Cultura: DESTAQUES DA SEMANA 15 A 21 DE MARÇO





Velhas Amigas

Na segunda-feira (15/3), estreia na TV Cultura a série Velhas Amigas, que conta a história de Lurdinha, Violeta e Maria Antônia. As três são amigas que têm a mesma idade, estudaram na mesma escola e moram em Higienópolis, bairro icônico da capital paulista. Durante toda sua história, o trio criou uma relação que resiste a tudo: maridos, filhos, medos e segredos. O primeiro episódio inédito vai ao ar a partir das 20h, na TV Cultura.



Roda Viva - Crise na Pandemia

Nesta segunda-feira (15/3), no Roda Viva, entra em discussão a crise provocada no País pela pandemia do coronavírus. Carla Domingues, imunologista; Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas; e Cristiana Toscano, infectologista, são os três especialistas convidados para tratar sobre o tema. A bancada de entrevistadores é formada por Maria Manso, repórter da TV Cultura; Milena Teixeira, jornalista da rádio BandNews FM; Thomas Conti, professor de economia do Insper e IDP, CEO da AED Consulting e divulgador científico; Jaqueline Sordi, bióloga e jornalista da Agência Lupa e do Observatório do Clima; e Sérgio Spagnuolo, editor do Núcleo Jornalismo e do Science Pulse. A edição conta também com a participação do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar a partir das 22h, na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.


#Provoca - Silvero Pereira

No #Provoca de terça-feira (16/3)Marcelo Tas conversa com o ator Silvero Pereira, que interpretou Lunga, personagem do filme Bacurau. A edição mescla momentos engraçados com outros fortes, como quando o ator relata que sofreu abuso sexual. Em outra ocasião, mais descontraída, faz questão de confirmar que é ele mesmo que está no Tinder, aplicativo de relacionamento. Vai ao ar às 22h, na TV Cultura.


Café Filosófico Expresso - Reflexões Contemporâneas - Ocidente e Oriente em debate

O Café Filosófico Expresso vai ao ar na terça-feira (16/3) com o segundo episódio da série de programas Reflexões Contemporâneas. Na edição, o psicólogo e professor Antonio Fernando Stanziani analisa as diferenças do eu atômico e do eu relacional na construção da identidade e da subjetividade do indivíduo e a importância da prática dos pensamentos filosóficos oriental e ocidental. Com o tema Ocidente e oriente em diálogo, a atração inédita é exibida a partir das 23h, na TV Cultura .


Manhattan Connection

Vai ao ar na quarta-feira (17/3) mais uma edição inédita do Manhattan Connection, que trata das principais discussões políticas do momento, no Brasil e no mundo, e traz dicas sobre Nova York, entre outros assuntos. Apresentado por Lucas Mendes, Diogo Mainardi, Caio Blinder, Pedro Andrade e Angélica Vieira, o programa é exibido a partir das 22h, na TV CulturaYouTube e site da emissora.


MINIDocs - Rico Dalasam

No MINIDocs de quarta-feira (17/3), o rapper Rico Dalasam fala sobre orgulho e preconceito, machismo e as quebras de paradigmas dentro do rap. A série que investiga onde nasce a música de cada artista vai ao ar às 23h, na TV Cultura.


+ Amor - Idealização do Amor

Na quinta-feira (18/3) será exibido mais um episódio inédito de +Amor. A série explica que, apesar da constante mudança que o mundo sofre, nossos anseios românticos permanecem os mesmos. A dificuldade de se encontrar um parceiro muito se deve à idealização do amor. Com depoimentos do falecido psiquiatra e escritor Flávio Gikovate, pioneiro nos estudos sobre questões sexuais e amorosas no Brasil, vai ao ar às 19h30, na TV Cultura.


Linhas Cruzadas - Maquiavel e a maldade nossa de cada dia

No Linhas Cruzadas de quinta-feira (18/3)Thais Oyama e Luiz Felipe Pondé mergulham nas ideias de um pensador conhecido por conceitos bem ousados e polêmicos que dizem muito sobre os tempos atuais: Nicolau Maquiavel. Filósofo, escritor e historiador italiano que falava verdades duras, como poucos, sobre a humanidade. Os apresentadores relembram a história do pensador florentino do século XV e explicam máximas como: "Esquecemos mais depressa a perda do pai do que a perda do patrimônio". Inspirados em Maquiavel, os apresentadores analisam também alguns personagens da política atual vistos como cruéis, cínicos e sem escrúpulos. Além de falar das maldades nossas de cada dia. Vai ao ar às 22h, na TV Cultura.


Nos Campos do Holocausto

Na quinta-feira (18/3), a partir das 23h, vai ao ar na TV Cultura mais um episódio inédito da série Nos Campos do Holocausto, uma produção nacional que mostra os sobreviventes do Holocausto, da Segunda Guerra Mundial, que vivem no Brasil. No episódio, o público confere a história de Hana Jurika. Nascida em Lodz, na Polônia, viu sua cidade se transformar em um gueto para judeus. Ela, que também passou por Auschwitz, descreve as tristes histórias que viveu.


Terra Brasil - Lapa Grande

Na sexta-feira (19/3)Anderson Santos e Aruay Goldschmidt exploam o Parque Estadual da Lapa Grande, em Minas Gerais. O local possui cerca de 7,6 mil hectares, onde estão os principais mananciais de fornecimento de água para cerca de 30% da população do município de Montes Claros - MG. No ar, inédito, a partir das 20h30, na TV Cultura.


Prelúdio - Especial 15 Anos

No sábado (20/3), a TV Cultura estreia uma série documental em sete episódios sobre o programa Prelúdio, no ar há 15 anos. A série destaca aspectos diferentes do concurso, sempre focalizando os candidatos que participaram. Os bastidores do programa, as histórias dos participantes, as lembranças dos jurados e depoimentos inéditos gravados este ano fazem parte desse especial, que é exibido a partir das 22h, na TV Cultura.


Café Filosófico - Tolerância e Intolerância em Debate

Café Filosófico de domingo (21/3) debate quanto à tolerância e intolerância no Brasil. Um mito tradicional: o Brasil seria uma nação avessa a conflitos, pacífica na sua índole, democrática no que se refere à convivência de gêneros, raças e etnias, em suma: uma espécie de "paraíso da tolerância" em meio a um mundo inclemente. A atração inédita vai ao ar às 19h, na TV Cultura.


Persona - Jorge Takla

No domingo (21/3), o programa Persona homenageia o renomado diretor de teatro Jorge Takla, idealizador de diversos projetos teatrais, tanto no Brasil, como na Europa e outros países da América do Sul. A entrevista inédita é comandada por Atilio Bari e Chris Maksud, e vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.


Brasil Jazz Sinfônica - Nova Temporada

No domingo (21/3), a Brasil Jazz Sinfônica vai ao ar em nova temporada. No primeiro episódio, o público confere o Concerto Matinal, parte da série de apresentações promovidas pela Sala São Paulo aos domingos. Com regência do maestro João Maurício Galindo e apresentação de Chris Maksud, vai ao ar a partir das 23h, na TV Cultura.


A Água que Falta

No domingo (21/3), a TV Cultura leva ao ar o documentário A Água Que Falta, que trata da temática da água de forma abrangente, procurando, mais do que mostrar o problema e suas causas, apontar caminhos possíveis para sua solução, por meio de iniciativas que já acontecem no mundo. Além disso, a produção busca provocar reflexão e engajamento, despertando um novo olhar sobre a maneira, muitas vezes irresponsável, com a qual lidamos com esse recurso natural. É exibido a partir da meia noite, na TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA