FAROESTE CABOCLO, longa de René Sampaio

Marcos Bernstein e Victor Atherino assinam o roteiro inspirado na música de 1979. Philippe Seabra, do Plebe Rude, é o autor da trilha sonora de Faroeste Caboclo, filme que estreia nos cinemas das principais cidades em 30 de maio.

Numa narrativa que nos lembra o cordel brasileiro, a letra da música Faroeste Caboclo tem 159 versos que narram a vida de João de Santo Cristo desde a sua infância, na Bahia, à sua trajetória em Brasília. A história tem os elementos de uma tragédia grega conduzida por um personagem solitário que nos causa compaixão e receio. No percurso de sua vida, João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira) encontra caminhos bifurcados e faz suas escolhas, mas para viver o grande amor com Maria Lucia (Isis Valverde) ele precisa encarar seus dilemas e seus conflitos, além do playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), também apaixonado por ela.

O relato cinematográfico de Faroeste Caboclo se serve de uma câmera que observa, de forma quase contemplativa, a infância e adolescência de João de Santo Cristo no interior da Bahia. Já em Brasília, a câmera acompanha de perto o personagem, quase interferindo em suas ações.

Com fotografia de Gustavo Hadba, o filme Faroeste Caboclo é produzido por Bianca De Felippes, Marcello Maia. Marcos Paulo (1951-2012) faz o pai da personagem Maria Lucia (Isis Valverde), em seu último trabalho como ator. Flavio Bauraqui faz uma participação especial, como pai do menino João de Santo Cristo.

SINOPSE
O filme conta a saga de João de Santo Cristo (Fabricio Boliveira) desde sua infância no interior da Bahia até sua ascenção quando vai tentar a sorte em Brasília. Ajudado por Pablo (Cesar Troncoso), um primo distante, peruano, que vende drogas da Bolívia, ele Vai trabalhar numa carpintaria, mas também se envolve com o tráfico de drogas. Um dia, por acaso, ele conhece a bela Maria Lúcia (Isis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo). Os dois se apaixonam mas João mergulha cada vez mais numa escalada de crime e violência – até encontrar seu maior inimigo, o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), rival nos negócios e no coração de Maria Lúcia. Uma história de amor, ódio e vingança livremente inspirada na música "Faroeste Caboclo", de Renato Russo.

RENÉ SAMPAIO
René Sampaio faz sua estréia em longa-metragem com Faroeste Caboclo. É diretor dos curtas Antes do Fim, O Homem e Sinistro - filme que recebeu sete candangos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, dois kikitos no Festival de Gramado e mais de 10 prêmios em outros festivais do Brasil. Todos os seus filmes foram coproduzidos pela brasilense Fogo Cerrado Filmes. 
Formado em Jornalismo e Publicidade pela Universidade de Brasília (UnB), René dirige também comerciais e é renomado e premiado nessa área, tendo alcançado diversos prêmios como o Leão de Prata em Cannes, em 2005. Desde o início dos anos 2000 trabalha com cinema independente e propaganda na produtora Fulano Filmes, da qual também é sócio, e onde produz comerciais, conteúdos para TV e projetos para cinema.

BIANCA DE FELIPPES 
Bianca de Felippes foi responsável pela produção e distribuição do primeiro grande sucesso da retomada do cinema brasileiro: Carlota Joaquina – Princesa do Brasil (1995), de Carla Camurati, que ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores e foi o precursor da retomada do cinema brasileiro. Foi sócia da Copacabana Filmes por 14 anos (1993 a 2007).
Em 2006, Bianca fundou a Gávea Filmes, que tem Faroeste Caboclo como sua primeira produção para cinema. A Gávea também atua na distribuição de filmes, com longas como Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro (2007), de Fabiano Maciel; Fumando Espero (2009), de Adriana Dutra; Domingos ( 2011) de Maria Ribeiro; Elza ( 2011), de Isabel Jaguaribe; Paralelo 10 ( 2012), de Silvio DaRin. Para a TV, produziu os programas Campeões de Audiência e SEWATCLOOK, de Michel Melamed, para o Canal Brasil. No teatro, a Gávea produziu sucessos como Regurgitofagia, Dinheiro Grátis , Homemúsica e Adeus a Carne, de Michel Melamed; O Desaparecimento do Elefante, de Haruki Murakami, dirigido por Monique Gardenberg; A Mecânica das Borboletas, de Walter Daguerre, dirigido por Paulo de Moraes; Oréstia de Esquilo, dirigido por Malu Galli ; Rock'n'Roll , de Tom Stoppard; Um dia no verão, de Jon Fosse, entre outras . A produtora também foi responsável pela coordenação de produção da grande exposição de Vik Muniz no Museu de Arte Moderna do Rio, em 2009, e pela Mostra de Cinema Olhares sobre a Exploração Sexual de Crianças e adolescentes ( 2008).

MARCELLO LUDWIG MAIA
Comemorando 25 anos de trajetória no cinema brasileiro em 2013, o produtor carioca Marcello Ludwig Maia coordena desde 1995 sua própria produtora, a República Pureza.
Entre os filmes nos quais teve participação fundamental, destacam-se Madame Satã, de Karim Ainouz; Amarelo Manga e Febre do Rato, de Claudio Assis; Um Passaporte Húngaro, de Sandra Kogut; três projetos de Walter Carvalho - os longas documentais Moacir Arte Bruta, Lunário Perpétuo (protagonizado por Antônio Nóbrega) e Um Filme de Cinema (em finalização); dois longas de Julio Bressane - A Erva do Rato (Seleção Oficial do Festival de Veneza) e Educação Sentimental (em finalização).
Entre os projetos em andamento da República Pureza, estão A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante, e Órfãos do Eldorado, baseado no romance de Milton Hatoum.
Em Faroeste Caboclo, Marcello associou-se à produtora Bianca de Felippes, da Gávea Filmes, e ao diretor René Sampaio, da produtora Fogo Cerrado.

FICHA TÉCNICA
Brasil, 105 min
Direção: René Sampaio
Roteiro: Marcos Bernstein e Victor Atherino, inspirado na música de Renato Russo
Fotografia: Gustavo Hadba
Direção de Arte :Tiago Marques
Figurinos: Valéria Stefani
Montagem: Marcio Hashimoto 
Trilha: Philipe Seabra e Lucas Marcier
1º Assistente de direção: Gigi Soares
Caracterização: Auri Mota
Direção de Produção: Barbara Isabella Rocha
Som Direto: Leandro Lima
Edição de som: Miriam Biderman, abc
Mixagem : Paulo Gama
Produção de Finalização: Alexandre Seara
Coordenação Financeira: Marcos Mendonça
Maquinista chefe: Edu Mourão
Eletricista chefe : Jubel Magalhães
Efeitos Especiais: Hamilton Ressinger e Claudio Braga
Coreógrafo de lutas: Dani Hu
Produção de elenco: Marcela Altberg
Preparação de elenco: Sergio Penna
Elenco: Fabrício Boliveira, Isis Valverde, Felipe Abib, Antonio Calloni, César Trancoso, Marcos Paulo, Flávio Bauraqui, Lica Oliveira , Cinara Leal, Juliana Lohmann , Rodrigo Pandolfo, Leonardo Rosa, Tulio Starling, Romulo Augusto, Andrade Junior, Caco Monteiro , entre outros.
Participação Afetiva: Giuliano Manfredini
Produção executiva: Bianca de Felippes e Marcello Ludwig Maia
Produção: Gávea Filmes, Fogo Cerrado, República Pureza
Produção Associada: Fulano Filmes
Coprodução: Globo Filmes e Telecine
Distribuição: Europa Filmes e Rio Filme
Parceria: Avianca, Yahoo, IESB, ST. Peter Hotel
Patrocinadores: Petrobrás, Volkswagen, FAC Brasília, Talent, Seda, Fundo Setorial do Audiovisual, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro , Rio Filme .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado