Programa inédito aborda a Revolução Constitucionalista de 1932
A atração será exibida no SescTV, no dia 27/7, segunda, às 20h, com direção de João Batista de Andrade
Cartaz de convocação de voluntários. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Episódio inédito da série Na Sombra da História discute a Revolução Constitucionalista de 1932, uma batalha do povo paulista contra o Governo de Getúlio Vargas e um dos maiores acontecimentos armados do País. Com direção do cineasta João Batista de Andrade, a produção inédita vai ar ao no dia 27/7, segunda, às 20h, no SescTV.
Para falar sobre a Revolução de 1932, o programa vai até o ano de 1930, quando aconteceu o golpe de Estado que depôs o presidente Washington Luis, do Partido Republicano Paulista, e impediu que seu sucessor Júlio Prestes, vencedor das eleições, assumisse o cargo. Vargas é colocado na presidência, incomodando o povo do estado de São Paulo, conhecido na época como "A locomotiva do Brasil", por seu desenvolvimento e industrialização. Principalmente a elite, oriunda da cafeicultura e das indústrias, não ficou feliz.
A situação piorou quando Vargas nomeou o tenente João Alberto para governar o estado paulistano. Contra a ditadura do novo comando, a elite convoca o povo para sair às ruas e defender a Constituição, que tinha sido anulada pelo presidente. Armados, civis enfrentaram militares em uma guerra que marcou a História do Brasil.
A Revolução de 1932 foi suprimida pelas tropas do Governo, mas o impacto causado pela opinião pública contribuiu para que Vargas acatasse diversas exigências dos paulistas e para a convocação da Assembleia Constituinte de 1934, que criou uma nova Constituição com mais direitos.
Comentários