EM DOCUMENTÁRIO INÉDITO, ASTRO DO BASQUETE EXPÕE O MASSACRE DE ELEFANTES AFRICANOS

 
 
 
Yao Ming viaja aos países mais afetados pelo tráfico de vida selvagem e mostra ao mundo as situações alarmantes causadas
 pelo mercado clandestino
 
Yao Ming
 
 
 

A cada ano, aumenta significativamente o número de elefantes selvagens sacrificados na África em nome do mercado clandestino abastecido por produtos feitos em marfim – a caça ilegal é perpetrada por uma das maiores e mais organizadas redes de tráfico de vida selvagem. Apenas no ano passado foram mortos 25.000 elefantes; considerando-se os últimos 60 anos de caça predatória, esse número chega a 4,5 milhões.

Domingo, 30 de novembro, às 21h, o Animal Planet apresenta PROJETO YAO MING: SALVANDO ESPÉCIES (Yao Ming Project), um documentário com uma hora de duração que acompanha o astro do basquete Yao Ming em uma viagem à África, onde ele enfrenta a luta contra a caça clandestina. O objetivo das visitas e entrevistas feitas por Ming é chamar a atenção do mundo para o massacre de elefantes que injeta bilhões de dólares no mercado ilegal.

Em sua jornada, Ming se depara com a situação consternadora e compartilha com o telespectador a realidade alarmante: diariamente, esses gigantes da África são mortos com crueldade para extração de suas presas. Ao relatar ao mundo sua experiência, ele reitera que a verdadeira batalha para erradicar vai muito além da África, ultrapassa fronteiras e chega ao tráfico internacional.

"Yao representa a próxima geração de ambientalistas. Tê-lo como embaixador é uma importante vitória para a vida selvagem ", afirma Peter Knights, diretor-executivo da WildAid, única organização dedicada exclusivamente a reduzir a demanda por produtos derivados da caça clandestina.

Yao também viaja para o Quênia, lar do povo Samburu e habitat natural de elefantes africanos –  como partes da cultura ancestral dos Samburu, esses animais são cruciais para a sobrevivência da comunidade. Lá, Ming descobre que a caça não somente destrói espécies da vida selvagem, como também causa prejuízos incalculáveis para as tribos que dependem delas. Depois, Ming se encontra com Sir Iain Douglas-Hamilton,  renomado especialista em elefantes que também transmite a mensagem da WildAid: existe uma corrida contra o tempo para salvar os elefantes e a matança será interrompida quando a demanda deixar de existir.

"Os preços exorbitantes incentivam os caçadores a persistirem. Quando compramos marfim, também nos tornamos assassinos ", disse Yao Ming.

Os elefantes não são as únicas espécies vítimas da caça ilegal. Rinocerontes são muito procurados por seus chifres,  o que resulta na morte de dois exemplares por dia, só na África do Sul – lá, Yao Ming viaja para a Reserva Kariega, onde registra a luta pela sobrevivência de filhotes de rinocerontes cujos pais foram mortos por caçadores.

Determinado, Yao Ming procura chamar a atenção do mundo para urgência de uma mobilização que impeça a caça ilegal de animais selvagens: "quando a nossa mensagem chegar a todos que assistirem a este documentário, mais pessoas vão se unir à causa contra a caça clandestina," afirma.

SERVIÇO
PROJETO YAO MING: SALVANDO ESPÉCIES (Yao Ming Project)
Estreia: Domingo, 30 de novembro, às 21h 
Classificação Indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio