VOCÊ SABE O QUE É SLAM, BATALHA DE POESIA FALADA PRESENTE NA NOVA SÉRIE DO STAR+?

"A HISTÓRIA DELAS" MOSTRA COMO AS COMPETIÇÕES DE SLAM SÃO FORTE DEMONSTRAÇÃO CULTURAL NO PAÍS

 

Homem andando de skate    Descrição gerada automaticamente

TRAILER OFICIAL: https://youtu.be/fhr5_wpHf4E?si=Q4gUiTiwx2zTFqMM


 

A nova série nacional do Star+, A História Delas, já está disponível no serviço de streaming e é protagonizada por Leticia SpillerCris ViannaEmma Araujo e Bia Arantes.

 

A trama apresenta Marta (Cris Vianna), uma ex-babá e agora dona do próprio negócio, se vê obrigada a hospedar a ex-patroa Isabel (Letícia Spiller) e sua filha Ana Rosa (Bia Arantes) em sua casa, após um escândalo de corrupção. Porém, quem não gosta nada dessa nova realidade é Ana Jasmim (Emma Araujo), filha de Marta.

 

Trazendo temas de grande relevância social, a produção também conta com uma forte presença das batalhas de poesias faladas, chamadas Slam. O ambiente onde acontece essa demonstração cultural é no bairro em que Marta mora, sendo um ponto de encontro dos jovens da região para abordar assuntos pertinentes, como consciência de classe social, negritude, cultura periférica, entre outros. Além das personagens Ana Jasmin, Sté (Camila Brandão) e Ana Rosa participarem dessa manifestação, as cenas de Slam possuem uma participação especial da atriz Domênica Dias, filha do Mano Brown (Racionais).

 

Mas, afinal, o que é a batalha de Slam e como ela está inserida na nossa cultura?

Mulher segurando guarda-chuva    Descrição gerada automaticamente com confiança média

As competições de poesia surgiram na década de 80, nos Estados Unidos, e chegaram no Brasil em 2008 através do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Memória do Hip Hop.

 

Essas batalhas podem ser consideradas verdadeiros encontros literários na sociedade contemporânea. Com poesia oral, performances vocais e até mesmo corporais, as competições são feitas em formato de roda e de forma gratuita. Muitos dos temas abordados são de cunho social, fazendo críticas e trazendo insights sobre as diversas realidades presentes no nosso país.

 

Quais são as regras?

A regra primordial da batalha de Slam é que o poema deve ser de autoria própria do competidor, além de não poder usar auxílio sonoro ou até mesmo de figurinos. Na hora da apresentação é só você e, talvez, o microfone, dependendo do tamanho do local. Com duração de aproximadamente três minutos, o júri de até cinco pessoas é quem atribui as notas individuais e escolhe um vencedor.

 

Confira cenas de batalhas de Slam em A História Delas, já está disponível no Star+.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Filha do cantor Ritchie apresenta nova temporada do programa NOIA no canal Woohoo