Documentário inédito revela intimidade de uma família cubana para retratar aspectos sociais do país. No Canal Futura, dia 6/6, quinta-feira


SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira, às 14h30

Reprises às 21h, terças, quintas e sextas-feiras

 

03/06 (segunda-feira) - Um povo de luta

Direção: Antonio Assiz

A história do Movimento Popular de Saúde remete aos fins da década de 1970, na Zona Leste da cidade de São Paulo, quando moradoras do Jardim Nordeste, Zona Leste, e estudantes de medicina iniciam um trabalho e uma luta por melhorias na saúde. A organização autônoma e inovadora deste movimento popular levou a um rápido crescimento e ao protagonismo social em importantes conquistas para a saúde que se mantêm até hoje. O Movimento de Saúde nasceu com uma força e um vigor em suas reivindicações que as autoridades não conseguiram conter e que grande parte das lutas se transformaram em equipamentos de saúde.

 

04/06 (terça-feira) - Tooro Nagashi - Luzes ao vento

Direção: Éster Marçal Fér

O dia 2 de novembro é uma data especial na cidade de Registro-SP, onde há mais de um século instalou-se a primeira colônia de imigração japonesa no Brasil. Este Sala de Notícias acompanha uma cerimônia de homenagem aos antepassados que acontece no município. A festa transforma o rio Ribeira de Iguape em um espetáculo de luz e cor. Com muita sensibilidade e informação, a obra mostra o resgate da memória dos moradores da região que ainda hoje valorizam as tradições japonesas e suas influências sobre a cultura brasileira.

 

05/06 (quarta-feira) - Sírios em Transição

Direção: Marina Darmaros e Wissam Moukayed

Ex-oficial do exército sírio exilado em Moscou, onde estuda jornalismo, retorna à terra natal para mostrar horrores cometidos pelo exército de Bashar Al Assad que a TV russa tenta esconder.

 

06/06 (quinta-feira) – Cuba Adentro

Direção: Eliza Capai

Cuba Adentro escapa do que permeia as produções sobre a Ilha - prós ou contras o modelo de Castro – para entrar na intimidade de uma família cubana. A produção mostra um dia com Edel, um artista plástico de 40 anos, acompanhando a relação dele com seu filho, pais e namorada. Todo o documentário é gravado sem sair na rua: dentro da casa de Edel e de seus pais, utilizando os lares como metáforas da própria condição do país. No contexto do início do processo de abertura econômica que se desenrola, Cuba Adentro mostra um fragmento de um mundo destinado a desaparecer em breve, deixando um registro de um lapso da historia da humanidade impossível de ser replicado.

 

07/06 (sexta-feira) – Novas Caravanas

Direção: Rafael Bacelar e Rodolfo Da Silva Gomes

Ao som do tecnobrega, um ônibus convertido em boate móvel já circulou por mais de 300 cidades do Brasil para divulgar a música eletrônica da região amazônica. Trabalhando pela preservação ambiental e pela tolerância no convívio com as diferenças, a Caravana Carbono Neutro foi reconhecida pelo MinC como Ponto de Mídia de Livre em 2008. Este Sala de Notícias apresenta o casal que está à frente desta iniciativa e recapitula outras de suas vivências artísticas nômades e as polêmicas deixadas por onde passaram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado