Espectro Não Licenciado Oferece Novas Soluções de Conectividade para Ecossistema do Setor de Banda Larga Móvel


Relatório da 4G Americas analisa métodos inovadores para agregação de espectro 

BELLEVUE, Wash. – 5 de novembro, 2015 - A 4G Americas, a associação setorial e voz de 5G para as Américas, divulgou hoje um novo relatório chamado Agregação LTE e Espectro Não Licenciado, analisando o descarregamento de dados das redes LTE licenciadas para o espectro não licenciado.  O relatório analisa especificamente os trabalhos recentes sobre descarregamento para a Rede Sem Fio de Área Local (Wireless Local Area Network - WLAN) via LTE e Agregação WiFi, realizados pela 3rd Generation Partnership Project (3GPP), além do uso direto de LTE em espectro não licenciado.
 
"Para o setor de banda larga móvel, a demanda de consumidores e clientes corporativos por conectividade sem fio para transmissão de dados incentivou soluções inovadoras para a agregação de espectro", disse Chris Pearson, Presidente da 4G Americas.  "Com um volume limitado de espectro licenciado para uso exclusivo, as opções de agregação aumentaram para incluir o espectro licenciado e não licenciado para atender a essa demanda."
 
O relatório educacional inclui uma análise detalhada dos métodos desenvolvidos recentemente por órgãos de padronização e a indústria para descarregamento de dados usando espectro não licenciado, incluindo:
 
 

  • Agregação LTE-WLAN (LWA): Uma nova alternativa para a integração de LTE e WLAN é a agregação de dados na rede de acesso de rádio, onde um Evolved NodeB (eNB) programa os pacotes que serão servidos via links de rádio WiFi e LTE. Isso se assemelha com os recursos de agregação de portadores e dupla conectividade, definidos em 3GPP Release 10 e Release 12. A vantagem dessa solução é o controle e utilização mais aprimorada desses recursos em ambos os links. Com isso, é possível aumentar a velocidade agregada para todos os usuários e aumentar a capacidade do sistema inteiro ao aprimorar a gestão de recursos de rádio entre usuários.
  • Acesso Assistido Licenciado (Licensed Assisted Access - LAA): A implementação da própria LTE em espectro não licenciado é uma alternativa para aproveitar de espectro não licenciado e complementar as redes móveis.  A LTE foi implementada com sucesso para oferecer transmissão de dados de banda larga móvel. Para as operadoras e fornecedores, o uso dessa tecnologia em espectro licenciado e não licenciado permite aproveitar de investimentos atuais ou planejados em hardware do LTE/Evolved Packet Core (EPC) na rede core e de rádio, além de simplificar a arquitetura de Equipamento do Usuário (User Equipment - UE). 
  • LTE Não Licenciado (LTE Unlicensed - LTE-U): Mais uma tentativa de ampliar o uso de LTE no espectro não licenciado.  O Fórum LTE-U publicou especificações e estudos com os requisitos mínimos de estações base e UE e para a coexistência com WiFi.  
  • Outros: No setor, outras opções emergentes para multiconectividade/agregação na camada de rede incluem o Protocolo para Controle de Transmissão Multipath (Multipath Transmission Control Protocol - MP-TCP) e Quick User Datagram Protocol Internet Connections(QUIC)

 
"A 4G Americas acredita que a identificação e leilão de espectro licenciado para uso exclusivo deve ser uma prioridade para países das Américas.  Mesmo assim, é necessário garantir o uso eficiente de espectro licenciado, compartilhado e não licenciado", disse Pearson.  "A opção de integração inteligente com o espectro não licenciado é uma possível solução para um método integrado de descarregamento que oferece mais eficiência, mas permite utilizar a mesma tecnologia de rádio core no espectro licenciado e não licenciado."
 
O relatório Agregação LTE e Espectro Não Licenciado  é uma colaboração dos membros da 4G Americas e pode ser descarregado gratuitamente pelo sitewww.4gamericas.org.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado