Música de cinema no Clássicos
Programa da TV Cultura apresenta neste sábado (25/7), às 21h30, programa da Osesp que mistura trilhas de filmes e repertório tradicional
São Paulo, 21 de julho de 2015 – O programa que a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) apresentou dia 16 de maio de 2015, na Sala São Paulo, teve obras de John Wiiliams, Bernard Herrmann e Hector Berlioz. A gravação exclusiva da TV Cultura é a atração do próximo Clássicos, que vai ao ar nosábado (25/7), às 21h30.
Este concerto com repertório montado de forma pouco convencional conta com a Sinfonia Fantástica de Hector Berlioz – escrita quase 70 anos antes de o cinema ser inventado –, que é uma obra que sugere cenas e imagens ao seu ouvinte quase initerruptamente, enquanto as Suítes dos filmes são essencialmente obras sinfônicas da maior qualidade.
O maestro Denève, que regeu o concerto, disse que "de maneira geral, tanto em Berlioz quanto em Herrmann e Williams, é recorrente o aproveitamento de certas tensões e dissonâncias para criar efeitos impressionantes, com grande apelo visual. Pensemos na música da cena mais conhecida de Psicose, quando Janet Leigh é atacada no chuveiro. O material musical é muito simples, não há quase nada, um glissando nas cordas, no registro agudo, o intervalo de nona menor. Há uma grande singularidade na orquestração, que ressalta o caráter estranho da passagem".
CLÁSSICOS – No ar sábado, 25/07/2015 – 21h30
Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo)
Stéphane Denève, regente
Gravado ao vivo na Sala São Paulo em 16/05/2015, pela TV Cultura
John Williams Contatos Imediatos de Terceiro Grau: Suíte
Bernard Herrmann Um Corpo Que Cai: Suíte
John Williams A Menina Que Roubava Livros: Suíte
Bernard Herrmann Psicose: Suíte
Bernard Herrmann Intriga Internacional: Tema
Hector Berlioz Sinfonia Fantástica, Op. 14
Comentários