ESPECIAL "A VERDADEIRA HISTÓRIA DE FREE WILLY" REFLETE SOBRE O APRISIONAMENTO DE BALEIAS




 
 
 
 Animal que estrelou filme foi devolvido ao habitat natural depois de passar 14 anos em cativeiro e intensificou debate sobre a captura de baleias
 
 
 Keiko 
 
 

Poucos animais que viveram em cativeiro chamaram tanta atenção da opinião pública quanto Keiko, a baleia que virou estrela de cinema com o filme Free Willy, de 1993. No domingo, 17 de maio, às 21h30, o Animal Planet exibe o documentário A Verdadeira História de Free Willy (Keiko: The Untold Story of Free Willy), um registro emocionante sobre a história de Keiko e de tantas outras orcas que são retiradas dos oceanos e separadas de suas famílias.

O documentário com uma hora de duração foi filmado ao longo de quatro anos pela cineasta Theresa Demarest e apresenta imagens inéditas de Keiko em liberdade, além dos depoimentos de especialistas em cetáceos, e de pessoas que trabalharam no processo de readaptação de Keiko à natureza, entre elas Colin Baird e Thorbjorg 'Tobba' Valdis Kristjansdottir – todos compartilham relatos comoventes sobre Keiko e sua história.

A produção traz informações sobre a espécie e reflete e o impacto que os anos de cativeiro exercem nos instintos de sobrevivência das orcas que são capturadas e privadas da vida no oceano – elas deixam de sentir as marés, de colaborar com outras orcas, de exercitar seus próprios meios de comunicação e são condenadas a nadar em círculos, aprisionadas em aquários invariavelmente pequenos para suas necessidades.

Capturada e separada de seus pais quando tinha dois anos, Keiko passou os 14 anos seguintes em cativeiro, cumprindo um cronograma rígido de apresentações para turistas, até que Hollywood a escolheu para viver o papel principal em Free Willy, que viria a ser um sucesso de bilheteria.

Quando milhões de fãs no mundo todo, a maioria deles crianças, descobriram que Keiko não era livre como a sua personagem, iniciou-se uma campanha para devolvê-la a seu habitat natural. Depois de uma campanha com engajamento massivo, uma equipe de especialistas começou a trabalhar na readaptação de Keiko às água da Islândia, onde ela nasceu.

Na fase inicial, a baleia passou dois anos em Oregon, Estados Unidos, recuperando a saúde e, em 1998, foi enviada para a Islândia – assim, Keiko tornou-se a primeira orca de cativeiro a regressar ao mundo selvagem.

Ainda hoje, há a discussão sobre a eficácia da iniciativa de devolver a baleia para o ambiente selvagem e segue o debate sobre qual seria o destino ideal para as cinquenta e quatro orcas que ainda permanecem em cativeiro.

 

SERVIÇO

A Verdadeira História de Free Willy (Keiko: The Untold Story of Free Willy)

Estreia: domingo, 17 de maio, às 21h30

Classificação Indicativa: Livre

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio