Da Espanha para o mundo. Festival 125 Anos de Cinema reúne 14 obras de Pedro Almodóvar


Pedro Almodóvar foi um dos responsáveis por abrir as portas do cinema hispânico para o mundo e foi o primeiro espanhol - e único - a concorrer ao Oscar na categoria de Melhor Direção. O cineasta ficou conhecido por abordar as complexidades das relações interpessoais, além da temática da sexualidade, em suas obras por meio de roteiros que lhe renderam duas estatuetas do Oscar, dois Globos de Ouro, quatro prêmios no Festival de Cannes, seis troféus Goya e um César Honorário. Seu trabalho também ficou marcado pelas parcerias com as atrizes Carmen Maura, Rossy de Palma e Penélope Cruz, e com o ator Antonio Banderas. O Telecine Cult exibe 14 produções do diretor no sábado (05) e no domingo (06) no Festival 125 Anos de Cinema, que apresenta desde dezembro um resgate da história da sétima arte passando pelos principais movimentos e diretores desde o surgimento do cinema em 1895.

Destaque para Tudo Sobre Minha Mãe Fale Com Ela, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro, respectivamente, assim como o Globo de Ouro e o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro para ambos; Ata-Me Má Educação, que receberam indicações ao Goya, o principal do cinema espanhol nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original; e seu último trabalho Dor e Glória, indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Ator para Antonio Banderas. A interpretação de Banderas na pele do cineasta Salvador Mallo o consagrou com o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.

Os títulos podem ser acessados a qualquer momento na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

Festival 125 Anos de Cinema: Pedro Almodóvar

SÁBADO (05)

O Que Fiz Eu Para Merecer Isso?
No Telecine Cult, dia 5, às 12h20


A dona de casa Gloria trabalha dobrado para sustentar o marido infiel e uma sogra exploradora. Viciada em remédios para dormir, ela começa a perder o controle quando entra em uma fase de abstinência.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Luis Hostalot, Verónica Forqué
Espanha. 1984. Comédia. 101 min.
Link do Telecine


De Salto Alto
No Telecine Cult, dia 5, às 14h10


A cantora Becky del Páramo abandonou Rebeca, sua filha, há quinze anos para seguir uma carreira de sucesso. De volta à Espanha, ela tenta se reconectar com a filha, mas um problema causa tensão entre as duas: Rebeca está casada com o antigo amante da mãe. Indicado ao Globo de Ouro.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Victoria Abril, Marisa Paredes, Miguel Bosé, Javier Bardem
Espanha. França. 1991. Drama. 113 min.
Link do Telecine


Maus Hábitos
No Telecine Cult, dia 5, às 16h15


A cantora Yolanda Bel trabalha em um caberé e está sempre cercada de álcool e drogas. Quando ela presencia a morte do namorado por causa de uma overdose de heroína, decide se refugiar em um convento. No entanto, ela encontra freiras desajustadas que não deixaram de lado os hábitos do passado.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cristina Sánchez Pascual, Will More, Julieta Serrano, Laura Cepeda
Espanha. 1983. Comédia. 99 min.
Link do Telecine


Julieta
No Telecine Cult, dia 5, às 18h05


Após encontrar na rua uma amiga de sua filha, com quem não fala há 12 anos, Julieta cancela os planos de ir para Portugal com o namorado. Repensando sua vida e os motivos que levaram ao afastamento das duas, ela começa a escrever suas memórias na esperança de que Antía entre em contato. De Pedro Almodóvar, a obra foi indicada ao Bafta na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Adriana Ugarte, Emma Suárez, Daniel Grao
Espanha. 2016. Drama. 99 min.
Link do Tel ecine


Fale Com Ela
No Telecine Cult, dia 5, às 19h55


O enfermeiro Benigno mora em frente a uma academia de balé. De casa, ele observa uma das estudantes, Alicia. Quando ela sofre um acidente, acaba internada no hospital onde ele trabalha. No meio da confusão, torna-se amigo de Marco, um jornalista que visita a namorada que está em estado grave. Dirigido por Pedro Almodóvar e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Rosario Flores, Javier Cámara, Darío Grandinetti
Espanha. 2002. Drama. 112 min.
Link do Telecine


Tudo Sobre Minha Mãe
No Telecine Cult, dia 5, às 22h


No dia do aniversário do filho Esteban, Manuela decide presenteá-lo com um ingresso da nova peça da atriz Huma Rojo. Após o espetáculo, Esteban tenta pegar um autógrafo da estrela, mas é atropelado e morre. Manuela então resolve procurar o pai do menino em Barcelona para lhe dar a notícia.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Antonia San Juan, Penélope Cruz, Eloy Azorín
Espanha. França. 1999. Drama. 100 min.
Link do Telecine


Carne Trêmula
No Telecine Cult, dia 5, às 23h50


A obsessão de Victor por uma mulher com quem teve relações acaba terminando em tragédia. Sem perceber, sua vida se mistura com a de dois policiais e ele se envolve em uma rede de prazeres e vingança.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Liberto Rabal, Francesca Neri, Javier Bardem, Penélope Cruz
Espanha. França. 1997. Drama. 100 min.
Link do Telecine


DOMINGO (06)

A Flor Do Meu Segredo
No Telecine Cult, dia 6, às 12h40

Leo Macias é uma romancista que escreve histórias de 2ª categoria e consegue certo sucesso, mas se esconde sobre o pseudônimo de Amanda Gris. Paralelamente ela se sente infeliz, pois Paco, seu marido, é um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a entrar em crise, Leo se vê entrando em desespero, o que a leva para a bebida e a parar de escrever seus contos. Porém, algumas surpresas estão reservadas para ela.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Marisa Paredes, Juan Echanove, Carme Elias, Rossy De Palma
Espanha. França. 1995. Drama. 105 min.
Link do Telecine


Kika
No Telecine Cult, dia 6, às 14h35


A maquiadora Kika é chamada para maquiar o cadáver de Ramon na mansão de Nicholas, padrasto do morto. Lá, ela descobre que, na verdade, ele está vivo, e os dois ainda acabam se apaixonando. No entanto, um mistério paira sobre a morte da mãe de Ramon.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Verónica Forqué, Peter Coyote, Alex Casanovas, Rossy De Palma
Espanha. França. 1993. Comédia. 113 min.
Link do Telecine


Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
No Telecine Cult, dia 6, às 16h40


A vida de Pepa Marcos e a de outras duas mulheres se cruzam quando seu amante a abandona. O filme foi um dos responsáveis por alçar a carreira internacional de Pedro Almodóvar ao receber a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Pedro é um dos grandes nomes do cinema mundial e foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano, María Barranco, Rossy De Palma
Espanha. 1988. Comédia. 88 min.
Link do Telecine


Ata-Me
No Telecine Cult, dia 6, às 18h20


Após receber alta de um hospital psiquiátrico, Ricky sai em busca de Marina, ex-viciada em drogas e ex-atriz pornô com quem se envolveu no passado. Determinado a virar seu marido e pai de seus filhos, ele invade o apartamento de Marina e a amarra na cama até ela aprender a amá-lo.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Victoria Abril, Loles León, Rossy De Palma, María Barranco
Espanha. 1990. Drama. 100 min.
Link do Telecine


A Lei do Desejo
No Telecine Cult, dia 6, às 20h10

Abandonado recentemente pelo namorado, o diretor de cinema Pablo Quintero se apaixona por António, filho de um importante político espanhol. Ao descobrir a relação de amizade entre Pablo e o ex, António revela uma perigosa personalidade controladora.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Eusebio Poncela, Carmen Maura, Antonio Banderas, Miguel Molina, Rossy De Palma
Espanha. 1987. Comédia. Comédia Dramática. 101 min.
Link do Telecine


Má Educação
No Telecine Cult, dia 6, às 22h


O cineasta Enrique Goded recebe de um velho amigo um roteiro baseado na adolescência que passaram juntos. Para filmar, Enrique é obrigado a reviver o tempo de internato, e a experiência faz ele analisar os efeitos da repressão sexual em sua vida.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Gael García Bernal, Fele Martínez, Daniel Giménez Cacho, Lluís Homar, Javier Cámara, Francisco Boira
Espanha. 2004. Suspense. Suspense Dramático. 105 min.
Link do Telecine


Dor e Glória
No Telecine Cult, dia 6, às 23h55


Em baixa na carreira, o diretor de cinema Salvador Mallo relembra melancolicamente os momentos da sua vida, desde a infância nos anos 60 até o presente. Ao reencontrar amores e familiares, ele reflete sobre suas decisões, o amor, o processo criativo e a paixão pelo cinema. O filme recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Ator e Melhor Filme Estrangeiro.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Nora Navas, Leonardo Sbaraglia, Julieta Serrano, César Vicente, Penélope Cruz, Asier Flores, Cecilia Roth
Espanha. 2019. Drama. Drama Independente. 125 min.
Link do Telecine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado