TCM presta homenagem ao 70º aniversário de CASABLANCA

 
Vencedor de três prêmios Oscar®, filme vai ao ar na segunda, dia 26 de novembro, às 14h*

Há 70 anos, no auge da Segunda Guerra Mundial, em meio a grande disputa entre aliados ao nazismo e anti-nazistas, era lançado um dos maiores clássicos hollywoodianos. CASABLANCA, vencedor de três prêmios Oscar®, filme que será homenageado pelo TCM em novembro.


Além de ser reconhecida pelo seu roteiro comovente e cheio de diálogos sublimes, a grande produção de Michael Curtiz, contou com um elenco que marcou a história de Hollywood. Humphrey Bogart foi indicado ao Oscar®, por sua atuação no filme, além de ser nomeado pelo American Film Institute como o melhor ator da história. A outra protagonista de CASABLANCA, Ingrid Bergman, também colecionou prêmios: foram três Oscar®, dois Emmy® e quatro Globo de Ouro®, levando, merecidamente, a atriz para a Calçada da Fama.


O enredo se passa em torno de Rick Blaine (Humphrey Bogart), um americano cansado da vida na cidade de Casablanca, Marrocos. Durante o apogeu da Segunda Guerra Mundial, o bar de Rick funciona como um asilo para fugitivos de diferentes países que buscam passaportes para escapar para os Estados Unidos. Um dia, aparece no café o líder checo e herói da resistência Victor Laszlo (Paul Henreid), perseguido pelos nazistas. Junto à ele, sua b ela esposa Ilsa (Ingrid Bergman), um antigo amor de Rick que o tinha abandonado durante a invasão alemã a Paris. Depois do reencontro, ela muda de planos e decide ficar em Casablanca com Rick, mas insiste que seu marido fuja para outro continente.


Na segunda-feira, dia 26, às 14h*, o TCM exibe CASABLANCA (Idem, 1942, classificação indicativa: 12 anos) em homenagem aos 70 anos desse ícone do cinema.


*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado