A evolução arquitetônica na cidade de São Paulo, a partir do século XIX, é tema de documentário inédito no Canal Futura. A exibição é na próxima quinta-feira, dia 11


SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira – 14h30

Reprises – 21h, exceto segundas e quartas-feiras

 

 

08/04 - segunda-feira – Os Segredos do Real Gabinete Português de Leitura

Direção: José Barahona

O imponente edifício do Real Gabinete Português de Leitura esconde entre suas salas e seus corredores um acervo riquíssimo e diversos tesouros literários. "Dizem que também há fantasmas...", avisa a diretora Gilda Santos, que apresenta o Gabinete à equipe. Num envolvimento e atmosfera de mistério histórico, o programa mostra segredos vedados ao público: antigos manuscritos como o "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco e "Tu, só tu, puro amor" de Machado de Assis, assim como quadros de grandes pintores clássicos portugueses e até uma das primeiras edições de Os Lusíadas de 1572.

 

 

09/04 – terça-feira – Tooro Nagashi- Luzes ao vento 

Direção: Éster Marçal Fér

O dia 2 de novembro é uma data especial na cidade de Registro-SP, onde há mais de um século instalou-se a primeira colônia de imigração japonesa no Brasil. Este Sala de Notícias acompanha uma cerimônia de homenagem aos antepassados que acontece no município. A festa transforma o rio Ribeira de Iguape em um espetáculo de luz e cor. Com muita sensibilidade e informação, a obra mostra o resgate da memória dos moradores da região que ainda hoje valorizam as tradições japonesas e suas influências sobre a cultura brasileira.

 

10/04 - quarta-feira - Carregadores CEAGESP

Direção: Marcelo Takeshi

Com seus carrinhos, os carregadores do Entreposto Terminal do CEAGESP abrem caminho entre as pessoas e passam todos os dias com toneladas de frutas, legumes, pescados e flores, vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior. Uniformizados, com jalecos numerados, e com um jeito peculiar de agir e falar, os carregadores narram as histórias que eles carregam diariamente no maior entreposto terminal da América Latina.

 

11/04– quinta-feira – Traço Urbano

Direção: Rosí Fer

Aos 459 anos, a cidade de São Paulo possui uma característica muito peculiar: se reinventa a cada 25 anos. Uma antropofagia arquitetônica, iniciada no século XIX, ou seja, após 300 anos de marasmo como província colonial construída em taipas de pilão, que teve como ponto de partida o Pateo do Collegio. Uma frenética corrida para verticalizar e modernizar a cidade atraiu imigrantes europeus e novas técnicas na arquitetura. São Paulo ganhou ares de Bella Époque francesa quase ao mesmo tempo em que imprimia o estilo norte-americano de fazer prédios, com influências vindas, sobretudo, de Chicago, como exemplifica o prédio Martinelli. Para descortinar toda essa história, curiosidades, influências e mudanças na arquitetura da maior metrópole da América Latina, o Traço Urbano traz personalidades como os arquitetos Ruy Ohtake e Ciro Pirondi e a historiadora Maria Izilda Matos.

 

12/04 - sexta-feira - Promessas Partidas: Mães Solteiras de Pernambuco

Direção: Susanna Lira

O reconhecimento da paternidade é um desafio no Brasil que obteve conquistas no campo jurídico e legislativo nos últimos anos. Este Sala de Notícias traz a discussão à tona a partir de um exemplo pernambucano. Em uma casa singela na periferia do Recife vive Marli Márcia, mulher que transformou seu luto em motivo para lutar pelo benefício dos outros e pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Fundadora da Associação Pernambucana de Mães Solteiras, Marli é responsável pela única instituição da América Latina que trata da questão do amparo psicológico e jurídico para mães sozinhas e filhos que nascem sem a presença do pai. O programa "Promessas Partidas" acompanha a rotina desta mulher e de outras famílias no âmbito do reconhecimento paterno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado