Canal Rural Na Estrada: uma aventura de 18 mil quilômetros



Quarta edição do projeto patrocinado pela MAN Latin America estreia no dia 28 de julho, e vai mostrar logística no transporte de animais
Após três edições de sucesso, o projeto Na Estrada está de volta à tela do Canal Rural. A bordo de um caminhão, uma equipe jornalística vai percorrer mais de 18 mil quilômetros e passar por 12 estados brasileiros para revelar os gargalos logísticos que desafiam grandes segmentos do agronegócio no Brasil. Na sua quarta edição, o Canal Rural Na Estrada vai mostrar em uma série de 12 programas especiais as rotas de transporte de animais, da pecuária de produção até a elite. A MAN Latin America, fabricante dos Caminhões e Ônibus Volkswagen, é a patrocinadora da iniciativa.

Neste ano, o projeto vai mostrar, por exemplo, a rota traçada pela carne bovina que sai do norte do Mato Grosso e viaja quase 3 mil quilômetros até chegar ao porto de Santos. Mas também vai acompanhar a trajetória do milho e do farelo de soja que, antes de chegar às granjas, percorrem estradas em más condições, além de enfrentar o custo alto dos fretes e pedágios, a falta de investimentos em rodovias e ferrovias e a infraestrutura precária dos portos.

O repórter João Henrique Bosco e os cinegrafistas Robson Custódio eEduardo Ongaro, este último também motorista do caminhão Volkswagen Constellation 24280, iniciam a aventura pelo Rio Grande do Sul, mostrando a rota do cavalo crioulo que participa do Freio de Ouro, maior competição da raça. Ainda na região sul, a equipe visita o oeste catarinense, revelando a produção integrada de suínos. No Paraná, maior produtor de aves do Brasil, vamos mostrar as dificuldades enfrentadas pelas indústrias para armazenar um grande volume de contêineres frigorificados.

No primeiro programa, João Henrique Bosco vai acompanhar o deslocamento de cavalos que participam de competições de elite tanto no Brasil como no exterior. A equipe do Na Estrada esteve na Sociedade Hípica Paulista para mostrar a rígida rotina de treinamento de dois cavalos que vão participar das Olimpíadas de Londres com a amazona Luiza Almeida. Os animais precisam estar em perfeitas condições para fazer uma viagem de mais de 12 horas.

O episódio também vai mostrar o que não pode faltar na bagagem dos animais. Passaporte é um item essencial. Sem esse documento os cavalos não podem competir no exterior. O deslocamento da Sociedade Hípica Paulista até o aeroporto de Viracopos, em Campinas, é feito por caminhão adaptado para que os animais fiquem o mais confortável possível. Um exemplo é o piso todo emborrachado.

Os bastidores na hora de exportar a carne pelo porto de Santos e a rota do gado de elite Zebu em Uberaba (MG) também serão registrados pelas lentes do Na Estrada. No pantanal, a equipe vai acompanhar as imensas comitivas que tocam o gado a pé. Na região norte do Brasil, você vai saber como é feito a exportação do gado vivo que tem a Venezuela e o Líbano como os dois maiores destinos. Em Pernambuco a equipe vai percorrer os caminhos da caprinocultura, desde a produção até a mesa do consumidor. A viagem termina após sessenta dias na Bahia, onde mostraremos o deslocamento dos cavalos da raça quarto de milha que competem nas vaquejadas, o esporte mais popular do nordeste brasileiro.

O projeto em 2012 é ambicioso e pretende revelar aos telespectadores, além dos gargalos que comprometem a competitividade do agronegócio brasileiro, os bastidores da logística que envolve o transporte rodoviário e aéreo dos animais de competição.

Por terra, o Na Estrada acompanha o roteiro traçado pelos caminhões que carregam os touros de montaria que animam os rodeios espalhados pelo Brasil. Uma câmera instalada no interior da carroceria revela, pela primeira vez, as condições privilegiadas destes "passageiros" bovinos, que viajam confortavelmente pisando em 30 centímetros de palha de arroz.

O público poderá acompanhar semanalmente os programas sobre a aventura, a partir do dia 28 de julho, sempre aos sábados, às 12h30min (reprise aos domingos, no mesmo horário, e às segundas, às 20h30). E pelo site www.ruralbr.com.br/naestrada é possível acompanhar todos os bastidores da viagem, com fotos, vídeos e curiosidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado