Produção inédita The Truth About Fat desvenda as verdades e mitos sobre a grande vilã da saúde, a gordura - neste domingo, 8 de novembro, às 23 horas, no BBC Earth

Comandado pela médica britânica Saleyha Ahsan, mostra as diferentes
formas de consumir ou eliminar os nutrientes e 
apresenta pesquisa 
sobre alimento retirado do mar, rico em gorduras e chamado de 
"comida do futuro"

A obesidade é um dos males à saúde que mais preocupa na atualidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, mais de 600 milhões de pessoas na Terra eram obesas. E uma das maiores responsáveis por isso é a gordura. Mas embora seja uma grande vilã, ela também pode ser saudável e indispensável para a nossa vida, como mostra o documentário inédito The Truth About Fat que o canal BBC Earth apresenta no domingo, 8 de novembro, às 23 horas e na segunda-feira, 9 de novembro, às 4h25, 11h05 e 16h25; na sexta-feira, 13 de novembro, à meia-noite, 5h20, 11h50 e 18h05; e na quarta-feira, 25 de novembro, à meia-noite, 6h10, 12h10 e 18h05.     

Apresentado pela médica britânica Saleyha Ahsan, do Departamento de Acidentes e Emergências do Reino Unido, e que também trabalha com produções jornalísticas e audiovisuais dedicadas a direitos humanos e saúde, a doutora Ahsan vai em busca de respostas a partir de um problema pessoal, mas que atinge milhões de pessoas no mundo: o acúmulo de gordura no corpo.

Ela conversa com especialistas renomados para investigar o lado bom e o lado ruim das gorduras. Para isso, conta com a ajuda de um grupo de voluntários que se submete a alguns testes, entre eles, reduzir drasticamente o consumo de alimentos gordurosos. Os efeitos desta medida são surpreendentes e afetam o corpo e a mente. A doutora Ahsan também vai à Universidade de Stafforrdshire para conhecer um estudo liderado pela pesquisadora de ciências do esporte Jacky Forsyth que demonstra uma técnica mais eficiente de exercícios para ajudar na queima de gorduras.

Gorduras boas para a saúde

Outra verdade desvendada é sobre as gorduras saturadas e insaturadas. Em geral, é divulgado que as primeiras devem ser evitadas, pois podem aumentar o nível de colesterol no sangue e causar danos como doenças cardíacas. Já as demais podem trazer alguns benefícios. O programa vai até o MRC Human Nutrition Research - um laboratório moderno que conduz pesquisas sobre a alimentação humana - para mostrar um estudo da doutora Nita Farouhi (professora da Universidade de Cambridge) que tenta provar que as gorduras saturadas têm um lado bom. Inclusive, podem ajudar a evitar outros tipos de males para a saúde.

O Ômega 3, uma espécie de gordura altamente saudável, também é retratado no documentário. Além dele, a doutora Ahsan vai ao centro de pesquisas da doutora Carole Llewellyn, da Universidade de Swansea, conhecer um alimento retirado do mar que é rico em gorduras e é chamado de "comida do futuro".

The Truth About Fat mostra todas as vertentes que tratam da gordura e revela que ela nem sempre é vilã para a nossa saúde. E que nem sempre o certo a se fazer é eliminar o nutriente das nossas dietas. Mas sim saber o tipo, a quantidade e o jeito certo de ingeri-lo. 

Sobre a doutora Saleyha Ahsan

Saleyha Ahsan é uma médica britânica, formada na Universidade de Dundee e pós-graduada em Direitos Humanos e Legislação Humanitária na Universidade de Essex. Trabalha no Departamento de Acidentes e Emergências do Reino Unido. Tem participações em produções jornalísticas e audiovisuais dedicadas a direitos humanos e saúde. Participa também da produção de documentários voltados a zonas de conflito, como a Caxemira e áreas do Oriente Médio.

Entre os trabalhos mais destacados está a direção do filme "Article 17 - Doctors in Palestine", que mostra os desafios das equipes médicas que trabalham na Palestina.Também dirigiu o curta-metragem "My Mother's Daughter", vencedor de melhor filme europeu no Pangea Film Festival de Los Angeles, em 2008.

Ficha Técnica
The Truth About Fat
Duração: 50'
Produção: Matt Ainsworth
Produção-executiva: Jacqueline Smith

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado