Clubes da LaLiga entram na onda do TikTok, rede social que mais cresce no momento


Atlético de Madrid, Real Sociedad, Sevilla FC e Cádiz CF, são alguns dos clubes espanhóis que estão crescendo significativamente na principal plataforma de vídeos curtos; Graças à sua presença na rede social chinesa e à adaptação de conteúdo, os clubes podem alcançar milhões de novos usuários e serem cada vez mais globais.



Como já dizia o filósofo chinês, Confúcio: "uma imagem vale mais que mil palavras". E de fato, o conteúdo audiovisual está se tornando cada vez mais relevante que qualquer texto ou discurso. Assim, em uma sociedade onde o consumo de internet é efêmero, aliado a necessidade de se criar uma plataforma com vídeos curtos, nasceu a rede social chinesa TikTok - onde milhões de usuários de todas as idades desfrutam e compartilham, entre outros hobbies, seu amor pelo futebol. rede social, que triunfou especialmente entre os mais jovens - mas que com o passar do tempo vem alcançando todas as gerações -, em pouco tempo se tornou um dos aplicativos mais baixados do mundo. Hoje, soma mais de 1.000 milhões de usuários ativos.

Cádiz CF: o TikTok nos permite mostrar como um clube global

À medida que os clubes da LaLiga se tornam mais internacionais, o desenvolvimento e o crescimento na área digital se tornam cada vez mais importantes. Por esse motivo, o Cádiz CF criou um plano estratégico de comunicação para o TikTok, onde já ultrapassa a marca de 17.000 seguidores. O foco que é dado ao perfil oficial do clube nessa rede social é global"porque os localismos não são mais válidose sim um conteúdo com uma visão mais global do que são o nosso clube e nossos jogadores", explica José Grima Peña, diretor de comunicação do Cádiz CF, sobre a nova rede social.



"É a imagem que prevalece, não mais a mensagem. É uma rede para observar o melhor de cada local e se comunicar de uma maneira completamente diferente. Além disso, percebemos que as campanhas internacionais funcionam melhor que as nacionais, assim como não é apenas o futebol masculino que chama a atenção. O feminino é capaz de ter ainda mais interação", comenta José.

"O TikTok serve para demonstrar que, em um clube, o futebol não é a coisa mais importante. Um treinamento diferente, uma ação especial ou um simples gesto com a música certa, é capaz de transmitir muito mais do que notícias sobre como somos", finalizou.

Atlético de Madrid: é o canal social do clube onde mais se exige conteúdo

Alejandro Ugarrio, chefe de Desenvolvimento Digital do Atlético de Madrid, é muito grato aos torcedores pela recepção que o TikTok teve entre a comunidade rojiblanca - com quase 440.000 seguidores. "Nossos fãs sempre respondem quando abrimos um novo espaço oficial, mas neste caso a recepção foi ainda mais espetacular. Somos muito gratos aos aficionados de todo o mundo".

"O crescimento em termos de número de seguidores está sendo importante. Mas, acima de tudo, o que se destaca é o número de visualizações. Em nenhuma outra rede social detectamos essa demanda por conteúdo. É uma responsabilidade acompanhada de boas notícias", diz Ugarrio, sobre as diferenças em termos de impacto com outros canais sociais do clube.



Na contínua reinvenção de que o gerador de conteúdo deve propor e publicar para surpreender o usuário nas redes sociais, e também para atingir novos públicos, o clube rojiblanco valoriza muito o trabalho em "colaboração com jogadores, competições, influenciadores ou parceiros" para continuar em a linha de crescimento. Ainda mais após o sucesso que teve com o TikTok entre seus seguidores, graças ao trabalho conjunto com a LaLiga.

Sevilla: adaptar tom e conteúdo ao usuário

O clube tem seu próprio canal TikTok desde junho de 2019, com mais de 40.000 seguidores. Embora seja verdade que do clube alega ter "experimentado um crescimento constante" e uma melhoria devido ao planejamento das publicações, "a mudança que percebemos é na natureza dos conteúdos publicados, muito mais reais, menos editados, gerados diretamente pelo celular".

O chefe do RRSS do clube, José Ángel Risco, também fala sobre a maneira de consumir o TikTok. "É muito mais rápido, o usuário quer ver algo que dura no máximo de 15 a 20 segundos. Está se tornando uma rede social que também alimenta outras plataformas, como o Twitter ou o YouTube, especialmente com vídeos geralmente virais", acrescentou.



A grande missão do departamento encarregado de gerenciar as redes sociais, "é tentar se conectar com usuários interessados em esportes, especialmente futebol, a partir de um tom menos dependente da realidade da modalidade a cada fim de semana". Nesse sentido, segundo José Ángel, o Sevilla FC valoriza o aumento do conteúdo específico na versão chinesa DouYin. Além disso, "existe a possibilidade de incluir influenciadores sevillistas e não sevillistas em alguns vídeos, encarar algum desafio do momento, ou até mesmo um 'take-over' durante um dia de treinamento ou jogo".

Real Sociedad: futuras maneiras utilizar influenciadores para aumentar seguidores

A jornada do TikTok no Real Sociedad começou no final de outubro e, desde então, mais de 65.000 seguidores se juntaram ao canal oficial do clube de San Sebastian. As publicações estão gerando muito impacto entre seus seguidores, pois já superaram meio milhão de curtidas no total.

"Vimos que é uma rede social muito visual, portanto o conteúdo precisa ser diferente do que publicamos no Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo", explica Beñat Escribano, Community Manager da Real Sociedad. "Procuramos vídeos curtos e atraentes, que sirvam para interagir com o usuário. Por isso, no TikTok, procuramos dar uma abordagem diferente ao nosso conteúdo rotineiro e, por enquanto, o resultado está sendo positivo".



Atingir um número maior de seguidores envolve a realização de novas ações, ou até campanhas que mostram a participação de seguidores na plataforma. Portanto, como comenta Beñat Escribano, a entidade está aberta a "colaborar com diferentes personagens (influenciadores) para alcançar um público maior em nosso canal". Além dessas possíveis ações futuras, "o clube participa ocasionalmente das tendências semanais mostradas no TikTok para alcançar mais seguidores, além dos fãs de futebol".

LaLiga: pioneira no futebol

Por sua vez, a LaLiga, que foi uma das primeiras grandes ligas europeias a abrir um perfil nesta rede social, posiciona-se assim na vanguarda da indústria do entretenimento - com uma vertiginosa taxa de crescimento graças aos seus vídeos divertidos e criativos. Hoje, mais de um milhão de seguidores podem desfrutar do conteúdo original da melhor liga do mundo no TikTok.

"Ser capaz de falar o idioma que nossos fãs falam, em todo o mundo, nas redes sociais é essencial para nós", explica Alfredo Bermejo, diretor de Estratégia Digital da LaLiga. "Tentamos sempre estar atualizados, e o TikTok é uma tendência; portanto, não podemos ficar de fora, nem nós nem nossos clubes", diz ele. Bermejo também destaca como os clubes se comprometeram a criar conteúdo para o TikTok. "Estamos em uma linha progressiva com eles, e o bom número de todos os clubes dessa rede social demonstra isso".

E como uma tendência, LaLiga e TikTok têm um excelente relacionamento. Um exemplo disso foi a colaboração entre os dois para o início da temporada. Luis Fonsi, Iker Casillas ou Andrés Iniesta lançaram o sino com a nova bola PUMA, atuando como embaixadores globais. A bola chegou a cada um dos influenciadores, que se registraram descobrindo a nova bola de muitas maneiras criativas.



No total, o conteúdo da campanha chegou a 108 países - em parte, graças ao desafio do TikTok, que recebeu mais de 61 milhões de visitas e 355.000 postagens. "A resposta internacional que vimos demonstra que o futebol continua sendo uma linguagem universal, capaz de unir as pessoas", acrescentou Alfredo Bermejo.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado