Frida Kahlo é destaque da franquia Biography deste domingo

Frida Kahlo 2.jpg 

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, ou somente Frida Kahlo, venceu grandes batalhas e acabou se tornando ícone na história da arte, tanto pelo seu trabalho quanto por suas ideias avançadas para época em que viveu. Destaque do BIO no dia 23/12, domingo, às 16h45, sua vida e obra são relembrados em especial por meio de depoimentos e testemunhos de intelectuais, artistas e familiares.

 

Nascida em 6 de julho de 1907, Frida enfrentou seu primeiro problema de saúde aos seis anos de idade, quando contraiu poliomielite, doença que deixou uma lesão permanente em seu pé direito e a fez ganhar o apelido pejorativo de Frida Perna de Pau. A partir daí, passou a usar apenas calças compridas e, posteriormente, longas e exóticas saias, que se tornaram sua marca.

 

Entre 1922 e 1925, começou a frequentar a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e tomar aulas de desenho e modelagem. Aos 18, aprendeu a técnica de gravura com Fernando Fernandez. No mesmo ano, sofreu um grave acidente de bonde, que provocou perfurações em diversas partes de seu corpo, tendo ficado durante muito tempo entre a vida e a morte. No longo período de recuperação, Frida começou a praticar a pintura usando as caixas de tinta de seu pai e um cavalete adaptado à cama, tomando gosto pela arte. O folclore e a arte popular do país eram temas recorrentes.Autorretrato em um vestido de veludo (1926), Retrato de Miguel N. Lira (1927), Retrato de Alicia Galant (1927) e Retrato de minha irmã Cristina (1928) são alguns de seus primeiros trabalhos.

 

Aos 25 anos, Frida se casou com o artista Diego Rivera, com quem manteve um relacionamento volátil por toda vida. Declaradamente bissexual, a artista sempre manteve casos com outras mulheres com o consentimento do marido. A grande crise no casamento aconteceu quando a artista soube que ele mantinha um relacionamento com sua irmã – o que a levou a tentar o suicídio inúmeras vezes. Eles se divorciaram em 1939, mas reataram a relação um ano depois, passando a viver em casas separadas.

 

No dia 13 de julho de 1954, aos 47 anos, Frida Kahlo foi encontrada morta. A causa apontada foi embolia pulmonar, mas pesquisadores acreditam que ela tenha sido envenenada por alguma amante de Diego Rivera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado