Frida Kahlo é destaque da franquia Biography deste domingo

Frida Kahlo 2.jpg 

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, ou somente Frida Kahlo, venceu grandes batalhas e acabou se tornando ícone na história da arte, tanto pelo seu trabalho quanto por suas ideias avançadas para época em que viveu. Destaque do BIO no dia 23/12, domingo, às 16h45, sua vida e obra são relembrados em especial por meio de depoimentos e testemunhos de intelectuais, artistas e familiares.

 

Nascida em 6 de julho de 1907, Frida enfrentou seu primeiro problema de saúde aos seis anos de idade, quando contraiu poliomielite, doença que deixou uma lesão permanente em seu pé direito e a fez ganhar o apelido pejorativo de Frida Perna de Pau. A partir daí, passou a usar apenas calças compridas e, posteriormente, longas e exóticas saias, que se tornaram sua marca.

 

Entre 1922 e 1925, começou a frequentar a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e tomar aulas de desenho e modelagem. Aos 18, aprendeu a técnica de gravura com Fernando Fernandez. No mesmo ano, sofreu um grave acidente de bonde, que provocou perfurações em diversas partes de seu corpo, tendo ficado durante muito tempo entre a vida e a morte. No longo período de recuperação, Frida começou a praticar a pintura usando as caixas de tinta de seu pai e um cavalete adaptado à cama, tomando gosto pela arte. O folclore e a arte popular do país eram temas recorrentes.Autorretrato em um vestido de veludo (1926), Retrato de Miguel N. Lira (1927), Retrato de Alicia Galant (1927) e Retrato de minha irmã Cristina (1928) são alguns de seus primeiros trabalhos.

 

Aos 25 anos, Frida se casou com o artista Diego Rivera, com quem manteve um relacionamento volátil por toda vida. Declaradamente bissexual, a artista sempre manteve casos com outras mulheres com o consentimento do marido. A grande crise no casamento aconteceu quando a artista soube que ele mantinha um relacionamento com sua irmã – o que a levou a tentar o suicídio inúmeras vezes. Eles se divorciaram em 1939, mas reataram a relação um ano depois, passando a viver em casas separadas.

 

No dia 13 de julho de 1954, aos 47 anos, Frida Kahlo foi encontrada morta. A causa apontada foi embolia pulmonar, mas pesquisadores acreditam que ela tenha sido envenenada por alguma amante de Diego Rivera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin