RÁDIO CULTURA FM HOMENAGEIA MITO DA ÓPERA ENRICO CARUSO

Foto Beatriz Girão






PROGRAMAÇÃO APRESENTADA POR SÉRGIO CASOY RELEMBRA O CENTENÁRIO DE MORTE DO TENOR ITALIANO, ENTRE OS DIAS 2 E 6 DE AGOSTO


Rádio Cultura FM terá uma programação especial em homenagem ao centenário de morte do tenor italiano Enrico Caruso. O conhecido mito da ópera continua a ser um dos nomes mais relevantes na música clássica global, assim, a celebração percorre seus 48 anos de vida e sua carreira. Através do programa BRAVO, a Rádio Cultura FM (103.3 MHz) dedica sua programação das 16h ao mestre, entre os dias 2 e 6 de agosto.

Sérgio Casoy é o roteirista e apresentador do programa Um Século Sem Enrico Caruso. Com um script que parte do começo da carreia do tenor, logo no início do século XX, e já expondo as suas origens da velha escola de canto, logo se revela que Caruso estava na indústria da música clássica para revolucioná-la. Assim, percebe-se instintivamente as mudanças impostas pelo músico e se cria um novo paradigma: seu canto sensual, franco e direto, de novas sonoridades, o que indica os novos caminhos desde então seguidos pelos tenores que o sucederam.

Entre 1903 e 1920, Caruso participou fervorosamente da indústria do disco, registrando mais de 240 faixas desse gênero musical. Desse modo, pode-se dizer que essa indústria deve tudo ao músico, pois a partir dele, o disco gravado deixou de ser uma curiosidade e se transformou em um negócio imensamente rentável. Em um momento em que a técnica ainda incipiente apenas engatinhava e falhava em capturar certas vozes, a voz de Caruso, com seus harmônicos, gravava excepcionalmente bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto