TELECINE CULT EXIBE O ESPECIAL CINEMA POLÍTICO NAS QUINTAS-FEIRAS DE MAIO

 

O Telecine Cult reservou as quintas-feiras de maio, às 22h, para exibir o Especial Cinema Político. Serão quatro filmes que, apesar de se passarem em países e épocas diferentes, têm em comum questões políticas bastante polêmicas. O longa-metragem Desaparecido - Um Grande Mistério (1982), que aborda a Ditadura Chilena, abre o especial no dia 5. O roteiro, adaptado da obra "Missing" de Thomas Hauser, conquistou o Oscar e o BAFTA, neste último também foi escolhido na categoria edição. O drama ainda levou a Palma de Ouro em Cannes, festival em que o protagonista Jack Lemmon foi consagrado como ator. A direção é de Costa-Gravas e  Sissy Spacek, Melanie Mayron e John Shea completam o elenco. No dia 12 é a vez de Lemon Tree (2008), coprodução de Israel, Alemanha e França. Baseado em um caso real, o título de Eran Riklis envolve a questão Israel-Palestina e mostra o relacionamento conflituoso entre estes dois povos. O filme ganhou o Prêmio do Público no Festival de Berlim. Hiam Abbass interpreta a viúva Salma Zidane.

 

Na semana seguinte, no dia 19, vai ao ar Terra e Liberdade (1995), de Ken Loach. O filme, produzido por Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, é inspirado no romance "Homenagem à Catalunia", de George Orwell. O drama tem como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola e venceu o prêmio do Júri Ecumênico em Cannes. O ator Ian Hart vive o protagonista David Carr, um jovem comunista inglês que adere à luta contra Franco durante o conflito na Espanha.

 

E, por fim, o documentário Viva Zapatero! encerra o especial no dia 26. O filme da comediante italiana Sabina Guzzanti é de 2005 e foi apresentado no Festival de Veneza daquele ano. Nesta produção, a diretora questiona a censura e satiriza o governo de Silvio Berlusconi pela repreensão a seu programa humorístico, o RaiOT.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado