NOVA SÉRIE DA RÁDIO CULTURA FM VIAJA PELAS TRADIÇÕES DE UMA EUROPA VIBRANTE E POUCO CONHECIDA

Foto Beatriz Girão




 



EM 13 EPISÓDIOS, A EUROPA DE LÁ, APRESENTADA POR KATIA GAVRANICH CAMARGO, VAI AO AR A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (21/4), ÀS 23H



A partir desta quinta-feira (21/4), a Rádio Cultura FM estreia a série A Europa de Lá, criada, roteirizada e apresentada por Katia Gavranich Camargo, produtora cultural e brasileira de origem croata. A nova atração apresenta um pouco da história e da cultura dos Bálcãs e do Leste Europeu através da música, literatura e culinária. Vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 23h.
 

Em 13 episódios, a Europa de Lá visita as tradições culturais e históricas dos povos eslavos, ciganos, gregos, romenos e de outras etnias, percorrendo o desenvolvimento de sua música em todas as épocas. Uma deliciosa travessia por uma Europa vibrante, mas ainda pouco conhecida. 
 

O programa proporciona ao ouvinte conhecer mais dos valores dessa região quase sempre distante, seja pela posição geográfica ou em razão da influência de um centro europeu ainda hegemônico. Porém, a queda do Muro de Berlim promoveu uma maior abertura aos países do leste do continente, desencadeando grandes levas migratórias para as nações ocidentais, como França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Com essa migração vieram também artistas trazendo em suas bagagens toda a riqueza cultural das músicas cigana romani, kolos e oros eslavos, kletzmer entre outras. 
 


Primeiro episódio
 

O primeiro episódio viaja no lendário Orient Express, trem luxuoso que atravessava a Europa partindo de Paris rumo a Istambul. Esse trem inspirou muitos artistas a fazerem suas obras, descrevendo a viagem sempre com uma certa aura de mistério e distanciamento, pois seus passageiros, ricos europeus, conheciam pouco ou quase nada sobre a diversidade cultural em sua trajetória para o Leste. Uma imersão na cultura dos países de cada estação, através das músicas e das muitas histórias da Europa de Lá.
 

Sobre Katia Gavranich Camargo
 

Produtora cultural, pesquisadora de música e da história da imigração dos povos do Leste Europeu. Katia Gavranich Camargo é descendente de croatas e autora do livro Croácia – Cozinha e Memória Dálmata, além de autora do blog Agito dos Balkans e administradora da página do facebook Agito dos Balkans. Ela é formada em nutrição pela USP e mestre em Inteligência Artificial pela Universidade de Santa Catarina.

 

A Europa de Lá – uma incursão musical pelos países dos Bálcãs e do Leste Europeu.
 

Apresentação: Katia Gavranich Camargo.

Produção: Chico Carvalho

Estreia: quinta-feira (21/4), às 23h. Reprise aos sábados, às 9h

Pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3MHz) e também pelo aplicativo Cultura Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado