MUBI celebra os 100 anos de Pasolini


O especial As Paixões de Pasolini traz três obras icônicas de um dos maiores cineastas italianos: Accattone - Desajuste SocialO Evangelho Segundo São Mateus e Édipo Rei

 

Accattone – Desajuste Social  (1961)


4 de fevereiro de 2022
 – Pier Paolo Pasolini, o "enfant terrible", completaria 100 anos  neste sábado, 5 de março.  Para honrar a história deste cineasta complexo e apaixonado, a MUBI, distribuidora e serviço global de streaming com curadoria, preparou o especial As Paixões de Pasolini. Três obras chegam à plataforma ao longo do mês de março: Accattone - Desajuste SocialO Evangelho Segundo São Mateus e Édipo Rei.

Intelectual influente, marxista, Pasolini provocou violentas controvérsias, por suas críticas  à burguesia, às convenções italianas, à  religião, ao consumismo e homossexualidade. Ganhou notoriedade como escritor de romances e ensaios antes de sua primeira peça de teatro, em 1954. Ao longo de 20 anos de carreira, como  poeta, dramaturgo, ator, roteirista, editor e diretor, recebeu mais de 20 prêmios, entre eles o Urso de Ouro no Festival de Berlim, por Os Contos de Canterbury (1972), e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza, por O Evangelho Segundo São Matheus (1964). Pasolini foi assassinado aos 53 anos de idade, em circunstâncias nunca esclarecidas.

Pasolini estreou como diretor de cinema com Accattone – Desajuste Social, que a MUBI exibe a partir deste sábado, 5 de março. Confira a programação As Paixões de Pasolini:

Accattone – Desajuste Social – Disponível a partir de 5/3
Neste drama de 1961, que marca a estreia de Pasolini na direção, Vittorio Accattone nunca trabalhou um só dia de sua vida, o que o levou a uma existência precária, às margens da sociedade de Roma na década de 60: prostituindo mulheres, roubando e explorando. Quando sua prostituta de maior sucesso, Madalena, é presa, sua fortuna começa a diminuir, forçando-o a confrontar sua própria vida.

O Evangelho Segundo São Mateus – Disponível a partir de 14/3
A versão de Pasolini para o Evangelho de São Matheus foi gravada em cenários naturais, com atores amadores. A proposta abandona a grandeza mítica para favorecer uma representação com ênfase no radicalismo político da vida de Jesus Cristo. O drama de 1964 tem um estilo visual baseado tanto em documentários quanto na pintura renascentista.

Édipo Rei - Disponível a partir de 29/3
O drama de 1967 é inspirado na tragédia grega homônima, escrita por Sófocles. O filme começa na Itália da década de 1920, contando um nascimento que é produto de um caso de uma burguesa com um oficial militar. A seção intermediária retrata o mito de Édipo, de parricídio e incesto. Um epílogo mostra Édipo tocando sua flauta para uma população na movimentada  Bolonha dos anos 1960. Exibido no festival de Veneza, em 1967, foi premiado três anos depois, no Kinema Junpo Awards, como Melhor Filme em Língua Estrangeira.

 

AS PAIXÕES DE PASOLINI
A partir de 5 de março

mubi.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado