Iecine abre Inscrições para a Oficina de Protocolo de Segurança para Filmagem

Atividade online e gratuita acontece de 9 de março a 11 de maio pela plataforma Zoom para todo o Brasil

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com apoio da Cinemateca Paulo Amorim, abre inscrições para mais uma oficina do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. A Oficina de Protocolo de Segurança para Filmagem, será ministrada pela jornalista, doutora em comunicação social e produtora Aletéia Selonk. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 8 de março pelo link da bio do Instagram @ieciners.

O curso será realizado em 10 encontros, de 9 de março a 11 de maio de 2022, às quartas-feiras, das 19h às 22h, em formato virtual, pela plataforma Zoom.

A atividade tem como objetivo qualificar profissionais para a realização de filmagens comprometidas com os protocolos de segurança, necessários durante a pandemia do Covid-19. A abordagem dará ênfase a uma visão sistêmica, voltada ao audiovisual e às suas práticas de trabalho. As novas metodologias de produção e dinâmicas nos sets de filmagens, que acompanham as normas desenvolvidas para o segmento e para a proteção de medidas de saúde profissional e pessoal, estão entre os tópicos de estudo, bem como as rotinas aplicadas ao set remoto.

"A plena retomada das atividades audiovisuais exige segurança e responsabilidade de produtoras e equipes. Nesta oficina, buscamos apresentar aos distintos departamentos da cadeia produtiva, do cinema e da televisão, os protocolos de segurança que melhor atendem às necessidades dos trabalhadores do setor", declara o diretor do Iecine, Zeca Brito.


Programa

  • Aula 1 - A pandemia e o audiovisual: os impactos e as novas orientações

  • Aula 2 - Saúde e segurança: uma abordagem individual e coletiva

  • Aula 3 - Novas dinâmicas no set de filmagem: o guia de orientação na prática – Núcleo Produção

  • Aula 4 - Novas dinâmicas no set de filmagem: o guia de orientação na prática – Núcleo Direção

  • Aula 5 - Novas dinâmicas no set de filmagem: o guia de orientação na prática – Núcleo Fotografia e Som Aula 6 - Novas dinâmicas no set de filmagem: o guia de orientação na prática - Núcleo Arte

  • Aula 7 - Novas dinâmicas na pós-produção

  • Aula 8 - A criação de conteúdos para as práticas adaptadas aos protocolos 

  • Aula 9 - Adaptando orçamentos de projetos

  • Aula 10 - As metodologias e os rumos para o futuro: o que vem depois?


Ministrante

Aletéia Selonk é jornalista, formada pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Produção Cinematográfica (PUCRS). Doutora em Comunicação Social (PUCRS), com estágio de doutorado (Capes) na Université Paris Descartes (Sorbonne – Paris V). Tem suas pesquisas focadas na produção, distribuição audiovisual e ecossistemas criativos.

Coordenou a implantação do centro de produção audiovisual da PUCRS, o Tecna. Fundou a Okna Produções, onde atua como produtora. Atualmente, é professora no curso de graduação em produção audiovisual da PUCRS, em Porto Alegre.

Presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – Forcine, para o biênio 2021-22. 

Como produtora e produtora executiva, tem em seu currículo filmes premiados como os longas-metragens Mulher do Pai,  Ponto Zero, As Aventuras do Avião Vermelho e Walachai. Entre os curtas-metragens, destacam-se Pierre e a mochila, GARRY, Um Animal Menor e Enciclopédia.


Revelando o Rio Grande

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado