Série “Destino: Educação - Políticas Públicas” reúne experiências inovadoras em escolas do Brasil, América Latina e Europa


Parceria do Futura com o SESI estreia nesta segunda-feira, dia 25, com episódios na TV, websérie no Youtube e curso online gratuito 

 

A Semana da Educação, a partir do dia 25, ganha programação especial no Canal Futura, com o tema "políticas públicas", trazendo ao debate iniciativas fundamentais para o avanço dos resultados da educação no Brasil. Comprometidos com esse avanço, o Futura e o Serviço Social da Indústria (SESI) lançam nesta segunda-feira (dia 25), às 22h30, a quinta temporada de "Destino: Educação - Políticas Públicas", série documental em 13 episódios que apresenta resultados de políticas bem-sucedidas em escolas nacionais e internacionais.

 

A iniciativa traz ainda uma websérie especial no Youtube do canal sobre "Políticas públicas na prática" e um minicurso online e gratuito sobre "Tecnologias Digitais na Educação Básica". O principal objetivo da parceria é mostrar como as instituições educacionais se reinventaram recentemente, e suas iniciativas criativas. Além de revelar exemplos relevantes de políticas públicas e práticas pedagógicas que focam em resultados a médio e longo prazo e que transformam o futuro de um país.

 

Destino: Educação estreia com episódio no Uruguai e Ceará 

A série reúne experiências de escolas do Brasil, América Latina (passando por países como Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia) e Europa (em cidades da Itália e Portugal), que constroem uma narrativa da importância das políticas públicas para o desenvolvimento da educação local e mostram, inclusive, como as escolas atuaram no contexto da pandemia.


O primeiro episódio da temporada vai ao Uruguai e ao Ceará, para falar do desenvolvimento de políticas públicas a longo prazo, gerando impacto na educação.


A nova temporada de Destino Educação teve seu argumento concebido em parceria com o movimento Todos pela Educação, que atuou na seleção dos temas junto com a consultora Alice Ribeiro, diretora de articulação do Movimento pela Base. Os episódios foram divididos em assuntos como: alfabetização; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; formação de professores; competências socioemocionais; redes que não deixam nenhum aluno para trás; mundo do trabalho; o papel da escola no combate ao preconceito étnico-racial; tecnologia na educação; educação indígena; e políticas públicas da educação infantil ao ensino médio.

 

Websérie - Políticas públicas na prática 

Com cinco episódios curtos, a websérie vai ao ar no dia 26 de abril, no canal do Youtube do Futura, a partir das 20h. A proposta é mostrar, de maneira objetiva, alguns exemplos de atuações das escolas, correlacionados a cinco políticas públicas. Deste modo, cada episódio é dedicado a apresentar o passo-a-passo para se colocar em prática uma política pública que visa apoiar os gestores em assuntos como o racismo na escola; o enfrentamento do baixo desempenho escolar; o fortalecimento da escola por meio do Ensino Integral; a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho; e a formação professores com base na realidade dos estudantes.


A websérie ilustra como essas escolas inovaram em suas práticas pedagógicas, indicando os melhores caminhos para se fazer políticas públicas na educação, a partir de uma linguagem visual com infográficos e animação, por exemplo.

 

 
Curso - Tecnologias Digitais na Educação Básica 

Para encerrar o projeto com uma ação mais efetiva, o Futura e o SESI disponibilizam o minicurso online e gratuito "Tecnologias Digitais na Educação Básica", que tem como público-alvo agentes da educação e interessados no assunto. A ideia é ampliar ainda mais o alcance do assunto debatido, além de ofertar recursos pedagógicos e de comunicação sobre a temática.
 

O curso tem uma composição de quatro módulos de 16 trilhas cada um. O conteúdo estará disponível na plataforma de cursos do Futura a partir do dia 25 de abril. Para participar, basta se inscrever no site.


Wisley Pereira, gerente-executivo de Educação do SESI, acredita que as três iniciativas são fundamentais para o momento de retomada da aprendizagem, tão impactada pela pandemia. "O Destino Educação vem para somar às escolas e aos educadores, além de provocar reflexões sobre o atual cenário educacional, que se encontra em recuperação após a reabertura das escolas em decorrência da pandemia. A formação dos professores, assim como a implementação de novas metodologias e da tecnologia em sala de aula, devem ser valorizadas para garantir a qualidade educacional", afirma. 

 

Para Deca Farroco, Gerente de Produção do Canal Futura, o assunto "políticas públicas na educação" precisa ter mais destaque na agenda do país, porque esse é o ponto de partida para uma educação transformadora, efetiva, e que gera melhores resultados para a sociedade "estamos em um momento importante de reflexão no Brasil e esperamos que a quinta temporada do Destino: Educação provoque debates para influenciar escolhas que possam garantir o acesso à Educação de qualidade para todos", afirma.

 

Os lançamentos do Destino Educação - Políticas Públicas estão dentro de um contexto de ações promovidas pela Fundação Roberto Marinho em prol do Dia da Educação, em 28 de abril. Nesta data, haverá ainda o encontro online Classes Abertas, no Youtube do Futura, às 17h, que vai debater a agenda de prioridades na educação no Brasil, por meio de um painel de escuta com foco no avanço das políticas públicas e investimentos na educação. A ideia é despertar uma reflexão sobre os diagnósticos e as soluções concretas em temas estruturantes para o setor. Para conferir a programação completa, acesse o site do Dia da Educação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado