NATGEO DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 24 A 30 DE DEZEMBRO DE 2012


SEGUNDA-FEIRA – 24 DE DEZEMBRO
21h45: Especial Os Mistérios de Jesus 

Documentário: Recriando o Santo Sudário
 - O Santo Sudário, um tecido que apresenta marcas de sangue que formam a figura de um homem em tamanho real está entre os artefatos cristãos mais conhecidos. Para muitos fiéis, trata-se de uma imagem de Jesus Cristo deixada depois da ressurreição. Já para os céticos, ele não passa de uma engenhosa fraude. A questão é que ninguém conseguiu reproduzi-lo de forma convincente ou mesmo demonstrar como ele foi feito. Munido de novas evidências históricas e científicas contundentes, um especialista tenta recriar o Santo Sudário enquanto um historiador investiga como ele pode ter sido feito não para enganar, mas para inspirar a fé.

Documentário: Os Mistérios de Jesus Cristo - Os cristãos têm tentado tocá-lo há 20 séculos. Agora, três teorias polêmicas sobre Jesus são colocadas à prova para ver se Ele pode ferir, bem como curar. É possível que os crentes vivenciem sua dor e sofrimento na cruz através de estigmas? Jesus foi casado com Maria Madalena e chegou a ter filhos com ela? Será que o Santo Sudário contém o verdadeiro sangue de Cristo?  Cientistas e céticos entram em cena e conduzem testes de laboratório, análise de fibras e datação por carbono 14, chegando inclusive a revelar os segredos por trás de dois truques. Mas será que eles podem descobrir o que é real?

Documentário: O DNA de Cristo – O historiador e tradutor de línguas antigas Mark Guscin segue uma pista que envolve o Sudário de Oviedo, na Espanha. Trata-se de um pedaço de tecido aparentemente simples que algumas pessoas acreditam ter sido usado para cobrir o rosto de Jesus Cristo após sua morte e que pode conter a única amostra de seus restos humanos na Terra. Se o tecido tiver absorvido seu sangue, ele poderá conter o DNA de Jesus Cristo? Mark segue uma pista do Sudário na Terra Santa em uma busca para desvendar a origem desta incrível relíquia. Ainda neste episódio, o decifrador de códigos linguísticos Gareth Owens tenta resolver o enigma de um dos objetos antigos mais misteriosos, o disco de Festos. Descoberto nas ruínas de um antigo templo em Creta, este pequeno objeto circular apresenta mais de quarenta símbolos distintos que até os melhores decifradores de códigos da Primeira Guerra Mundial não conseguiram compreender. Os mistérios que cercam o disco começam aí. Ele aparenta ter cerca de três mil anos e o fato de os sinais estarem entalhados em sua superfície poderia significar que ele precede a primeira forma conhecida de escrita, há dois mil anos. O disco se tornou uma obsessão para Gareth Owns, que agora acredita ter começado a desvendar alguns símbolos que podem fornecer uma pista maior sobre o significado deste disco e sua autoria.


TERÇA-FEIRA – 25 DE DEZEMBRO

22h30: Obsessões – Episódio: Obesidade Mórbida

Em Obesidade Mórbida, conheceremos pessoas incríveis que nos explicarão, através de suas experiências, o significado da chamada epidemia do século XXI. O México já ocupa o primeiro lugar em sobrepeso e o segundo lugar em obesidade em todo o mundo. E é justamente ali que se encontra o homem mais pesado: Manuel Uribe. Para ele, comer em excesso e levar uma vida sedentária já não são mais prazeres da vida, mas sim fatores de risco, pois com quase 600 quilos, ele está preso a uma cama sem poder levar uma vida normal. Outros de nossos personagens mostram o que é viver em um corpo que gerou várias doenças apenas por não ter controle sobre a comida. Um caso bastante alarmante é o de Mateo, um menino de 5 anos que sofre de obesidade infantil. Mateo faz parte de um grupo de crianças latino-americanas que já possuem doenças de adultos, consequência de um sobrepeso ocasionado pelo pouco conhecimento de seus pais sobre alimentação saudável e balanceada.


QUARTA-FEIRA – 26 DE DEZEMBRO

0h: Segundos Fatais – Episódio:  O Ataque ao Destroeir Britânico

25 de maio de 1982, Guerra das Malvinas. Um HMS Coventry, um destroier com mísseis teleguiados Tipo 42, está em operações com o HMS Broadsword. Sua tarefa é derrubar aviões argentinos. Eles enfrentam um ataque  que levou à perda do Coventry. Seu principal sistema de armas, os mísseis Sea Dart, não conseguem atingir os alvos, e o sistema Sea Wolf do Broadsword também não é capaz de acertar os aviões porque o Coventry passou para sua linha de fogo. Os dois navios são bombardeados e o Coventry vira em 20 minutos. 261 marinheiros são resgatados, mas 19 perdem suas vidas.

 

QUINTA-FEIRA – 27 DE DEZEMBRO
19h15: Obras Incríveis – Episódio: Ponte Baluarte

No Oeste da República Mexicana, na Sierra Madre Ocidental, constrói-se a ponte estaiada mais alta do mundo. Os engenheiros trabalham entre constantes perigos meteorológicos em uma altura de 403 metros. A estrutura da ponte será uma mistura de concreto e aço, que se estenderá por 1,124 metros, e será sustentada por 152 tirantes. Uma vez concluída, a Ponte Baluarte unirá as estradas mexicanas da costa do Pacífico com as do Atlântico, convertendo-se em um canal de Panamá terrestre.

 

SEXTA-FEIRA– 28 DE DEZEMBRO
21h45Especial Heróis de Guerra

O Dia D - 6 de junho de 1944, a maior invasão marítima da história. Soldados Aliados da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e do Canadá desembarcam em cinco praias da Normandia - Gold, Sword, Utah, Omaha e Juno. Encontrando minas, metralhadoras, artilharia e casamatas, este episódio conta a história heroica dos soldados que lideravam o ataque.

A Batalha de Caen - No Dia D, os Aliados estabeleceram as praias onde desembarcariam, mas não conseguiram alcançar nenhum dos seus principais objetivos. As praias não estavam conectadas; Caen permaneceu em mãos alemãs. Enquanto isso, as forças Panzer foram se aproximando, determinadas a empurrar o invasor para o mar. Pelos próximos dois meses, os dois exércitos enfrentam-se nos campos e aldeias da Normandia, em uma batalha de atrito.

Libertação da Normandia - Hitler ordena um massivo contra-ataque na tentativa de dividir os Aliados em dois. Mas as forças britânicas e canadenses pressionam as forças alemães do norte, enquanto as tropas americanas aproximam-se do Sul - criando o que é conhecido como o Falaise Pocket. O exército alemão tenta fugir mas é bombardeado por Typhoons e, finalmente, retirado da Normandia.


SÁBADO – 29 DE DEZEMBRO
23h15: Aquanautas – Episódio: Abrolhos – Imensidão Inexplorada

O casal de Aquanautas chega a Abrolhos, o primeiro Parque Marinho criado no Brasil e o maior banco de corais do Atlântico Sul. A região está sendo palco de importantes pesquisas científicas que mapearam novas áreas coralíneas e constataram que o sistema recifal é, na realidade, 20 vezes maior do que se imaginava até então. Tony e Ana Paula documentam também um fenômeno geológico que está intrigando os pesquisadores. As buracas são depressões no leito marinho de até 70 metros de profundidade e que jamais foram vistas em nenhum outro lugar do mundo. Estes misteriosos buracos gigantes atraem muita vida, mas seu surgimento ainda é um mistério para ciência.

DOMINGO – 30 DE DEZEMBRO

22h: Super Domingo – Série: Faces da Terra Santa

O Homem que conheceu Jesus:
 Arqueólogos fazem uma descoberta na Galileia – uma caverna própria para enterros com os restos mortais de um homem cujos ossos foram enterrados usando uma técnica funerária única, popular durante o primeiro século depois de Cristo. Não somente este homem viveu em uma região fortemente associada ao ministério de Jesus, mas ele também pode ter vivido durante o período em que Jesus viveu. Neste episódio, nossa equipe de acadêmicos e arqueólogos faz uma jornada pela região, desde remotas vilas até uma das mais antigas sinagogas do Mar da Galileia, para reconstruir sua vida. Enquanto isso, nossos antropólogos forenses e artistas trabalham juntos para reconstruir o rosto deste homem de 2000 anos.

Dalila: Neste episódio, uma animadora descoberta arqueológica colocou um crânio feminino de 3000 anos de idade nas mãos de nossa equipe forense. O crânio data da Idade do Ferro, a época do homem mais forte da Bíblia, Sansão, e sua amante traiçoeira, Dalila. Nossa equipe de arqueólogos, acadêmicos e antropólogos forenses reúnem evidências para oferecer a artistas forenses a oportunidade única de reconstruir o rosto de uma mulher do povoado dos filisteus.

A Criança Sacrificada: Arqueólogos fizeram uma descoberta chocante enquanto escavavam uma antiga vila em Israel – os restos mortais de uma pequena criança estavam guardados em um pote de barro. Seis milênios atrás, alguém cuidadosamente enterrou esta criança sob os alicerces da casa, mas por quê? Uma mãe em luto decidiu manter uma criança perdida muito cedo? Ou foi este inocente sacrificado para agradar os deuses? Neste episódio, nossos arqueólogos, acadêmicos e antropólogos forenses exploram a história dos sacrifícios enquanto reúnem informações para ajudar os artistas forenses na reconstrução do rosto desta misteriosa criança.

O Guerreiro Ancestral: Durante uma época em que muitas sociedades estavam em transição da vida nômade para aldeamentos permanentes, um homem de longa vida teve um enterro especial em uma remota caverna do deserto. Perto dele, vários objetos pessoais cuidadosamente marcados com um vermelho cor de sangue, incluindo um arco quebrado, uma faca de pedra, uma bengala e um par de sandálias de couro. A presença das armas inspirou o apelido de "O Guerreiro", mas os outros artefatos podem indicar um caçador. Seis mil anos mais tarde, nossos arqueólogos, antropólogos forenses e artistas tentam determinar como este homem viveu e qual era sua aparência em suas últimas horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado