HISTORY estreia documentário sobre o primeiro computador do mundo



Programa discorre sobre tecnologia do ano 100 a.C que permitia prever fenômenos astronômicos usando como base os ciclos dos jogos Olímpicos da antiga Grécia

Os computadores, comprovadamente, são os artefatos tecnológicos com maior presença nas vidas de ocidentais e orientais. Eles estão em cada café, na maioria das casas e cada vez mais em celulares e já se tornaram tão necessários quanto o telefone e a luz elétrica.

Sabe-se que a revolução digital começou com a invenção do transistor em 1947, seguiu com a criação do circuito integrado no final dos anos 50 e se estabeleceu com o advento do microprocessador em 1970. No entanto, estudos mostram que a centelha para a tecnologia que se vê hoje, data de 100 anos antes de Cristo. Para investigar o assunto, oHISTORY estreia o documentário O Primeiro Computador do Mundo, ndia 30/7, segunda-feira, às 23h.

Em um programa especial de uma hora, o canal apresenta o mecanismo, conhecido como Antikythera,considerado por especialistas como a engenhoca mecânica mais antiga de mundo. Descoberto nos restos de um naufrágio perto da ilha grega de Anticitera, entre Citera e Creta, teria sido desenhado para calcular a posição do sol, da lua e de alguns planetas.

Para compreendê-lo melhor, estudos foram iniciados pelo físico Derek J. de Solla Price, em 1958, o primeiro a notar que as inscrições no mostrador correspondiam aos dias, meses e signos do Zodíaco e que as duas engrenagens – sobre as voltas do Sol e o movimento lunar – permitiam prever fenômenos astronômicos como eclipses. Posteriormente, em 1971, Price ainda submeteu o aparelho a um estudo com raios gama a fim de comprovar que ele era um calculador astronômico complexo.

Novas pesquisas sobre o Antikythera foram realizadas em 2005, utilizando um sistema inovador de reprodução de imagens, o que possibilitou entender os textos quase apagados do mecanismo, cuja leitura era praticamente impossível. A partir daí, o conhecimento sobre o aparelho foi apurado e concluiu-se que ele também usava como referência os ciclos de quatro anos dos Jogos Olímpicos e pan-helênicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado