Cartoon Network, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e parceiros lançam inovadora série de apostilas e campanha de TV para prevenção do bullying em toda a América Latina

 

 Escola Estadual Alexandre Von Humboldt, na zona oeste da capital,

sediou evento de lançamento


O Cartoon Network e seus parceiros regionais lançaram hoje apostilas didáticas e uma nova campanha de conscientização para combater o bullying escolar. O material está dirigido a estudantes, docentes, diretores e administradores de escolas do ensino fundamental I, II e médio, além de pais, e oferece conselhos práticos para lidar com um problema que afeta mais da metade dos estudantes de toda a América Latina.

 

A cartilha, dividida em seis módulos, marca uma nova etapa na bem-sucedida campanha Chega de bullying, não fique calado, lançada na América Latina em 2011. O Cartoon Network desenvolveu o material com o apoio de parceiros importantes, como a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a Secretaria de Educação da Cidade do México, as ONGs Plan International e Visão Mundial, e a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). 

 

O lançamento das apostilas e da nova campanha foi comemorado com cerca de 500 estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Alexandre Von Humboldt, na capital paulista. O evento teve a presença do Secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald e dos demais parceiros da campanha, todos empenhados em ajudar as escolas a se tornarem espaços livre de violência. Alunos da Unidade de Educação Básica Gomes de Souza, do Maranhão, se apresentaram cantando um rap sobre o tema bullying junto com a plateia.

 

O governo do Estado de São Paulo anunciou uma ação de mobilização para os 4,2 milhões de alunos da rede estadual firmarem o compromisso contra o bullying. Hoje, no início das aulas de cada turno, os educadores das mais de 5.000 escolas estaduais falarão aos alunos sobre a importância da participação de todos para prevenir e combater o problema e solicitarão que as crianças e os adolescentes assinem virtualmente o compromisso no site da campanha. Até o início de 2014, a Secretaria da Educação, por meio do Sistema de Proteção Escolar, treinará os educadores da rede estadual para otimizar o uso do material e, na sequência, distribuirá os kits às escolas estaduais.

 

"Essas medidas visam ampliar os trabalhos que já desenvolvemos na rede estadual para prevenir e combater o bullying, que gera marcas e tem consequências na vida adulta das pessoas. É imprescindível que todos se mobilizem para enfrentar esse problema, especialmente os pais, que devem orientar e conscientizar seus filhos sobre a importância do respeito mútuo para tornar as relações humanas mais respeitosas e tolerantes. É fundamental criarmos uma cultura contra o bullying", destacou o professor Herman.

As apostilas podem ser acessadas e descarregadas gratuitamente no site www.chegadebullying.com.br e no Portal da Educação do Estadowww.educacao.sp.gov.br. Uma tiragem impressa limitada está disponível por meio dos parceiros da campanha. Desenvolvido sob a coordenação da Plan International e do Cartoon Network América Latina, o conteúdo do material foi elaborado sob a consultoria de especialistas na área, como a autora e educadora brasileira Cleo Fante. Exercícios e jogos foram criados especialmente para cada faixa etária e desenvolvidos para tornar o material divertido e de uso fácil para crianças e adolescentes.

 

Com a série de apostilas, a campanha Chega de bullying agora integra televisão, web, redes sociais, além de programas em escolas e comunidades em toda a América Latina, para ajudar a proteger os jovens do bullying e do cyberbullying.

 

Paralelamente ao lançamento das apostilas, a campanha continua incentivando crianças e adultos a assinar o compromisso de acabar com obullying nas escolas. Por meio dos sites do Cartoon Network, Plan International e Visão Mundial, além de suas campanhas nas escolas e o aplicativo no Facebook, cerca de 400 mil jovens e adultos já se comprometeram a lutar contra o bullying.

 

O Cartoon Network também apresentou hoje dois novos anúncios de utilidade pública que destacam a importância da não discriminação e da tolerância como forma de evitar comportamentos de bullying. As peças mostram estudantes em situações que primeiro aparentam se tratar debullying, mas no final celebram a diversidade e as diferenças que enriquecem cada comunidade escolar.

 

A campanha Chega de bullying foi baseada em pesquisa que mostra que o bullying afeta milhões de crianças e é uma grande preocupação dos pais, educadores, especialistas e também das próprias crianças (dados de pesquisa adicionais podem ser solicitados).

 

Um estudo da Plan International e do UNICEF na América Latina estima que 50% a 70% das crianças já testemunharam ou foram vítimas debullying. No entanto, um dado alentador mostra que cerca de 90% dos 100 mil visitantes pesquisados no site da campanha Chega de bullyingacreditam que o bullying pode ser eliminado. Além disso, os entrevistados votaram pela criação de programas de prevenção nas escolas como a solução mais eficaz para se lidar com o problema.

 

Barry Koch, vice-presidente sênior e gerente geral do Cartoon Network América Latina, destacou que com seu programa de responsabilidade social, Movimento Cartoon, o Cartoon Network está empenhado na campanha Chega de bullying a longo prazo. "Reconhecemos que o bullying é um problema sério que realmente machuca as crianças e pode prejudicar suas vidas na escola e fora dela", disse ele. "Nos últimos 18 meses, a nossa campanha vem tentando sensibilizar para o problema. Com as apostilas, nossos parceiros e especialistas que trabalham em escolas e comunidades podem dar um passo adiante, dando apoio prático para as escolas que lutam com a questão".

 

A Plan International foi fundamental no desenvolvimento do material, assegurando a relevância e a alta qualidade do conteúdo especializado. De acordo com o diretor regional da Plan, Roland Angerer, a organização vem se dedicando há muitos anos à prevenção da violência nas escolas. "Nossas pesquisas sugerem que 70% das crianças latino-americanas são afetadas pelo bullying, com sérias consequências para seu aprendizado e saúde em geral. Essas apostilas são uma ferramenta para que crianças, pais e educadores enfrentem o problema. Queremos que todos possam se sentir confiantes para buscar ajuda e acabar com o bullying". 

 

A Visão Mundial financiou a tiragem inicial das apostilas e está organizando uma série de eventos para criar conscientização sobre o bullying em 12 países. Stefan Pleisnitzer, diretor regional da organização, afirmou: "Muitas coisas positivas estão acontecendo na América Latina. Por outro lado, ainda temos milhares de crianças e adolescentes que sofrem porque são vítimas de seus pares, sendo humilhados e marginalizados. Frequentemente vemos nas notícias crianças que não podem mais suportar o bullying. Estamos pedindo a todos que se juntem à campanha, que participem e não sejam indiferentes".

 

Por sua vez, Alvaro Marchesi, Secretário Geral da OEI, organização iberoamericana de cooperação na área de educação, ressalta que "a escola deve ser um espaço onde meninos e meninas recebem educação de qualidade protegidos de qualquer tipo de violência. Por isso nos juntamos à campanha, que se encaixa no contexto de nossos projetos de educação em valores".

 

As apostilas e a nova campanha podem ser acessadas em português (www.chegadebullying.com.br) e em espanhol (www.bastadebullying.com).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado