Monti

Descrição: Sistema AntiSpam para dispositivos mobile.

 

14.     PulseTech

Integrantes: Beatriz Medeiros Araújo, Danilo Henrique Ferreira, Eduardo Henrique Teixeira, Danilo Germiniani

Descrição: Pulseira eletrônica que age como um repelente do mosquito Aedes Aegypti.

 

15.     SKY'LL

Integrantes: Hector Vilela, Jorge Gouveia, Iago Rezende, Anderson Beraldo

Descrição: Auxilia profissionais do esporte a melhorar o desempenho por meio de um aparelho de análises precisas das atividades em comparações com padrões esportistas de alto nível.

 

16.     SparkPCR

Integrantes: Marcos Bontempo, Marília Bontempo

Descrição: Software que implementa virtualmente as políticas de qualidade de serviço e tarifação de uma rede móvel.

 

17.     Sparking Easy

Integrantes: Marília Bontempo, Marcos Bontempo

Descrição: Sistema de identificação de vagas mais próximas para estacionamento, através de um aplicativo. As vagas são reconhecidas por meio de um algoritmo a partir de imagens capturadas por câmeras. O sistema é hospedado em um servidor web e pode ser gerenciado virtualmente.

 

18.     Cleanear UV

Integrantes: Wesley Barbosa, Marcio Henrique Openheimer, Letícia Borsato, Benedito José Melo

Descrição: Equipamento de desinfecção/esterilização de equipamentos odonto-médico-hospitalares por radiação UV e circuito inteligente de borrifação aerossol de ácido peracético, com o objetivo de reduzir o risco de contaminação microbiana para os pacientes e profissionais da saúde.

 

19.     Via DataScience

Integrantes: Bruno Rezende, Juan Pedro Perdomo Jensen, Rafael Fernandes Mendonça, Thiago Curado

Descrição: Plataforma de inteligência competitiva que adota o uso de técnicas econômicas, sofisticados modelos estatísticos e complexos algoritmos matemáticos, associados aos conceitos de Big Data e Data Analytics para análises econômicas de empresas de grande e médio porte (clientes).

 

20.     Water 

Integrantes: Miriã Lucia, Caio Giudice Tavares Ayres, Laura Tironi Adami, Hiago Ribeiro

Descrição: Produto para controle de desperdício da água fria proveniente do encanamento, entre o boiler e o chuveiro. Trata-se de um sensor que fará a leitura da temperatura da água na tubulação e, se a mesma não estiver na condição ideal, será direcionada para a caixa d'água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado