Filmes musicais franceses, voltados para o público infantil, são apresentados no SescTV

Inéditas no canal, as produções misturam ficção e animação e instigam crianças a gostarem de música clássica 


Filme: Pedro e o Lobo. Foto: Divulgação.

 

O SescTV exibe, pela primeira vez, osfilmes franceses O Carnaval dos Animais, de Andy Sommer et Gordon, Pedro e o Lobo, de Gordon, Corentin Leconte e Pierre-Emmanuel Lyet; e As Quatro Estações de Antoine, de Philippe Béziat e Gordon.Produzidos com o mesmo objetivo: apresentar música clássica para crianças, fazendo com que elas apreciem e se interessem em aprender essa arte, as produções têm 30 minutos deduração e mesclam ficção - com personagens reais - e animação.  As atrações vão ao ar nos dias 12, 19 e 26/11, respectivamente, sempre às 20h30(assista também em sesctv.org.br/avivo).

 

Na produção O Carnaval dos Animais, o garoto Rayane recebe de seu pai um livro de mesmo título. Todas as noites, o menino pede para que ele leia a história, uma adaptação da peça de música clássica Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns, de 1886, com livreto de Smaïn. No roteiro, diferentes bichos da floresta vão a uma festa. Utilizando técnicas de animação, eles invadem a tela, enquanto a Orquestra Filarmônica da Rádio França executa obras que seguem o ritmo e o jeito de ser de cada um. 

 

Já o filme Pedro e o Lobo traz a narrativa da canção clássica homônima composta por Serguei Prokofiev, em 1936. A história é contada pelos próprios instrumentos musicais da Orquestra Nacional da França. Cada um representa um personagem, levando suas características para os ritmos e melodias. O pássaro, amigo de Pedro, será simbolizado pela alegre e ágil da flauta; já o pato triste, pelo oboé melancólico; o gato, com suas patas aveludadas, pelo doce clarinete; o avô, que gosta de resmungar, pelo fagote; os caçadores, pelos tímpanos; o lobo, pela trompa grave e sombria; e o herói Pedro, com seu violino, pelos instrumentos de cordas da orquestra. 

 

Fechando as exibições, As Quatro Estações de Antoine mostra Antonie, um menino que completa 10 anos e é presenteado, por seu avô, um luthier de violino, com um livro mágico, que toca a peça clássica As Quatro Estações, composta pelo italiano Antonio Vivaldi, em 1723. A obra é formada por quatro concertos para violino e orquestra e cada um representa uma estação climáticado ano. Enquanto a música se espalha por todo o ateliê do seu avô, o garoto cria figuras a lápis nas páginas em branco. Estas ganham vida e se espalham por todo o ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado