NAT GEO - DESTAQUES DA SEMANA - 17 A 23 DE DEZEMBRO DE 2012

SEGUNDA-FEIRA – 17 DE DEZEMBRO

21h45: Especial Redescobrindo a Segunda Guerra 

Série: O Apocalipse Nazista. Episódio: De Adolf Hitler. 
Em 1924 Adolf Hitler escreveu: "Um Estado que recusa a contaminação racial precisa eventualmente dominar a Terra." Como poderia Hitler obter sucesso na conquista da Alemanha? Nada predestina este estudante medíocre e artista fracassado a tornar-se ditador da Alemanha – o Führer. A guerra de 1914-1918 transforma-o em um racista enfurecido, assombrado por uma visão e uma missão: salvar a Alemanha. Mas o país não está exatamente preocupado. Hitler é considerado apenas um desiludido às margens da política alemã. A crise econômica de 1929 mudará tudo isso.

Série: O Apocalipse Nazista. Episódio: Ascensão de Hitler. 1929. A Alemanha, fortemente afetada pela crise econômica internacional, está caindo em desespero. Sangrentas brigas entre nazistas e comunistas são iminentes. O medo do "perigo vermelho" coloca milhares de eleitores nos braços de Hitler. A democracia está em risco, e não há ninguém para defendê-la. Em 1933, Hitler é nomeado chanceler. A ditadura nazista espalha sua sombra pela Alemanha. Hitler agora é o Führer. Ao mesmo tempo em que diz querer paz, ele prepara-se para a guerra – o Apocalipse.

Documentário: Os Estados Unidos na Mira de Hitler. 11 de dezembro de 1941: Hitler declara guerra contra os Estados Unidos. Para o almirante alemão Karl Dönitz, comandante da frota de submarinos U-boot, o momento está próximo. Dönitz elabora um plano para um ataque surpresa à costa dos Estados Unidos, chamado "Operação Drumbeat." A história do que poderia ter sido um dos ataques mais violentos à costa leste dos Estados Unidos foi encoberta e permanece sem ser contada, até agora. Pela primeira vez, a história dos U-boots e de suas presas está sendo procurada, descoberta e filmada pelo NOAA National Marine Sanctuaries e pela Wild Life Productions. Utilizando veículos submarinos operados remotamente de alta definição, sonares especiais e imagens 3D, este programa vai reunir as táticas, as batalhas, os heróis e os vilões da Operação Drumbeat, um plano desconhecido para atacar os Estados Unidos que poderia ter tido resultados mortais.

Documentário: Os Fantasmas do Terceiro Reich. Este documentário apresenta as comoventes e angustiantes histórias dos descendentes dos nazistas, que enfrentam seu passado familiar e comunicam seus sentimentos mais profundos de culpa que herdaram. Estes indivíduos, cujos familiares foram simpatizantes, oficiais ou membros da elite do regime nazista, compartilham o desejo comum de distanciar-se da ideologia nazista e das ações de seus antepassados, e de livrar-se da culpa, da vergonha e da dor, ao que seguem pagando um preço muito alto setenta anos depois. O confronto com o legado nazista é evocado também com a inclusão de momentos do Encontro Austríaco, um ponto de diálogo entre descendentes de criminosos de guerra nazistas e sobreviventes do Holocausto.


Documentário: O Abajur de Pele Humana. Este documentário narra a história de um homem que se dispôs a descobrir as origens e revelar os mistérios de um objeto tabu do Holocausto, que alguns historiadores afirmam ser algo que nunca existiu: abajures feitos de pele humana. Quando baixaram as águas da inundação causada pelo furacão Katrina, ficou para trás uma Nova Orleans devastada e um abajur estranho que um negociante ilegal afirmou ser feito de pele de judeus. Esta vertiginosa viagem nos leva desde Chicago até Buchenwald... desde laboratórios forenses ao estilo de CSI até os restos de um departamento de patologia onde a SS realizava experimentos com os prisioneiros dos campos de concentração. Antes que a viagem termine, voltaremos no tempo para conhecer a vilã nazista mais notória de todos: Ilse Koch, conhecida como a bruxa de Buchenwald.

Documentário: Prisioneiros do Holocausto. Quando norte-americanos pensam em seu exército e no Holocausto, eles visualizam jovens soldados conquistando campos de concentração. Nunca pensam nos soldados como vítimas do nazismo. Mas em um lugar chamado Berga, prisioneiros de guerra americanos tornaram-se exatamente isso, trabalhando e morrendo como trabalhadores escravos em um dos mais secretos campos de concentração de Hitler. Esta é a história deles.


TERÇA-FEIRA – 18 DE DEZEMBRO

19h15: Teste seu Cérebro – Episódio: Os Mistérios da Memória

O episódio é sobre os mistérios da 'memória'. Filmado nas gananciosas ruas de Nova Iorque, uma emocionante história criminal vai desafiar os espectadores a testar sua memória com um detetive veterano da NYPD como nosso guia. Mais do que qualquer outra função do cérebro, memórias definem quem você é enquanto um indivíduo único. Mas quando o assunto é memória, as coisas nem sempre são como parecem... faltam detalhes, recordações mudam, e é revelado que o cérebro forma memórias que são 'falsas'. O que os especialistas sabem sobre como nossos cérebros criam e se lembram de memórias vai surpreender você.


QUARTA-FEIRA – 19 DE DEZEMBRO

0h: Segundos Fatais – Episódio:  Descarrilamento em Amagasaki

É uma manhã normal na animada cidade de Amagasaki quando um trem lotado descarrila e se choca contra um prédio de apartamentos, matando mais de cem passageiros e prendendo mais cem nas ferragens. Perto do local, testemunhas ficam horrorizadas quando assistem aos dois primeiros vagões pulando os trilhos e seguindo na direção do prédio, veem e ouvem os passageiros presos na ferragens, gritando e morrendo. Ninguém sabe como isso pode ter acontecido, como um trem de passageiros descarrilou de forma tão repentina e chocante. Pequenas pedras nos trilhos podem ter sido suficiente para provocar este descarrilamento? O trem falhou de alguma forma? Investigamos de quem é a culpa pelas mortes e pela destruição no acidente de trem de Amagasaki e assistimos aos investigadores analisando todas as evidências e examinando os momentos finais que antecederam a tragédia.


QUINTA-FEIRA – 20 DE DEZEMBRO
0h: Mega Máquinas – Episódio: Porsche 911

O desafio de redesenhar o Porsche 911, um veículo icônico. Esta é a sétima geração do automóvel e, apesar de ter o aspecto de um 911, é praticamente novo em termos de tamanho, design e performance.

SEXTA-FEIRA– 21 DE DEZEMBRO
0h15: Preparados para o Fim (2ª temporada) + Preparados para o Fim (2ª temporada) + documentário A Verdade sobre o Fim do Mundo

Tempos Ruins Todo o Tempo: Neste episódio da temporada, conhecemos mais três pessoas e suas famílias que se preparam para o fim do mundo. Conhecemos Bryan May, proprietário de um pequeno negócio que vive em Indiana com sua esposa e filho mais novo. Ele está se  preparando para um terremoto na região de New Madrid, acreditando que grande parte dos Estados Unidos ficará embaixo d'água. Bryan já começou a estocar itens, pois crê que o dólar perderá seu valor no momento caótico. Jay Blevins é um ex-oficial da lei que vive com sua família na pequena cidade de Virginia e está se preparando para uma crise econômica. Ele teme que a agitação social surgirá, e encontrou formas criativas de proteger sua família, que incluem uma receita caseira de spray de pimenta. Brian Murdock é corretor de imóveis, vive em Somerville, Massachusetts, e acredita que a Terceira Guerra Mundial acontecerá em breve. Ele comprou uma propriedade de dez acres ao norte do estado de Nova Iorque, onde planeja viver em um motor home com sua nova noiva.


Alimentos Alternativos:
 Conhecemos outro grupo de pessoas que se preparam para o fim do mundo. Conhecemos Bob Kay, cientista nutricional que vive no sul da Califórnia e teme um grande terremoto que causará uma destruição do meio ambiente de forma jamais vista. Ele plantou centenas de plantas comestíveis em sua propriedade e começou a ensinar defesa pessoal para sua filha de 12 anos. Conhecemos também Ryan Croft, um ex-membro da Força Aérea americana que vive em Asheville, Carolina do Norte. Ele teme uma crise financeira global e, junto com outros preppers, cultiva fontes alternativas de alimentação, como algas e minhocas, para garantir a sobrevivência de sua família. Conhecemos Josh Wander, um judeu ortodoxo, pai e político local de Pittsburgh, na Pensilvânia, que está se preparando para um ataque terrorista. Ele está estocando comida kosher e educando a comunidade sobre como se preparar para o pior.


A Verdade sobre o Fim do Mundo: O apresentador Diego Buñuel aventura-se em águas profundas para ver os cemitérios maia de humanos sacrificados e passa por perigosos túneis subterrâneos para conseguir novas revelações sobre o calendário maia. Tecnologia inovadora do National Geographic Channel, uma sunsphere que transforma a escuridão em dia claro torna única esta jornada de Diego Buñuel. A busca o leva a entender mais sobre o misterioso colapso da civilização maia há mais de 1000 anos. E como os maias previam o mesmo futuro para nós. O apocalipse maia está mesmo previsto para 21 de dezembro de 2012? Devemos nos preocupar em comprar presentes de Natal? Buñuel tem todas as respostas.


SÁBADO – 22 DE DEZEMBRO
20h45: Maratona Enigmas da Crucificação – Exibição de três episódios da série Enigmas da História

A Coroa de Espinhos: 
De acordo com os Evangelhos, a coroa de espinhos foi usada por Jesus Cristo durante sua crucificação, e é hoje uma das relíquias mais sagradas da religião católica. Patrick Hough, um padre jesuíta, investiga uma relíquia tida como a coroa real, protegida em Paris, na Catedral de Notre Dame. Ele investiga um espinho da coroa que parece milagrosamente sangrar. E a construção de uma coroa usando espinhos encontrados ao redor de Jerusalém pode lançar nova luz sobre a crucificação de Cristo. Também neste episódio, uma série de múmias, de mais de 600 anos, que foram encontradas nas remotas regiões montanhosas do Peru. Eles pertenciam a uma civilização chamada de Chachapoya, que era desconhecida até a descoberta de uma antiga cidade no topo da montanha. As investigações arqueológicas poderiam revelar que este povo antigo acreditava que as múmias eram mortos-vivos.

A Crucificação de Cristo: 
Todos os anos, milhões de cristãos fazem a peregrinação a Jerusalém. Eles vão para seguir a Paixão, as etapas finais de Jesus em seu caminho para a morte na cruz. Agora, um arqueólogo afirma que as adorações estão sendo feitas nos locais errados. Ele rastreou artefatos de crucificação da época de Cristo e teve acesso ao santuário mais importante da cristandade - o lugar da crucificação. Ele acredita ter descoberto evidências arqueológicas não somente sobre os locais verdadeiros, mas também para oferecer novas perspectivas para a Paixão de Jesus Cristo. Também neste episódio, a pirâmide de Visoko. Acredita-se que ela antecede as mais antigas pirâmides do Egito, mas encontra-se na Bósnia, país do Leste Europeu. Dois arqueólogos britânicos estão longe de serem convencidos de que a pirâmide é genuína. As investigações os levam para o coração de um país destruído pela guerra, onde nada é como parece.


Sudário Sagrado: 
Este episódio investiga quais foram os avanços da ciência desde a última vez que o sudário foi testado, em 1988, e o que eles podem revelar sobre esta misteriosa relíquia religiosa. A evolução da foto-imagem pode ter revelado letras escondidas ao redor da cabeça. Mas quem as escreveu e por qual motivo? Um cientista acredita que ele pode ter descoberto que a imagem foi criada por uma enorme explosão de energia elétrica. Também neste episódio, a descoberta de uma estrutura estranha, enterrada, e datada de 4000 anos atrás que poderia ser o templo mais antigo das Américas. Se assim for, as gravuras rupestres e o alinhamento do templo sugerem que a compreensão da astronomia vem de muito antes do que qualquer um tinha imaginado. Poderia esta descoberta lançar uma luz sobre o verdadeiro propósito das Linhas de Nazca?

DOMINGO – 23 DE DEZEMBRO

22h: Super Domingo – Série: História de Jesus

O Messias:
 Neste episódio, os estudiosos examinam os evangelhos para juntar as peças da vida de Jesus - tanto como figura histórica quanto como ícone religioso - e exploram a sua relação controversa com João Batista.

Os Últimos Dias: Neste episódio, os estudiosos percorrem os últimos dias de Jesus quando chega a Jerusalém para a Páscoa e acaba sendo traído, julgado e executado.

O Profeta: Neste episódio, os estudiosos contam os ensinamentos controversos de Jesus, pregados por toda a Galileia, e que eventualmente levaram seus seguidores a Jerusalém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado