Cristo Sangue Bom


Na Semana do Doador, arte engajada no Corcovado abastecerá o banco de sangue do Rio de Janeiro

No dia 23 de novembro, de 8h às 13h, um banco de sangue será instalado ao pé do Cristo  Redentor, mais famoso cartão postal do Rio de Janeiro euma das sete maravilhas do mundo contemporâneo, para colher sangue de turistas, numa ação que faz parte da performance "Cristo Sangue Bom", da artista visual Edwiges Dash. A artista está participando da mostra Transperformance 2 - Inventário dos gestos, que vai até o dia 16 de dezembro, no Oi Futuro, no Flamengo, em sua segunda edição. 

A coleta será feita durante a Semana do Doador, com apoio do Instituto Nacional de Cardiologia e do Corcovado. Moradores da cidade, turistas brasileiros e estrangeiros e voluntários poderão doar sangue na entrada da estação do Trem do Corcovado, na Rua Cosme Velho, e ajudar a abastecer o estoque de sangue da cidade, que está abaixo do necessário.

Segundo a artista Edwiges Dash, está implícito no trabalho o desejo de propor organicidade à estátua do Cristo Redentor, de fazê-la pulsar com o sangue dos turistas que se comungará e se miscigenará com o sangue do carioca. "Pretendo interagir com estrangeiros, turistas, provocar o desejo de deixar aqui seu líquido mais precioso", diz Dash. Através da doação, o sangue do turista, que traz consigo novas cidades, novas paisagens, novas realidades, se miscigenará com o sangue do carioca, transformando também a paisagem do Rio. "O corpo de quem habita lugares e paisagens distantes será, assim, incorporado ao corpo de quem habita o Rio de Janeiro. Os corpos mestiços cariocas irão transportar corpos, lugares e paisagens do mundo pela cidade, diluindo as distâncias e transbordando os horizontes", conceitua a artista. 

A mostra Transperformance 2 reúne 23 artistas e 40 obras. Além de ocupar todos os andares do Oi Futuro, no Flamengo, o projeto também promove performances em ruas, praças e praias da cidade. Com isso, a proposta é alcançar um público que não está habituado a esse tipo de intervenção artística, ampliando e democratizando o acesso a linguagens experimentais, presentes no campo das artes visuais contemporâneas. Segundo o conceito desenvolvido pela curadora Marisa Flórido, o Transperformance 2 instiga as pessoas a refletirem sobre a potência dos gestos, dos mais banais aos mais extremos.

Transperformance 2 reúne nomes conceituados das artes visuais contemporâneas e outros cujo trabalho situa-se nas fronteiras da dança, música, teatro e poesia. Com produção da Fase 10 Produções Artísticas, o projeto é patrocinado pela Oi e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com o apoio cultural do Oi Futuro.

SERVIÇO

TRANSPERFORMANCE 2 - Inventário dos gestos
Performance: Cristo Sangue Bom (1998/2012)
Artista: Edwiges Dash

Data: 23 de novembro de 2012 (sexta-feira)
Horário: 8h às 13h 
Local: Corcovado
Coleta de sangue: Estação do Trem do Corcovado
Rua Cosme Velho, 513 – Rio de Janeiro
Tel.: 55 21 2558- 1329

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado