GloboNews lança ‘Que Mundo É Esse?’ com debate mediado por Pedro Bial


 

A GloboNews promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 23, um evento para lançar a exposição 'Que Mundo É Esse?", no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. As fotos foram tiradas no Curdistão por André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli, na gravação do programa de mesmo nome que o canal estreia neste domingo, dia 26, às 23h.

 

Eugenia Moreyra, diretora da GloboNews, recebeu os convidados no Museu do Meio Ambiente e apresentou o projeto como uma das grandes histórias da atualidade. "Como um canal de notícias, estamos sempre em busca das melhores histórias, nossa curiosidade nos move nessa direção", definiu a diretora. Para mediar o debate, ela convidou o jornalista e apresentador Pedro Bial, que esteve em 1991 no Curdistão, e participou de grandes coberturas jornalísticas do século XX, como a queda do muro de Berlim e a guerra da Bósnia, entre outros.

 

Bial destacou a importância de contar essa história de um povo tão distante sob a perspectiva de um olhar brasileiro, registrando momentos que talvez não chamassem a atenção de um cinegrafista de uma agência de notícias internacional, por exemplo. "Tive a oportunidade de assistir ao primeiro episódio, feito naquele velho gênero de jornalismo, a reportagem, que compartilha com o espectador o processo de descoberta. Eles nos levam junto nessa viagem e nós vamos descobrindo junto com eles", contou o apresentador.

 

O escritor e diretor André Fran contou que o objetivo do programa é contar histórias que parecem surreais no mundo de hoje e que nos fazem questionar "que mundo é esse?". "Ficamos hospedados em um hotel cinco estrelas, a algumas dezenas de quilômetros da cidade de Mossul, dominada pelo Estado Islâmico. Tendemos a achar que esses territórios dominados pelo ISIS são tendas, improvisadas. Mas não, Mossul tem dois milhões de habitantes e 12 mil caras do Estado Islâmico que controlam essa população. A cidade tem shopping, internet, igreja, como qualquer grande cidade, e tudo funciona normalmente", explicou.

 

Michel Coeli, o fotógrafo e cinegrafista do grupo, garantiu que o fato de serem brasileiros abriu muitas portas: "Sem dúvida as coisas se tornam mais fáceis quando dizemos que somos do Brasil, nosso passaporte abre muitas portas". E o fato de viajarem sempre com equipamento compacto, que não chama tanta atenção, também foi fundamental. "Isso nos ajudou muito: a equipe é enxuta e o equipamento é muito compacto. Além de uma câmera de cinema bem pequena, levamos um drone, equipamento usado como suporte para câmeras, com o objetivo de fazer imagens aéreas, que usamos no campo de refugiados, uma GoPro e eventualmente filmamos do celular também", descreveu.

 

Felipe UFO, economista de formação e produtor do programa, contou que desde 1991, quando Bial esteve na região, a população curda conquistou muitos avanços e um pouco de autonomia, especialmente com o fim da ditadura de Saddam Hussein, em 2003. "A cidade de Erbil, uma das maiores do Iraque, se desenvolveu muito. A região é próspera, são 11 anos com crescimento 10% acima do PIB. Então temos uma história bonita para contar no programa desse povo que sempre foi massacrado, considerado terrorista por uns, guerreiros da liberdade por outros", definiu.

 

Com direção geral de Rodrigo Cebrian e produzido pela BASE#1, o programa "GloboNews Que Mundo É Esse?" estreia no domingo, dia 26, às 23h. A exposição de fotos fica em cartaz no Jardim Botânico até o dia 24 de agosto.

 

Foto: André Fran, Michel Coeli e Felipe UFO na abertura da exposição "Que Mundo É Esse?", no Jardim Botânico.

Crédito: Globo/ João Cotta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado