Tom Jobim é homenageado nas Rádios Cultura FM e Cultura Brasil


O músico, que faleceu há 20 anostem também sua obra lembrada na internet

 

São Paulo, 26 de novembro de 2014 - Oito de dezembro de 1994. 10 horas da manhã, horário de Brasília. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim falecia no Hospital Monte Sinai de Nova York. Para lembrar os 20 anos de sua morte, a Rádio Cultura FM estreia no dia 6 de dezembro (sábado)às 13h, a série Antônio Brasileiro, 20 anos de saudade, escrita e apresentada pelo pesquisador Omar Jubran.

 

Em 13 programas de meia-hora, Omar Jubran recupera aspectos diversos da biografia e das músicas do genial compositor. Entre outros aspectos, serão enfocadas as composições individuais de Tom Jobim; o trabalho com parceiros como Vinícius de Moraes, Newton Mendonça, Aloysio de Oliveira e Chico Buarque; e os grandes intérpretes nacionais e internacionais que gravaram sua obra. Os ouvintes também conhecerão dados biográficos importantes da carreira do artista, sua relação com a natureza e o meio ambiente, além de  histórias curiosas de uma carreira extraordinária.

 

No dia 8 de dezembro (segunda-feira), a Rádio Cultura Brasil estreia o módulo O admirável Tom Jobim. Músicos importantes que conviveram com o artista (Francis Hime, Raul de Souza – que participou de seu último CD –, Amilton Godoy e Mário Albenese), maestros (Norton  Morozowicz e Waltel Branco) e artistas da nova geração (Nina Becker, Jennifer Souza, Diogo Poças, Mônica Salmaso, Toninho Ferragutti...) destacam a importância de sua obra para a cultura brasileira. Os depoimentos de intérpretes e compositores sobre a arte de Jobim serão apresentados em três edições diárias ao longo da programação.

 

Tom na internet

 

A Rádio Cultura Brasil lança no dia 1º de dezembro (segunda-feira) em seu site www.culturabrasil.com.br, a página especial Jobim, por Antônio Brasileiro. Trata-se de uma série de 13 módulos com trechos da última entrevista que ele concedeu à Rádio Cultura, no início da década de 90, realizada pelo jornalista João Máximo.

 

Em Jobim, por Antônio Brasileiro, o compositor fala de família, músicos que o influenciaram, a importância de Heitor Villa-Lobos, a gravação do primeiro disco de bossa nova, de Elizeth Cardoso, do show de bossa nova no Carnegie Hall em Nova York e do primeiro encontro com Vinicius de Moraes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio