Futura: Cine Conhecimento apresenta “Haifa”, de Rashid Masharawi, no dia 01/08
"Pequenas Flores Vermelhas", de Zhang Yuan, será reprisado no domingo, dia 02/08
No próximo sábado, 01/08, às 22h, o Futura exibe o filme "Haifa", do diretor Rashid Masharawi. O filme se passa na Palestina, em um campo de refugiados, e Haifa é um ex-combatente que mantem viva a esperança de voltar à ativa. Haifa não trabalha e vive da caridade dos amigos, porém, como circula o tempo todo pela pequena comunidade, acaba sendo o mais informado entre todos os refugiados. Ele é muito próximo da família de Abu Said, ex-policial que encontra novas esperanças ao se envolver com política, enquanto sua esposa tenta encontrar uma noiva para seu filho mais velho, que está preso. O filme entrelaça diferentes histórias e trata diversas questões da cultura árabe.
No domingo, 02/08, às 22h, o Cine Conhecimento reprisa "Pequenas Flores Vermelhas", do diretor chinês Zhang Yuan. O longa-metragem acompanha um menino de quatro anos que está entrando na escola pela primeira vez. É uma parábola contemporânea (pós Revolução chinesa de 1949) sobre a natureza, as complexidades e vicissitudes de ser obrigado a se encaixar numa sociedade que exige isso. Baseado em livro de um dos escritores modernos mais vendidos da China, a produção é uma das primeiras vozes do cinema underground chinês marcada pela sátira e crítica social.
Além da exibição dos filmes, o Cine Conhecimento transmite ao público informações sobre as obras, como detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens, a fim de compreender comportamentos e diferenças culturais. Os comentários são apresentados por Lorena Calábria com a participação de convidados: a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.
CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA:
01/08, sábado, 22h
HAIFA
Direção: Rashid Masharawi
Produção: Palestina (1996)
Classificação indicativa: 10 anos
Com Mahammad Bakri, Ahmad Abu Sal'Oum, Hiyam Abbass, Nawal Zaqout
Haifa, apelidado em homenagem à sua cidade do coração, frequenta um campo de refugiados palestinos. Mesmo sendo considerado um tolo por muitos, há coisas que só ele sabe. Haifa é muito amigo da família de Abu Said, ex-policial que encontra novas esperanças ao se envolver com política, enquanto sua esposa tenta encontrar uma noiva para seu filho mais velho, que está preso. O filho mais novo do casal é cínico e rebelde e se recusa a acreditar nas coisas. Já a filha de doze anos, romantiza sobre o futuro, imaginando o que este lhe reserva. Essas diferentes histórias se entrelaçam em uma interpretação oportuna da mentalidade palestina atual.
02/08 - Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30
CARTAS INSIGNIFICANTES E CRIMES DE AMOR
Direção: Gianfrancesco Lazotti
Produção: Itália (2010)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Cristiana Capotondi, Filippo Nigro, Nicoletta Romanoff
Rosalba ama Danilo, um jovem detento, e decide lhe enviar uma carta doce, apaixonada e lírica todos os dias. Para isso, pede ajuda a Katia, sua melhor amiga, que tem as pernas paralisadas por uma distrofia muscular. Quando Rosalba e Danilo terminam, Katia dá continuidade à correspondência, se envolvendo emocionalmente com o ex-namorado da amiga. Obstinada, ela consegue burlar as regras do presídio para fazer visitas frequentes a Danilo e inicia um relacionamento que muda a vida dos dois.
02/08, domingo, 22h
PEQUENAS FLORES VERMELHAS
Direção: Zhang Yuan
Produção: Itália, China (2006)
Classificação indicativa: Livre
Com Chen Manyuan, Dong Bowen, Ning Yuanyuan, Zhao Rui
Pequenas Flores Vermelhas acompanha um menino de quatro anos que está entrando na escola pela primeira vez. É uma parábola contemporânea (pós Revolução chinesa de 1949) sobre a natureza, as complexidades e vicissitudes de ser obrigado a se encaixar numa sociedade que exige isso. Baseado em livro de um dos escritores modernos mais vendidos da China e dirigido por Zhang Yuan, uma das primeiras vozes do cinema underground Chinês, o filme é uma obra de sátira e crítica social.
Comentários