NAT GEO - DESTAQUES DA SEMANA - 26 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO DE 2012


SEGUNDA-FEIRA – 26 DE NOVEMBRO
21h45: Tabu Brasil

 

Infância Incomum: Expostas a situações incomuns, algumas crianças e adolescentes  assumem compromissos e deveres que não condizem com sua idade. Neste episódio, mostramos como vivem e se relacionam com a sociedade, duas crianças e um adolescente criados em diferentes cidades do Brasil.  

 

Segredos da Ayahuasca: O novo episódio do Tabu Brasil apresenta a Ayahuasca, bebida feita com duas plantas da Floresta Amazônica e usada em rituais do Santo Daime. Ela promove a transcendência, como afirmam seus fiéis? Daimistas relatam ter visões sob o efeito do chá, experiência que promove o desenvolvimento espiritual. Qualquer um pode tomar a bebida ou ela pode disparar surtos psicóticos? Os índios Ashaninkas tomam Ayahuasca nos rituais xamânicos há muitos anos, antes mesmo dos espanhóis chegarem às Américas. Para eles a bebida permite contato com parentes mortos e também dá acesso aos ensinamentos de Deus. Crianças, mulheres grávidas e idosos tomam o chá em rituais de cura. Tabu Brasil toca num tema proibido: o chá do Santo Daime é uma droga que provoca alucinações ou é um instrumento de conhecimento?


TERÇA-FEIRA – 27 DE NOVEMBRO

19h15: Vivendo Positivamente – NOVO EPISÓDIO: Semeando o Futuro

 

A vida no campo haitiano está cheia de dificuldades, mais ainda quando os recursos do país precisam ser destinados à reconstrução da capital e seus arredores depois do devastador terremoto de 2010. Jerony e Lalan se propuseram a mudar as condições de vida das mulheres no campo, criando uma cooperativa de produtos agrícolas e fazendo parte do programa Haiti Hope. O programa busca ensinar os agricultores sobre a importância de um produto muito presente na ilha, a manga fransik. Jerony foi selecionada para ser uma das treinadoras do programa, e sonha através dele poder melhorar as condições de vida dos agricultores e dar uma educação a seu filho. A manga fransik hoje é um dos produtos de maior exportação da ilha. Antes, as mangas eram desperdiçadas e vendidas aos exportadores por preços muito abaixo do valor de mercado. O projeto Haiti Hope incentivou as mulheres, dando a elas acesso à educação e melhorando seus lucros. 

No México, Don Leo também melhorou seus rendimentos através de seus cultivos – a ponto de seu filho, que estava nos Estados Unidos, voltar para o país. Há 15 anos Don Leo trabalha em sua terra de reflorestamento, plantando árvores nativas que se perderam há séculos por conta da mineração. Em um terreno semiárido, cheio de pedras, hoje há um bosque que fornece oxigênio e retém a umidade da terra. Com o apoio da Pronatura e da Fundação Coca-Cola, foi instalada um equipamento captador de água que permite a irrigação mesmo durante a época de seca. Isso permitiu o desenvolvimento de um viveiro de plantas comunitário que oferece coníferas para reflorestar o estado de Hidalgo. O cultivo de nopal também foi beneficiado por este equipamento e pelo bosque, já que a terra agora é mais produtiva.


QUARTA-FEIRA – 28 DE NOVEMBRO

0h: Segundos Fatais – Episódio:  Mortes do Monte Everest

 

Durante dois dias na primavera de 1996, nove alpinistas morreram na descida do Monte Everest. Uma forte tempestade, arrogância e ambição, e uma série de erros contribuíram para fazer deste o dia mais letal na história da montanha. Em 10 de maio, duas expedições comerciais concorrentes faziam a subida ao Everest. A Adventure Consultants era liderada pelo veterano neozelandês em escaladas Rob Hall e a Mountain Madness, pelo talentoso alpinista americano Scott Fischer. Ambas levavam clientes, que pagaram até 65 mil dólares, para o topo. Com atrasos, as duas equipes ignoraram o aviso de retorno até as 13h, e o último alpinista chegou ao pico às 16h. Por volta das 18h as condições climáticas começaram a piorar significativamente, com temperaturas próximas a 40 graus abaixo de zero e visibilidade nula, e as equipes acabaram ficando espalhadas no topo da montanha. O alpinista e guia Alan Hinkes vai investigar a sequência de eventos que levou à tragédia, desde as condições climáticas e a complacência dos clientes quando "guiados" pela montanha, até os erros coletivos e individuais que foram cometidos. Dr. Jeremy Windsor, um especialista em altitude, vai examinar os perigos de escalar em tão alta altitude, onde o nível de oxigênio no ar é três vezes menor do que no nível do mar, e revelará que dados meteorológicos podem ter contribuído para a tragédia.


QUINTA-FEIRA – 29 DE NOVEMBRO
20h: Domador de Cavalos – Episódio: Zeus

 

Texcoco, México. Luis Calderón escolheu excelentes exemplares para dar vida a Zeus, um cavalo de raça espanhola, impulsivo e extremamente forte, para que ele fosse o melhor cavalo possível. No entanto, a exigente criação e sua rígida educação na formação de alto aprendizado converteu Zeus em um cavalo rebelde e agressivo.  Neste episódio, Martín Ochoteco, O Domador de Cavalos, tentará implementar uma educação lúdica. Martin conseguirá reeducar Zeus e convertê-lo em um grande cavalo altamente treinado?

 

SEXTA-FEIRA– 30 DE NOVEMBRO
20h: Cargas Impossíveis – Episódio: O Voo dos Flamingos

 

Outras três cargas impossíveis devem chegar aos seus destinos: três dezenas de extraordinários e frágeis passageiros vão de Buenos Aires, na Argentina, até Puebla, no México. São trinta flamingos que serão transportados por milhares de quilômetros para que integrem um programa que tem como objetivo preservar a espécie. Durante o voo, deverão ser realizadas escalas e trocas de avião que podem afetar as aves, muito sensíveis a situações de tensão e stress. Além disso, um envio impressionante e histórico para a aviação latino-americana: chegará o monumental motor de um novo avião de 787 de passageiros, que será o primeiro habilitado em toda a região. Ele voará de Frankfurt até Santigo do Chile. Por conta de suas enormes dimensões, conseguir colocá-lo dentro de um avião já é todo um desafio, ainda mais sem poder prendê-lo. E um carregamento de carros elétricos é enviado do México. Será um transporte perigoso, já que as baterias de lítio requerem muitas precauções.

 

SÁBADO – 1º DE DEZEMBRO
19h15: Grandes Achados – ESTREIA – Episódio: Los Angeles

 

Museu de História Natural de Los Angeles. Curt e Kinga ouvem histórias sobre tudo, desde fósseis até bandeiras e armas de fogo, ao que eles buscam pelo tesouro perdido. Kinga vai até um centro de treinamento de tiro para provar que algumas armas de fogo são dignas de museu e que ela pode lidar com uma espingarda. Curt tem acesso VIP aos bastidores do laboratório de dinossauros do museu quando ele descobre ter um fóssil pré-histórico em mãos. A aventura atinge seu ápice quando uma pessoa é escolhida para exibir seu tesouro particular em uma exposição especial no National Geographic Museum.

 

DOMINGO – 2 DE DEZEMBRO
22h: Super Domingo – Sinais do Fim dos Tempos

 

O ano de 2011 começou de forma preocupante. Na véspera de Ano Novo, milhares de melros morreram em Beebe, Arkansas. Perto dali, peixes e mais aves também morrem. Em seguida, uma onda inquietante de mortes de animais parece ter tomado o mundo. As mortes estariam conectadas? Uma história abrangente começa com uma investigação sobre a morte dos melros e termina avaliando como a mente humana é inspirada, ou levada para fora do trilho, com aparentes padrões ou coincidências na natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado