‘Mundo S/A’ mostra marcas que ganharam o mundo com o funk ostentação
O 'Mundo S/A' da próxima segunda-feira, dia 27, apresenta as marcas da periferia de São Paulo que viraram moda e ganharam o mundo com o funk ostentação. O mercado de forte potencial, formado por pessoas que querem empreender, deve movimentar quase 70 bilhões de reais só esse ano. A repórter Maíra Donnici conhece o lado empreendedor de MC Guimê, empresário e cantor de 22 anos, cujo cachê começou em R$ 50 e hoje passa de R$ 50 mil. É dele a música "País do Futebol", um dos maiores hits de 2014, que virou abertura de novela, hino não oficial da Copa do Mundo e teve um milhão de acessos na internet em menos de 24 horas. Hoje, além de shows, MC Guimê ainda ganha dinheiro fazendo publicidade e com um site para vender roupas e acessórios do seu estilo para os fãs.
A repórter Maíra Donnici vai também ao Tatuapé conhecer a produtora de KondZilla, o empresário e videomaker Konrad Dantas, que divulga esse estilo nos clipes que produz e dirige. São dele os clipes "Toda Toda" (42 milhões de visualizações), "Plaque de 100" (60 milhões de visualizações) e "Onde eu Chego Paro Tudo" (31 milhões). Ele sabe usar a internet para fazer barulho e dinheiro e explica a importância da mídia no seu trabalho: "A internet nos deu a possibilidade de veicular a nossa obra". E ele não ficou só no funk. Produziu o último DVD de Charlie Brown Junior, um clipe recente de Claudia Leitte, começou a dirigir filmes publicitários e também abriu loja na internet. "Tem muito mais gente na periferia do que no asfalto. E as pessoas começam a se voltar para o que a massa está comprando, assistindo", explica.
Outro personagem deste primeiro programa é Jeferson Santos, dono da Egosss, marca de vestuário inspirada no estilo de rappersamericanos. A grife, que começou na periferia, hoje fatura em torno de 450 mil reais por mês, tem showroom no Jardim Anália Franco, zona leste de São Paulo, revenda em Nova York e Los Angeles. Veste artistas ligados ao funk, como Naldo Beni, e jogadores de futebol, como Luis Fabiano, entre muitos outros, mas mantém a inspiração na hora de criar novas coleções. "A periferia sempre esteve em alta. As outras marcas é que nunca olharam para ela. Os moradores da periferia querem consumir, gostam de estar bem vestidos", explica o empresário.
O 'Mundo S/A' vai ao ar na segunda-feira, dia 27, às 23h, na GloboNews.
Foto: Maria Prata grava o programa em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.
Crédito: Globo/Ramón Vasconcelos
Comentários