BIO relembra vida e obra do camaleão David Bowie

Sua música e sua vida marcaram profundamente toda uma geração e sua influência ainda ecoa nos diversos ramos da arte.Star Central, série do canal BIO. The Biography Channel® sobre grandes astros e estrelas do mundo do entretenimento, dedica sua edição do dia 1/5, domingo, às 21h, ao inglês David Bowie, um dos maiores artistas da música pop mundial.

 

O responsável por sucessos como Absolute Beginners não nasceu com seu famoso sobrenome. Veio ao mundo como David Jones, mas mudou para Bowie nos anos 60, quando sua carreira musical teve início. A mudança foi estratégica, afinal não quis ser confundido com outro astro: Davy Jones, vocalista da banda The Monkees. Ainda assim, a década de 60 revelou um Bowie lutando para se destacar no cenário musical, época em que a indústria estava inflada de talentos de diversos estilos, como os Beatles e os Rolling Stones. Para chamar a atenção, Bowie explorou seu talento em outros tipos de artes, trabalhando como ator, pintor e compositor. Em 1969, sua música estourou, graças ao álbum Space Oddity, lançado exatamente no período em que Neil Armstrong pisou na Lua. Foi a Era do Glam Rock, gênero musical criado na Inglaterra, celebrado na primeira metade dos anos 70, também conhecido como Glitter Rock. Como nenhum outro, Bowie explorou a androginia e o glamour, com canções que exaltavam o sexo, sendo um dos precursores deste subgênero do rock. Ele apresentava-se com várias faces – atitude que lhe rendeu o apelido de "camaleão", pois aparecia dentro e fora dos palcos com diferentes roupas, maquiagens e penteados extravagantes e cheios de brilhos. Variava entre o salto alto, a purpurina, o batom e as lantejoulas. Foi quando Bowie incorporou personagens que marcaram época em suas exibições públicas, como os famosos Ziggy Stardust e Aladdin Sane.

 

Ao longo de sua carreira, o astro eternizou uma variedade imensa de hits, como The Man Who Sold The WorldLet's Dance eHeroes. Seu legado na música é indiscutível. Deixou herdeiros facilmente reconhecíveis como Brandon Flowers, da banda The Killers, e Lady Gaga.

Bowie também deixou uma coleção de papéis inesquecíveis no cinema, em filmes como Fome de Viver (1983), Furyo – Em Nome da Honra (1983), Labirinto – A Magia do Tempo (1986) e O Grande Truque (2006). A sétima arte, aliás, conta com um herdeiro direto de David Bowie – seu filho, Duncan Jones é o diretor de Contra o Tempo (2011), ficção científica estrelada por Jake Gyllenhaal, aclamada pela crítica americana, que chega em breve aos cinemas brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado