Cultura: DESTAQUES DA SEMANA 11 A 17 DE JANEIRO








À Brasileira - Dalva e Dito

Nesta segunda-feira (11/1), é exibido um novo episódio da série À Brasileira, no qual o chef Elton Junior mostra o carro chefe do Dalva e Dito, o Pirarucu, uma releitura de um prato clássico francês. O programa vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura .


Elas - Mulheres no Cinema - Sabrina Greve

Nesta segunda-feira (11/1), a série Elas retrata a vida e carreira da atriz Sabrina Greve. Dona de uma expressão delicada e uma interpretação vigorosa, a artista rompeu os palcos e invadiu as telas de cinema. Apresentado por Luciana Vendramini, o episódio inédito vai ao ar às 20h, na TV Cultura.


Roda Viva - Ilona Szabó

Na segunda-feira (11/1), o Roda Viva entrevista a cientista política e especialista em segurança pública Ilona Szabó. Diretora executiva do Instituto Igarapé, instituição especializada em segurança e desenvolvimento, ela foi a única brasileira incluída entre os 50 maiores pensadores do mundo, em 2020. Participam da bancada de entrevistadores Patricia Campos Mello, escritora e repórter do jornal Folha de S. Paulo; Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP; Marcelo Godoy, repórter especial de política do jornal O Estado de S. Paulo; Luís Adorno, repórter do UOL; e Madeleine Lacsko, colunista do jornal Gazeta do Povo. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Culturasite da emissoraTwitterFacebookYouTube e LinkedIn .

#Provoca - Frejat

No #Provoca da próxima terça-feira (12/1), às 22h15, o entrevistado é o cantor, produtor, compositor e guitarrista Roberto Frejat. Em um bate-papo descontraído com Marcelo Tas, ele relembra sua relação e parceria com Cazuza, fala sobre sua carreira na música, além de abordar família, política e muito mais. A entrevista vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura .


Telemed - Síndrome de Burnout

Nesta quarta-feira (13/1), é exibido mais um episódio da série Telemed. Nesta edição, o foco é a síndrome de burnout, um estado de esgotamento físico e mental intimamente ligado à vida profissional. É uma doença específica ou uma variante de depressão. Já foram identificados mais de 130 sintomas característicos do burnout, mas ainda falta uma definição precisa. Contudo, a maioria dos pesquisadores concorda que o burnout constitui um sério problema médico e social. Vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura.


Revista do Esporte

Nesta quarta-feira (13/1), o Revista do Esporte tem como destaque as semifinais da Libertadores, o Novo Basquete Brasil, o futebol europeu e outros esportes, além do noticiário completo dos clubes paulistas. O jornalístico vai ao ar ao vivo a partir das 20h45, na TV Cultura, e conta com a apresentação de Vladir Lemos e comentários de Arnaldo RibeiroCelso Unzelte e Roberto Rivellino.


Opinião - Economia das Favelas

O programa Opinião desta quarta-feira (13/1) fala sobre a economia local que é gerada nas favelas brasileiras. De acordo com um estudo recente encomendado pelo G10, grupo de líderes das 10 maiores favelas do país, as famílias que moram em comunidades têm um potencial de consumo de aproximadamente 159 bilhões de reais. O levantamento apontou ainda que existem 232 mil comércios formalizados nas favelas do Brasil. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Andresa Boni recebe presencialmente, a partir das 22h15Gilson Rodrigues, que é coordenador nacional do G10, e Cristina Filizolla, coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora SP.


Hackers - Vítimas Comuns

No episódio de Hackers desta quinta-feira (14/1), pessoas comuns que foram vítimas de criminosos virtuais contam suas experiências e como conseguiram recuperar seus bens e a segurança na internet. Fotos expostas, invasão a redes sociais e clonagem de cartões de crédito são alguns dos crimes cibernéticos mais recorrentes. O episódio inédito é exibido às 19h30, na TV Cultura


Documentário - Missivas

Nesta quinta-feira (14/1), a TV Cultura leva ao ar, a partir das 22h15, o documentário Missivas, que investiga a trajetória da militante Jane Vanini. A produção destaca a relação construída entre ela e sua família através de cartas enviadas quando Jane estava no exílio (1972-74), registrando, no processo, parte da memória mato-grossense sobre este período da história do Brasil.

Terra Brasil - Arraial do Cabo

No episódio de Terra Brasil desta sexta-feira (15/1), o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt vão até Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, e conhecem as ruínas do antigo farol da cidade. O local é conhecido como o Caribe brasileiro, devido à cor de seu mar. O episódio inédito vai ao ar às 20h45, na TV Cultura .


O Tempo e a Música (Noel Rosa)

Nesta sexta-feira (15/1), às 23h15, a TV Cultura exibe mais um episódio inédito da série O Tempo e a Música, que revisita a obra de Noel Rosa, compositor e intérprete que revolucionou a música brasileira. O artista ficou conhecido como um dos nomes mais importantes do samba e da música popular brasileira. Ao longo da carreira, de apenas oito anos (Noel morreu aos 26 anos de tuberculose), escreveu mais de 250 composições. Neste episódio, é abordado um tema muito forte na vida de Noel: seus amores, suas mulheres, seus romances.

Cultura Livre - Kiko Dinucci

No sábado (16/1), a partir das 18hRoberta Martinelli conversa com Kiko Dinucci no Cultura Livre. O cantor, compositor, artista plástico e cineasta lançou no início de 2020 o elogiado Rastilho, seu segundo disco em carreira solo. Na última Canção do Isolamento da décima temporada do programa, tem os irmãos Jonas e Pedro Sá interpretando um clássico da música mundial e, no Clássico da Semana, tem Beleléu, Leléu, Eu, o disco de estreia de Itamar Assumpção que completou 40 anos em 2020.


Poesia e Prosa com Maria Bethânia - Carlos Drummond de Andrade

Neste sábado (16/1), a TV Cultura exibe um novo episódio da série Poesia e Prosa com Maria Bethânia, na qual a cantora coloca em destaque, a partir de conversas descontraídas e afetivas, obras de grandes escritores brasileiros. Nesta edição, o ensaísta e compositor José Miguel Wisnik e o compositor e escritor Arnaldo Antunes, ao lado de Maria Bethânia, fazem um retrato de um dos maiores poetas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade. Vai ao ar às 20h45, na TV Cultura .



Sr. Brasil - Irineu Santos

No domingo (17/1), o Sr. Brasil recebe o cantor Irineu Santos que, acompanhado por um grupo de cinco músicos, apresenta canções como Preconceito, de Wilson BaptistaRapaz Folgado, de Noel Rosa; além da canção autoral É Tão Bom. Com apresentação de Rolando Boldrin, que no programa conta um "causo de japonês", a edição vai ao ar às 9h, na TV Cultura .


Persona - Bia Lessa

O programa Persona do domingo (17/1) homenageia Bia Lessa, uma artista completa, que transita por várias áreas da criação artística e cuja inquietação não cabe em uma só linguagem. A atriz e diretora de teatro é entrevistada remotamente pelos apresentadores Atilio Bari e Chris Maksud, e a edição inédita vai ao ar às 21h, na TV Cultura.


Jazz Sinfônica Brasil - Fabiana Cozza

Ainda no domingo (17/1), a TV Cultura exibe o concerto da orquestra Jazz Sinfônica Brasil ao lado da cantora Fabiana Cozza. Juntos, eles interpretam canções como Palpite Infeliz, de Noel RosaNa Baixa do Sapateiro, de Ary BarrosoJoana Francesa, de Chico Buarque; e Dora, de Dorival Caymmi. O espetáculo vai ao ar às 22h30, com regência do maestro Luís Gustavo Petri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado