Paul Krugman participa de minissérie da TV Cultura sobre rotina de estudantes em universidades americanas

Prêmio Nobel de Economia e o músico de jazz Joshua Redman estão entre as personalidades entrevistadas nos dois últimos episódios de Graduados. Vão ao ar nos dias 18 e 25/5, às 18h30

 

TV Cultura exibe neste sábado (18/5), às 18h30, o segundo  episódio da minissérieGraduados. Dirigido Helio Goldsztejn e Sônia Guimarães,  a série mostra a rotina de seis brasileiros que estudam nas instituições que lideram o ranking das melhores escolas superiores da América: Harvard, Princeton, Yale, Brown, MIT e Julliard School.

O segundo capítulo apresenta Henrique, Daniel e Wesleyan. Henrique é estudante de Engenharia Financeira na Universidade Princeton, estado de Nova Jersey. Paulistano de classe média alta, ele planejou com surpreendente maturidade a trajetória acadêmica iniciada na pré-adolescência, quando frequentava os cursos de férias em diferentes universidades americanas.

Henrique chegou a Princeton com total apoio da família. O pai, advogado, alimentou uma conta poupança ao longo de anos, só para patrocinar a graduação dos dois filhos. "Desde que vocês estudem numa das dez melhores do mundo", dizia Gustavo Freitas, para  Henrique e sua irmã.

Daniel e Wesleyan levam Graduados a Boston, estado de Massachusetts. Ambos são bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras, do governo brasileiro. Daniel é aluno do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e está fascinado com a dinâmica, que estimula o estudante a criar e desenvolver produtos durante toda a graduação. Wesleyan está na Universidade Harvard e já percebeu a diferença que pode fazer para seu futuro integrar o time que vem pesquisando o desenvolvimento de órgãos artificiais.

O programa ainda traz depoimentos de Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia em 2008 e professor da Universidade Princeton, dos economistas Gustavo Franco, doutor pela Universidade Harvard, e Ciro Biderman, professor da FGV e do MIT, e do músico de jazz Joshua Redman, graduado com honra em Estudos Sociais pela Universidade Harvard.

Já  terceiro e último episódio foi gravado na Juilliard Schooll of Arts, uma das mais disputadas escolas superiores de artes do mundo, em Nova York. Vai ao ar no sábado, 25/5, às 18h30.

O programa apresenta João Kouyoumdjian, violonista pós-graduado pela Juilliard, um dos responsáveis pela aproximação entre a Juilliard School e o projeto Guri Santa Marcelina (São Paulo) de inclusão social por meio da arte.  Há quatro anos que alunos e professores da Juilliard têm vindo com frequência ao Brasil, para masterclasses com os jovens integrantes do projeto.

A minissérie ainda traz depoimentos de Ron Carter, músico de jazz, mestre pela Manhattan School of Music e professor da Juilliard, de Marin Alsop regente da OSESP, graduada e mestre pela Juilliard, e Maria Bonomi, artista plástica que estudou nos Estados Unidos na década de 50, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado