Eumir Deodato Trio em espetáculo inédito no SescTV

 
No repertório, misturas de gêneros como jazz, bossa nova, rock e funk
  
  
Compositor, produtor musical e arranjador, o pianista Eumir Deodato já gravou discos com músicos como os norte-americanos Frank Sinatra e Aretha Franklin, a islandesa Björk, a canadense K.D. Lang e Milton Nascimento. 
  
Em show inédito da série Instrumental Sesc Brasil, que tem direção artística para TV de Max Alvim, o músico se apresenta em trio, ao lado de Marcelo Mariano, no contrabaixo, e Renato Massa Calmon, na bateria. A atração, que estreia no dia 30/07, segunda, às 22h, no SescTV, apresenta o ecletismo musical do artista ao interpretar repertório de sua carreira, mesclando sons que vão do jazz, bossa nova e rock ao funk. 
  
Intercalando as músicas, Deodato fala um pouco sobre sua carreira. Lembra que começou a tocar acordeon, depois de ver uma menina bonita tocando um e não deixá-lo dedilhar um pouco por ele não sabia tocar. Além disso, o pianista conta que "o piano era o ideal, o acordeon, uma opção mais barata" e que gosta de diversos compositores e não se prende a um único. 
  
Eumir também recorda o início de sua trajetória como arranjador; a grande amizade que tinha com o violonista Baden Powell e com o compositor Vinícius de Moraes; e comenta a composição Assim Falava Zaratustra (em inglês: "Also Sprash Zarathustra", de Richard Strauss) - executada nesse programa -, uma versão que ele fez de uma das músicas da trilha sonora do filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. 
  
Gravado no Sesc Consolação, na capital paulista, o show ainda traz depoimento do pianista Dom Salvador, um admirador dos arranjos de Deodato. Salvador esteve na Europa no início da década de 60 e foi morar nos Estados Unidos nessa mesma época, compondo uma geração de músicos brasileiros que ficaram por lá, entre eles, o próprio Deodato, que vive lá desde 1967. 
  
  
Sobre a série Instrumental Sesc Brasil: 
  
Os programas oferecem o melhor da música instrumental em shows exclusivos, além de apresentar entrevistas com os músicos, que falam sobre suas influências e revelam curiosidades em torno de seus trabalhos. 
  
O telespectador pode saber mais sobre os músicos e participar de chats no site www.instrumentalsescbrasil.org.br . 
  
  
Sobre o SescTV
  
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 
  
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e idéias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
  
SERVIÇO: 
  
Instrumental Sesc Brasil 
  
Eumir Deodato Trio 
Estreia: 30/07, segunda, às 22h 
Reapresentações: 31/07, às 16h; 01/08, às 10h; 03/08, às 23h; 04/08, às 17h; 05/08, às 14h e 21h; 06/08, às 17h; e 07/08, às 11h. 
Classificação Indicativa: Livre 
Direção artística para TV: Max Alvim 
Produtora: Canal Independente 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado